quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Boas Festas!

 
Olá, Boas Festas 2014!

A melhor mensagem de Natal que posso desejar, é a que me sai em silêncio do meu coração e que pretende e deseja que aqueça com muita ternura os Vossos corações e que essa força sempre Vos acompanhe na caminhada da vida.
Desejo um Bom Natal e um Novo Ano/2015 com muita saúde e prosperidade.    

                                 Desejo que o ano que vai chegar seja muito melhor do que este!


                                             Desejo que não se repitam os erros cometidos neste ano para que se consiga conquistar mais e melhores Vitórias e Sucessos no Novo Ano, para assim continuarmos a caminhada da Vida, sempre FELIZ e de cabeça erguida!
Desejo que consigam realizar todos os  vossos sonhos! 






                                                   Beijos e Abraços para Todos!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

tive um "treco"

De facto não conseguimos controlar tudo. 
Este ano, tem sido para mim, muitíssimo desgastante e, tenho de desacelerar pois não sou de ferro, nem tenho o comando na mão no que respeita a minha débil saúde.
Como consequência de todo o ano de desgaste, não só físico como emocional, a semana passada, durante uma consulta de cardiologia e, contrariamente ao habitual, a minha tensão resolveu estar alta.
Facto que deixou a minha médica e eu própria estupefactas, uma vez que sempre está baixa, mesmo em situação de stress, como em caso de  situação complicada, tipo intervenções cirúrgicas, acidentes de automóveis ou qualquer outra... 
Como a consulta foi ao final do dia e eu tinha tido no emprego, um dia "daqueles", não dei grande importância e até mesmo, desconsiderei, uma vez que todos os exames médicos que tinha feito há um mês, incluindo a tensão arterial, estavam bons.
Contudo a médica não achou muita graça e fez-me medir a tensão diariamente para controlo, durante 4 dias. O que sucedeu foi péssimo. Isto é, a tensão esteve sempre a subir. Até que na 5ª. feira passada, me levantei com uma ligeira dor de cabeça, e quando por volta do meio dia fui medir a tensão, o susto foi tal que me vi obrigada a deslocar-me ao Hospital, pois a dita estava já a atingir valores de "roleta russa".
Depois de valores de tensão altíssimos, nervos enormes, medicamentos, e de novo, voltar a ter de medir diariamente a tensão durante o período do tratamento de choque, ou seja, durante 15 dias, a tensão agora está um pouco a entrar no bom caminho e as dores de cabeça já passaram. 
A conclusão que o médico do hospital tirou, de tudo o que me lá fez e me observou, o diagnóstico é: encontro-me numa situação de esgotada, cansada!

Tenho de me retirar. De ir de férias mas mesmo férias!
... expliquei-me como, se as festas natalícias estão a porta, se a minha casa tem muito ainda que fazer... Prometo é ter mais calma e dar mais tempo aos milhentos afazeres e meter férias na Primavera , uns dias para descansar. Agora URGENTE não sou eu mas sim tratar dos ouvidos meu marido. Depois vamos com calma.

Hoje de facto comprovei que não estou bem!
Tenho calçados, um sapato diferente do outro.
Um, tem um grande laço a frente e o outro tem uma fivela e dão andares diferentes,
Apenas são iguais na cor.
Preciso de descansar!


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Tristes Recordações

Na segunda-feira, dia 08, como foi feriado e não me apeteceu sair, fiquei sozinha em casa, num dolce far niente.
Fazendo zapping, parei um pouco no programa da tarde do canal 1, “Há tarde”, com o Herman José e Vanessa Oliveira.
Entre os vários convidados, encontrava-se a Florbela Queirós que, entre outras coisas, contou umas passagens dos seus tempos de início de carreira, fazendo-me recordar também umas tristes passagens da minha juventude.
Para a juventude de hoje, a quem tudo é permitido, que vivem em liberdade, em todos os campos, cujos pais, tios e avós, tudo fazem para satisfazer todos os desejos, alguns até bem fora das idades, quase é impensável estes acontecimentos de outrora.
Lembro-me bem como era censurado calçar meias de vidro (não existiam outras) antes de uma certa idade, mais propriamente antes dos dezoito anos. E reparem que escrevi meias, não collants, porque esses, são uma coisa bem mais recente.
  Ora, como próprio da juventude, eu também queria parecer mais velha e não usar soquetes ou mesmo meias     até ao joelho. Como isso não me era permitido por não ter ainda idade, teria há época desta história cerca de  15 anos, decidi então juntar dinheiro e ao fim de algum tempo comprei umas meias, comprei elástico para  fazer umas ligas que enrolava nas meias e na perna para segurar as meias pois não tinha cinto ligas e como    naquela época se usava bata nas escolas, que ia variando de acordo com o ano e com a escola em que se  andava, mas todas elas tinham bolsos, resolvi guardar as meias e ligas nos bolsos da bata.

      Liga - anel elástico usado para segurar a meia à perna

   Cinto Ligas - Ainda hoje se usa!

                Então, passei a sair de casa de soquetes calçados e meia dúzia de portas abaixo, 
                entrava numa escada, encostava a porta da rua, descalçava os soquetes e 
                calçava as meias de vidro e lá ia eu toda airosa.
Tudo correu bem durante uns pouquíssimos dias. E um dia, dia que nem demorou muito a acontecer. A minha vaidade demorou mesmo poucos dias, creio bem que nem demorou uma semana. Uma manhã, estava eu a preparar-me para a troca de meias quando apareceu a minha madrasta que, mesmo sem pedir qualquer esclarecimento, me deu uma tal sova na rua e que depois me fez ir para a escola de soquetes e com uma tareia em cima… 
Outros tempos, tempos em que ninguém tinha a preocupação de satisfazer desejos de jovens.                        
Tempos em que as crianças não tinham direitos, apenas obrigações:
obrigação de se levantarem quando não havia lugares que chegassem para todos os adultos, cedendo assim o seu;
obrigação de pedir desculpa, mesmo que tivessem razão;
obrigação de dizer obrigada;
obrigação de ir buscar um copo de água se alguém tinha cede;
… e tantas, tantas outras obrigações…
A vida era recheada de obrigações e proibições...                                                                                 Outros tempos!     

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Concerto Mosart Teatro Thalia

Sábado passado fui assistir ao concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa "As três idades de Mozart", com Jorge Moyano ao piano e com o maestro, Pedro Neves, no teatro Thalia.
Simplesmente amei!
Muito Bom!

Lisboa Orquestra Metropolitana com Jorge Moyano

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) iniciou no Sábado, dia 06-12-2014, às 21:30, no Teatro Thalia, em Lisboa, um ciclo de três concertos com o pianista Jorge Moyano, para a interpretação dos concertos para piano de Wolfgang Amadeus Mozart.

CULTURA
Orquestra Metropolitana com Jorge Moyano
DR
"Este ciclo de três programas dá-nos a ouvir exemplos representativos daquele repertório, sempre nos sábados à noite, no Teatro Thalia, com o mesmo solista e a mesma orquestra. Serão tocados três concertos de fases distintas da vida de Mozart", afirma a OML em comunicado.
Hoje faz parte do programa "uma obra com origem em Salzburgo, inspirada numa jovem francesa que aí se achava em viagem, 'mademoiselle Jeunehomme', e juntam-se aqui várias peças de outros compositores, todas completadas no mesmo ano de 1777".
No concerto de hoje, intitulado ‘1777: de Salzburgo a Nápoles’, a OML é dirigida pelo maestro Pedro Neves e será escutado, de Myslivecek, a Sinfonia em Sol Maior, e a Sinfonia em Si Bemol Maior, de Gluck, a abertura da ópera ‘Armide’, de Cimarosa, a abertura da ópera ‘L'Armida Immaginaria’, de Haydn, a abertura da ópera ‘Il mondo della luna’ e de Mozart, o Concerto para Piano n.º 9, ‘Jeunehomme’.
O próximo concerto está agendado para o dia 21 de fevereiro e intitula-se ‘Mozart, Schubert e Mahler: antes dos 30 anos’, e encerra no dia 09 de maio com o concerto ‘Haydn, Mozart, Beethoven’, sempre na sala das Laranjeiras, segundo a mesma fonte.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Gostoso demais

Gostoso Demais

 

Maria Bethânia

Tô com saudade de tu, meu desejo
Tô com saudade do beijo e do mel
Do teu olhar carinhoso
Do teu abraço gostoso
De passear no teu céu
É tão difícil ficar sem você
O teu amor é gostoso demais
Teu cheiro me dá prazer
Quando estou com você
Estou nos braços da paz
Pensamento viaja
E vai buscar meu bem-querer
Não posso ser feliz, assim
Tem dó de mim
O que é que eu posso fazer

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Natal 2014

O Natal chegou, no Domingo passado, a minha casa.
Este ano tive uma ajuda PRECIOSA, a minha neta.
Fez questão e quase não queria almoçar e não dormiu a sesta, enquanto a árvore e todas as coisas de Natal não foram colocadas nos devidos locais. Ajudou Imenso! Um Bem haja para ela.
Fica super feliz quando se acendem as luzes da árvore.
De facto o Natal é mesmo das crianças!
Eu também já gostei do Natal, mesmo não havendo, rectifico, mesmo eu não recebendo os brinquedos que hoje há para as crianças, eu já gostei do Natal, principalmente quando os meus filhos eram pequenos, e eu começava muito antes do Natal, a comprar prendas para eles, para que quando chegasse a noite de Natal, eles recebessem muitos presentes. Incuti-lhes no espírito o Natal. De tal modo, que eles conseguiam até ver o Pai Natal. Acreditavam, tal como eu quando era criança, que era mesmo o Pai Natal que vinha dar as prendas. Lembro-me, por exemplo, da minha filha acreditar que as estrelinhas do céu, eram o Pai Natal e as renas que andavam a ver se todos os meninos se estavam a portar bem e que vinham levantar as cartas dos meninos com os pedidos. Sempre se escrevia uma carta ao Pai Natal bem cedo com os pedidos.
Recordo também, que o meu filho não queria que se utilizasse o fogão, para não se queimar as barbas do pai Natal, pois segundo ele, o pai Natal estava sempre a espreitar pela chaminé a ver se todos se portavam bem.
Que saudades!!
Que Alegria, comprar os brinquedos aos poucos, porque o dinheiro era escasso, embrulhar tudo sem eles verem, conseguir pôr todos os brinquedos na chaminé ou aos pés da árvore de Natal, na noite da véspera de Natal,  alguns minutos antes da meia noite, sem que eles percebessem. Grande ginástica...
Depois, à meia noite, meu marido que durante o dia, sem eles darem conta, tinha esticado um fio de pesca por debaixo de todos os tapetes cuja ponta atava algumas cadeiras, com habilidade para não verem, puxava a outra ponta que estava sempre junto ao sofá onde ele se encontrava. Era uma delícia ver as carinhas deles muito excitadas, muito coradas e os pulinhos que davam de ansiedade...
Que saudades!!
Este ano, vai ser o primeiro ano em que a minha neta vai ligar as prendas.
Na família da minha nora, não incutem nas crianças a magia de Natal. As crianças recebem as prendas das mãos dos adultos, talvez até já saibam o que vão receber... também não esperam pela meia noite para a troca de prendas, começam a trocá-las entre uns e outros logo a seguir ao jantar. À meia noite já é para se estar deitado... Eu por mim, vou tentar dar um pouco de magia de Natal à minha neta, não vou levar as nossas prendas, para que pelo menos essas, fiquem na árvore de Natal, para quando ela regressar a minha casa, podermos dizer que foi o Pai Natal que por lá passou e que lá as deixou. Vamos ver como vai reagir... 
Bom Natal para todos!
"Bem-vindos ao Mundo Encantado do Brinquedos,
Onde há Reis, princesas, dragões.
Heróis de banda desenhada, pulos, saltos,
E muitos trambolhões.
O mundo dos brinquedos é no Continente,
onde tudo tem mais fantasia.
Brinquedos, brinquedos,
Eles são a nossa maior alegria"
Cantava, há algum tempo atrás, a Leopoldina e as crianças que a acompanham nas suas aventuras

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Parabéns Carlos do Carmo e Obrigada

Pensar ou ver Carlos do Carmo representa lembranças de meu pai...
Parabéns e Obrigada por levar o nome de Portugal e do fado mais além. https://m.youtube.com/watch?v=IJEi-YM1JXo