quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ainda sobre Praxe

Praxe, é a vergonha dos nossos tempos actuais, como ordem do dia.
Se algo mais há para dizer que ainda não tenha sido dito, leiam isto, URGENTEMENTE, pensem bem no que todos nós queremos para os nossos filhos, sobrinhos, netos... Todos somos coniventes com esta vergonha. A passividade que nos faz virar a cara, quando presenciamos essas e outras tantas humilhações que existem, tornam-nos cúmplices de todos esses crimes contra a liberdade e integridade humana. E contra mim falo que também prefiro mudar o percurso do meu destino, só para não presenciar certas situações que não tenho capacidade de alterar, mas que me deixam bastante incomodada.  

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Romance "Novembro"


Certamente que já muito se deve ter dito e escrito sobre o romance “Novembro” de Jaime Nogueira Pinto. O viúvo da deputada do CDS, Maria José Nogueira Pinto. Viúvo, professor universitário, escritor, investigador e muitas outras coisas, com toda a certeza.
O que dizer sobre o livro?
Tenho uma tal paixão que se torna difícil escrever sobre este romance.
São 634 páginas de um romance em que todas as páginas me prenderam e que dei comigo a lê-las devagar, bem devagar, para poder prolongar, o mais possível o seu final.
Lembro-me muito bem do PREC.
Lembro-me bem das nacionalizações, saneamentos, prisões, ocupações, reforma agrária, alfabetização…
Éramos muito atrasados. Em tudo.
Os que nasceram depois da revolução dos cravos, nem percebem.




Também me lembro bem da contra revolução. Das secções de alguns partidos que ardiam, das diversas bombas que eram postas, do 11 de Março, do 28 de Setembro, do 25 de Novembro de 1975… Enfim…
Este romance tem o poder de nos dar a conhecer o lado da contra revolução, mas duma maneira apaixonada como bem compete a um romance.
Não compartilho dos mesmos ideais. Mas isso, não invalida que tenha gostado deste romance que conta a história do PREC. Mas atenção, vista do outro lado da revolução que, felizmente para todos nós, não passou, e deixou instalar a Democracia. Mesmo com todos os seus defeitos.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Amanhã, é um Novo Dia

Existem dias difíceis. Acontece a todos. Só que, quando nos acontece a nós, achamos sempre, que é só a nós. Que nada disso acontece aos outros, mas não é verdade. Todos passamos por dias difíceis. A diferença está no modo de encarar esses dias. Quando se tem um dia difícil, devemos fazer algumas coisas para ultrapassar esses momentos difíceis. Eu sei que é difícil, mas é necessário. Assim:
1º. Devemos convencer-nos que os momentos difíceis fazem parte da vida. É efectivamente um aborrecimento, mas não podemos mudar isso. Em qualquer momento da nossa vida, todos passamos por momentos difíceis, todos sem excepção.
2º. Devemos concentrar-nos nas soluções. Quando pensamos no problema, temos de substituir esse pensamento por outro em que se concentre no encontrar das soluções.
3º. Devemos recordar-nos do que nos tem corrido bem. Temos de começar a dar importância ao que nos corre bem. Lembremos a família fantástica e os amigos que temos e que se importam connosco.
4º. Lembremos que tudo passa. Não é possível viver momentos difíceis sempre. Certamente, daqui a uns dias, uma semana, um mês, um ano, tudo estará melhor.
5º. Devemos utilizar mental ou verbalmente frases de força, como:
Vou conseguir ultrapassar isto”,
Amanhã é outro dia e tudo correrá melhor”,
Tudo se resolverá”…
6º. Não devemos antecipar um futuro negativo. Esperar o melhor é muito menos desgastante e dá bem menos trabalho, que esperar o pior.
7º. Não devemos tentar ser perfeitos. A vida ensinou-me que nunca seremos perfeitos. A perfeição não existe. Dá muito trabalho e não vale o esforço. Devemos ser apenas nós próprios. O que importa é tentar sempre melhorar. 
8º. Não devemos nomear um mau momento de catástrofe. Calma, pensemos primeiro, será assim tão grave? Afinal existem tantos graves problemas na vida… Será assim tão mau?
9º. Devemos pensar que os momentos difíceis é que nos ajudam a crescer. Infelizmente, por vezes, temos de passar por momentos difíceis para darmos valor às coisas boas quando estas nos acontecem.
10º. Devemos manter a cabeça ocupada com outras coisas. Por vezes esta é a melhor forma de não ficar a ruminar num assunto. Quando tivermos acabado, provavelmente os problemas já não parecerão assim tão graves. Devemos lembrar-nos de que afinal Amanhã é um Novo Dia


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Viva os Sexalescentes, abaixo os sexagenários

Para alguém especial que faz hoje 60 anos, logo uma Sexalescente!
Em primeiro lugar e de novo, muitos e muitos PARABÉNS!
O que DEVES FAZER AGORA que já chegastes aos 60 anos de idade:
1. Poupa a tua energia sentando-te ou deitando-te sempre que puderes.

2. Dorme e sonha muito.

3. Bebe muita água natural.

4. Não cuides de nenhum problema financeiro ou familiar à noite.

5. Continua a cortejar e a seres cortejada pelo teu marido com lealdade e fidelidade;

6. Consome fibras, frutas coloridas e carnes de toda a espécie.

7. Faz massagens e visita salões de beleza regularmente, não te esquecendo das manicuras e pedicuras.

8. Não tenhas medo de pintar o cabelo ou fazer cortes diferentes e usar bolsas práticas.

9. Não sejas escrava de qualquer negócio.

10. Usa bons perfumes, lê bons livros, escreva cartas e cultiva amizades com carinho e pensando sempre em ajudar a quem necessita de qualquer coisa.

Quando chegares aos 70 anos, esquece isto tudo e pensa em como tirar da vida o melhor.

Um Bom Dia de Aniversário


Beijões

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Precisamos mesmo desse orgulho nacional

Não sei falar sobre futebol.
Não ligo nada a futebol.
Acho até que os homens têm menos um neurónio do que nós, mulheres, porque quando se juntam, falam de novo, sobre o mesmo futebol que já tinham falado ontem, ou anteontem... Brincadeira, já se vê.
Mas a verdade, é que de futebol, apenas gosto de saber quando joga a nossa selecção. Tem a ver com patriotismo, claro.
Mas ontem, ontem gostei. Estive de alma e coração com o Cristiano Ronaldo. Quanto a mim, foi bem merecido. O mérito é todo dele. Ver o esforço recompensado é muito gratificante. 
PARABÉNS RONALDO!
Nada como uma alegria depois duma tristeza.
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, foi o primeiro futebolista a vencer todos os quatro prémios principais de futebol: Melhor jogador do Mundo; Maior marcador; Bola e Bota de Ouro; Claro que em vários anos.

domingo, 12 de janeiro de 2014

11 meses

Pois é,  felizmente tudo vai correndo bem. Minha neta vai crescendo rodeada de muito amor, paz e tranquilidade.  Coisas preciosas no mundo de hoje, onde tudo é muito complexo. O seu desenvolvimento é constante. Próprio de uma bebé de já 11 meses. O tempo, esse voa. Parece que ainda foi ontem que nasceu e já está quase a fazer o seu primeiro aniversário. Agora engatinha, que giro, os meus filhos nunca engatinharam. Gosto de a ver engatinhar por aí. Sentimentos aparte, é um DOCE!



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

BOM ANO 2014!

Olá,
BOM ANO 2014!
Finalmente! Apenas agora, estou finalmente em 2014. Depois de tudo arrumar, em casa, já não há vestígios de Natal, e de encerrar o 2013 no trabalho, estou agora totalmente em 2014.
Todos desejamos começar o ano da melhor forma possível. E para isso nos esforçamos!
Terminar o ano com quem queremos estar o ano inteiro, é o desejo de todos. 
A família, este Amor maior que veio, que criamos, que veio e ficou, que nos envolve e envolve a minha vida. Este meu marido, estes meus filhos, esta minha nora, esta minha neta, que são o meu orgulho e toda a minha força. Os amigos, os de todos os dias, os de sempre e os que, temos a certeza, ficarão sempre por perto.
Começar o novo ano com este abraço que é único, felizes, mesmo felizes, só por estarmos juntos, faz um começo de ano novo muito especial. E assim o desejamos.
Entrámos no novo ano com a alegria de sempre, o entusiasmo que acreditamos ser o que move o mundo, aquela música no ar que está sempre presente, o riso feliz dos miúdos, sim porque aos meus olhos, todos ainda são miúdos, esse riso que é sempre o melhor bálsamo anti-crise.
Os abraços, os beijos, o conforto dos afectos, as promessas que queremos cumprir, os objectivos no horizonte que pretendemos alcançar... e, o bom astral que queremos e pretendemos manter o ano inteiro. 
Assim espero! 

Feliz Ano Novo.