segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CATETERISMO CARDÍACO - ANGIOPLASTIA CORONIANA - CORONARIOGRAFIA - COLOCAÇÃO DE STENT

Felizmente que já nasceu o meu netinho!
Tinha mesmo de nascer até amanhã.
:-D
:)

Hoje dei início à preparação para um Cateterismo cardíaco, Angioplastia...
O cateterismo cardíaco, é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, as obstruções existentes, nas artérias coronárias, que são as artérias ou vasos sanguíneos  que fornecem ou alimentam de oxigénio, nutrientes e sangue, o músculo cardíaco, coração.
Quando estas obstruções não são tratadas, resulta no infarto agudo do miocárdio. 

Tudo começou numa consulta rotineira com a minha cardiologista, cuja minha finalidade era apenas participar que em Janeiro ou Fevereiro, iria ser de novo operada aos pólipos nasais, e assim actualizar a medicação necessária para prevenção, como sempre faço em situações de operações.
A determinada altura, comentei sobre um mau estar que sinto em determinada situação, o que a levou a mandar-me fazer de urgência, uma cintigrafia de perfusão miocárdica, que acusou isquemia cardíaca ou seja, coronárias entupidas.

Pois bem, quarta feira, ser-me-à feita uma punção na artéria radial (braço), onde me será introduzido um longo cateter até ao coração e, perante o que encontrem, vão ali decidirem o que e como hão-de fazer. 
Se existirem muitas e graves lesões nas coronárias, talvez seja necessária cirurgia de bypass. Se assim for, aqui o registarei mais tarde.

Se por contrário, as lesões forem poucas, uma ou duas, será efectuada a Angioplastia das mesmas, através de um processo de extinção da obstrução e depois será implantada um stent na artéria, que consiste numa prótese metálica, com a finalidade de não permitir que volte a entupir mais tarde.

















 Na imagem acima apresentada, o cateter está introduzido pela veia femural em vez de pela artéria radial (braço), lamento o facto,  mas não encontrei uma imagem mais actual e precisa.

 A operação de novo aos pólipos nasais, terá de ficar adiada por cerca de, sensivelmente,  um ano... Não há outra hipótese...

Vai certamente correr tudo bem!
Amanhã estarei, suponho,  um pouco já ensonada.
Por tanto,  fiquem Bem!
Eu por mim, farei o que me for possível.

4 comentários:

  1. Tudo vai correr, seja qual for o tratamento que escolherem...Ficarás melhor, com mais qualidade de vida para a desfrutares em pleno! Beijinhos, felicidades

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga que o tratamento seja seguido por uma rápida e boa recuperação de uma excelente saúde! os netinhos precisam de nós, há que tratar :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Mariana,
    Obrigada!
    Sei que Sempre estarás comigo!
    Assim acredito!
    Bjs para todos e corações também para ti!

    ResponderEliminar
  4. Cara Amiga,
    Tenho esperança e fé que assim será.
    Pelo menos assim o espero :-D
    Até depois.
    Voltaremos a contactar em breve, certamente :-D
    Abraços

    ResponderEliminar