terça-feira, 9 de setembro de 2014

A velhice já está a espreita

O segundo dia de férias, não começou cedo. Muito embora saibamos que temos muito que fazer, o que acontece é que as forças já começam a faltar, dando lugar a uma certa inércia que claro, temos de combater. Então, depois de nos termos dado ao luxo de fingirmos que não tinhamos nada para fazer, por volta das 11horas da manhã,  lá começámos a despejar o quarto totalmente. O que confesso, nos custou um bocado... ah, se fosse há uns anos atrás,  antes das 8h., já estava tudo preparado e, sem qualquer custo...
Mas enfim,  a vida é mesmo assim.
Quando o quarto ficou pronto para se pintar, meu marido dessidiu que estava na hora de se ir tratar do almoço,  que isto de trabalhar faz fome.
E lá foi ele acender o lume para se grelharem umas costeletas de novilho que estavam deliciosas,  acompanhadas de uma salada de tomate e pimentos.
Depois de ter fumado a sua cachimbada, lá foi então dar inicio a pintura, enquanto eu, depois de arrumar a cozinha, fui pondo todos os cobertores a lavar, ao mesmo tempo que ia fazendo doce ou compota de figos pingo mel que o ano correu bem para eles. Minha filha tem feito doce com os figos de lá,  eu faço agora com os da figueira de cá. No fim, as compotas são de paladar diferentes mas todas elas boas, podem acreditar. 
Confesso que estou cansada, fiz 3 kg de figos em doce e compota, estendi 5 cobertores,  arrumei imensa loiça e mais e mais e mais. Uff, isto é que são férias.








Férias é descanso


Ontem, meu marido saiu cedo, como habitualmente, foi a natação. Dai a pouco ouvi o rebuliço matinal dos filhos e da neta. Levantei-me então e resolvi ir, como sempre faço,  meter-me com a neta e brincar um pouco com ela. Depois chegou o momento de irem embora. Após beijos e abraços e beijocas lambuzadas lá foram. Comi alguma coisa, tomei os rotineiros medicamentos e pensei: se férias é sinónimo de descanso... então,  vamos a isso, vamos lá descansar mais um pouco, até porque ainda estava mau tempo, após uma noite de chuva. Passado um pouco, chegou meu marido a quem rapidamente convenci a vir juntar-se a mim. Mas no fundo eu sabia que aquele bocado de tempo me iria fazer falta. Li mais um pouco do livro que ando a ler, mais adiante falarei sobre ele, e lá dei por terminada a canlansisse. Daí a pouco chegou a minha empregada que apenas se limitou a engomar, tal não era a roupa... Dei-lhe com força,  transpirei até mais não,  mas deixei toda a casa e toda a roupa num brinquinho... toda a roupa ficou lavada, engomada e arrumada e até a cama ficou de lavado. Depois foi comer, tomar banhoca, fazer as malas e pormo-nos a caminho. Chegamos a Pombal eram 18 horas e fomos direitos ao supermercado.  Fizemos imensas compras, incluimos até a tinta para pintar o quarto e mais nem sei bem o quê... depois foi casa, jantar uma salada de atum, arrumar as compras e ainda fiz uns danoninhos que estão espectaculares,  e umas gelatinas. 
É da praxe, antes de dormir, jogarmos um pouco de dominó. Claro que o meu marido ganha sempre. Deixa-lo... depois fomos deitar e ainda ler um pouco. 
Sem se dar conta, o primeiro dia de férias,  terminou. Que venha o próximo. 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Férias

Amanhã entro de mini férias.  Como é diferente o "sentir o domingo" quando se sabe que amanhã não se vai trabalhar... São mini férias mas mesmo assim amanhã vou para o "Roques" trabalhar,  ou seja, vamos pintar e limpar o quarto e arrumar o mobiliário e os caixotes que se levaram para lá aquando das obras aqui. Depois também tem de se estender a limpeza ao resto da casa... Mas de qualquer modo acho que  vai dar para descansar. Assim o espero. Até porque estou a contar fazer praia. Espero que o tempo ajude. É que desde sexta feira que chove,  embora esteja muito calor.  Vamos ver.




segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Bom fim de semana

Depois da cruzada porque se passou que, por acaso, o chão em certos sitios, esta solto e portanto tem de ser revisto e rectificado, depois como dizia, é bem merecido este fim de semana em Évora,  no hotel spa m'ar de ar muralhas e aqueduto. Hoteis de charme.
Sexta feira,  foi uma azafama. A meio da manhã resolvi ir arranjar os pés e não só. Depois de tudo combinar, pelo telefone, baldei-me um pouco ao trabalho e lá sai um pouco mais cedo de manhã e fui arranjar-me, mimar-me mesmo.









Depois também consegui sair um pouco mais cedo ao final do dia, fui lavar o meu carrito, encher o deposito de combustível e, rumei a casa, onde já tinha as malas feitas. Arrumei rapidamente a roupa que a minha empregada tinha engomado e, chegou o meu marido que me informou que eu esquecera o meu telemóvel no trabalho pois que lhe tinham telefonado a avisar, para eu não me preocupar. Cabeça no ar! Lá fomos buscá-lo e depois então seguimos viagem. Devido ao atraso da hora, fizemos um desvio e jantamos, não podia deixar de ser, choco frito, na Adega Típica Léo do Petisco, em Setúbal. É que isto, já não é uma opção, tornou-se mais numa obrigação, passar perto de Setúbal é sinónimo de comer choco frito no Léo.
Depois de bem comidos, lá direccionamos rumo a ÉVORA, Cidade Museu, devido aos seus monumentos históricos bem preservados. Em 1986 o seu centro histórico, onde se encontram todos os seus monumentos, foi declarado PELA UNESCO, PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE.

Chegamos daí a nada que, de autoestrada, tudo fica perto. O Hotel M'ar de Ar Muralhas, tal como o nome indica, fica dentro das muralhas de Évora, bem no Centro Histórico da cidade. Fica apenas a cerca de 5 minutos a pé da Praça do Giraldo, aqui na foto. É um hotel de tal modo simpático que o indico e aconselho a todos. Este hotel, M'Ar de Ar Muralhas - Timeless Charm Hotel, era o antigo Hotel da Cartuxa. Tem uma piscina com vista para a muralha e esta está inserida numa zona arrelvada e ajardinada. Depois de nos instalarmos, resolvemos dar um passeio a pé que a noite estava acolhedora. E gostei de ouvir o falar cantado dos alentejanos. Demos uma volta, compramos água e já tarde ou não mas, recolhemos e dormimos de uma vez só, a noite.


Sábado é outro dia. Um belíssimo pequeno almoço no hotel e rumámos a pé para o M'ar de Ar Aqueduto Historic Design & Spa. Antigo Palácio Sepúlveda. Que dizer? Começamos com uma Sauna, segui-se uma massagem espectacular, depois meu marido voltou mais um pouco para a sauna enquanto eu preferi descansar e saborear um delicioso chá. Meu marido acabou juntando-se e sorveu também ele o chá. Terminamos mais tarde com um banho turco. Depois de um bom banho, fomos almoçar.
















Almoçamos no Restaurante Dom Joaquim, um verdadeiro pitéu. Tudo DELICIOSO!














Depois fomos desfrutar da piscina do hotel e ficamos rendidos. Jantamos no Grémio, passeamos e fomos dormir.

Domingo de manhãzinha, após o pequeno almoço, foi também piscina, até ao ultimo minuto. Depois fomo-nos arranjar para rumarmos a Lisboa e ainda almoçar pelo caminho.
Obrigada, por tão bom fim de semana.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Morreu o actor Robin Wiliams

Ontem, ouvi a noticia no telejornal.
Tive pena.
Gostava dele.
Pôs fim a sua vida. Asfixiou-se. Será coragem ou desespero??
Tinha problemas de álcool e cocaína.
Estava a tratar uma depressão grave e em reabilitação de abuso de drogas.
Tinha 63 anos.
Como é possível?
Não vou fazer juízos de valor... a vida está cada vez mais difícil... é só!
O actor foi encontrado morto em sua casa, na Califórnia. Deixou a mulher e três filhos. Os seus Amores não foram suficientes para ultrapassar os problemas.
Relembro os seus filmes que mais gostei:                    




Bom Dia Vietname; 












Clube dos Poetas Mortos; 















Despertares;













Hook;














Papá para sempre;












O Bom Rebelde;














Câmara Indiscreta;











Patch Adams;








E tantos outros!
Que descanse em PAZ!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dedicação

Para a minha família com todo o Meu Amor

O TEMPO NÃO PÁRA
Eu sei que a vida tem pressa
que tudo aconteça,
sem que a gente peça,
Eu sei, 
Eu sei, que o tempo não pára,
tempo é coisa rara
e a gente só repara,
quando ela já passou

Não sei, se andei depressa demais
Mas sei, que algum sorriso eu perdi
Vou pedir ao tempo,
que me dê mais tempo, 
para olhar para ti
De agora em diante, 
não serei distante
Eu vou estar aqui.

Cantei,
Cantei a saudade da minha cidade
E até com vaidade, cantei,
Andei, pelo mundo fora
e não via a hora
de voltar para ti

Não sei, se andei depressa demais
Mas sei, que algum sorriso eu perdi
Vou pedir ao tempo,
Que me dê mais tempo, 
para olhar para ti
De agora em diante, 
não serei distante
Eu vou estar aqui.

Não sei, se andei depressa demais
Mas sei, que algum sorriso eu perdi
Vou pedir ao tempo,
Que me dê mais tempo, 
para olhar para ti
De agora em diante, 
não serei distante
Eu vou estar aqui.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Uff TERMINOU!

Finalmente terminaram!
Mas por agora que a ultima da hora ouve novidades.
A casa efectivamente está muito engraçada.
Eu não me sinto em casa, é que está tudo muito diferente.
Mas para a casa assim estar eu ia estourando.
E estou mesmo a ser realista.
Ora vejam: estou metade do que estava, o que não tem grande problema; para vir trabalhar não sabia o que calçar porque tenho os pés para lá de inchados, estão completamente negros, isto porque tudo lhes caiu em cima; o nariz também está negro pois levou com caixas que estavam num armário, quando precisei de uma e resolvi abrir o dito armário, nunca me doeu o nariz mas sim os dentes; as mãos, bem essas são as piores, é que não sei fazer nada de luvas, vai daí, tenho todos os dedos gastos ou seja não sinto as pontas deles, estão todos cortados, cheios de feridas dos produtos de limpeza, pingam sangue em tudo o que tocam... um inferno, para lá de inchados; pasmem-se porque tenho inúmeras nódoas negras em todo o corpo, até nas maminhas... E as costas e as pernas doem-me para lá do que seria suportável uma vez que nem consigo dormir com tanta dor. Valem-me as carteiras de pó de "Nimesulida jabasulide". Há-de passar como tudo na vida!
As novidades de ultima hora e a grande necessidade de tudo arrumar dentro do mais curto espaço de tempo, vazar as nossas caixas da garagem, arrumar tudo...deveu-se ao facto do meu filho ter vendido a sua casa do Parque das Nações e como não tem ainda outra, veio viver connosco durante algum tempo. Logo, tínhamos de retirar as nossas coisas da garagem, para entrarem as deles. Assim, já não se montou o escritório. Em vez disso, virou um quarto de casal. Por acaso ficou bem melhor do que eu esperava. Está com um ar condizente com todo o resto da casa, bem fresco e airoso. É tudo novo, até o facto de passarmos a ser mais adultos e uma bebe. Deste modo, vou poder desfrutar mais da minha neta. Afinal, é a compensação de todo o trabalho! Agora estão de férias, mas logo, logo, hão-de vir e tudo estará a espera deles...
Vai correr tudo bem!
Foram 3 meses de preparação e encaixotamento de 35 anos;
Foram 3 meses de obras;
Foram 3 semanas de limpezas;
Não me parece que volte a fazer outras!