terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O que se sente mas não se diz...

Tenho de conseguir viver, ou sobreviver, porque é mais isso que faço, de há uns tempos a esta parte...
Por vezes, ou quase sempre, obrigo-me a abrir os olhos, a levantar e a respirar, mas mal, já se vê. 
Há dias, que me apetece largar tudo e todos e desaparecer. Depois, algo que nem sei bem explicar, não me deixa fazê-lo... Talvez a enorme noção de responsabilidade, de não desistência, talvez até a batalha que travo diariamente comigo própria e a qual gosto que ganhe o bom senso, a minha força  de resistência...
É difícil pensar em toda a minha Vida e afirmar: Fantástica, Boa, Feliz, Realizada, Amada, Segura, Saudável, Calma, em Paz... Provavelmente, por ser tanta coisa, é que se torna difícil alcançar tudo isso.
Contudo, e sem bem saber como nem onde vou buscar força e energia, continuo sempre a lutar, com todas as minhas forças, para que, pelo menos, algumas dessas coisas me aconteçam mesmo que ténues, mas o que sinto, é que é como remar contra a maré... Receio bem, que até o marinheiro mais experiente, por vezes se possa cansar.
Estou cansada, tão cansada... Ninguém vê, ninguém percebe...
Começo a pensar que se perdeu uma boa actriz.
Quase não consigo lidar com tanta coisa que vai sempre acontecendo.
E lembrar que apenas queria mesmo ter Paz, Saúde, Sossego, que não consigo encontrar...
Procuro mas não encontro...
Talvez na verdade eu tenha apenas e só o que mereço.

Procuro e não encontro
Não paro, nem volto atrás
Eu sei, dizem todos que é loucura
Eu andar à procura
Sabendo bem onde estás!
Procuro e não encontro
Procuro nem sei o quê!
Só sei, que por vezes ficamos frente a frente
E ao ver ali finalmente
Procuro, mas não encontro!


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Que Susto! E que fim de semana...

Não sei como é com as outras pessoas, mas aqui comigo, na minha casa,  a quem de mal tudo acontece: é a mim. E eu já estou habituada. Já nem me importo com isso. É que há que relativizar, que aprender a viver com isso... Entre eu ou o meu marido,  a minha filha, o meu filho,  a minha neta ou até mesmo a minha nora, prefiro que, se tiver de acontecer algo terrível, então que seja a mim e não a eles. Afinal, sempre foi assim, a doente, a azarada, a terrível de serviço, sou eu e pronto. 
Agora aos meus entes queridos, não! Por favor, a eles não. 
Sábado, sim dia de aniversário da Mariana e da Rosa,  o meu filho sentiu-se adoentado, febril e... desmaiou. Leva-mo-lo ao hospital e ficou lá, para exames e para observação...
Que situação mais terrível! Que fim de semana louco! Saiu ontem há tarde e hoje de manhã cedo já lá está de novo para fazer mais exames. Há varias suspeitas mas não há certezas. Vamos esperar com muita calma para  ver no que dá. Até lá, continuemos a trabalhar... Ah e certamente que não deve ser nada. Assim o espero! Já chega de preocupações. Afinal, estou mesmo cansada!
.........................
Tocou o telemóvel: - Mãe, está tudo bem comigo! Os exames não acusam nada. Foi só mesmo quebra de tenção! 

Hipotensão Arterial - contrariamente a mim que agora sou hipertensa e que, a hipertensão pode provocar a morte (mas não é assim do pé para a mão, nada disso), a hipotensão, não mata nada (felizmente). É antes, a tensão muito baixinha e até protege o organismo de outras doenças fatais, tais como AVC e ataques de coração... Contudo, dá um mau estar do "caraças": tonturas, cansaço... e mesmo Lipotimia, que é a perda mais ou menos demorada de consciência ou seja aquilo a que se chama "desmaio" que se caracteriza de palidez, suores frios, vertigens ou tonturas e zumbidos nos ouvidos... 
Acontece principalmente, quando se está sujeito a rápida modificação da posição de deitado para a posição vertical, 
Tudo isto acelera se se estiver debaixo de stress, emoções fortes....

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Agora também sou hipertensa!



Conforme já aqui tinha descrito, ontem numa consulta, tornou-se oficial, sou hipertensa.
Fruto da idade e do stress que vai acontecendo e que mais tarde ou mais cedo, faz mossa.
Agora, ando a experimentar medicação, pois a tensão parece um interruptor: ora para cima ora para baixo, ou seja ou 14 ou 19 e por ai fora.
Mais uma coisa com que vou ter de aprender a viver.
Se temos é porque merecemos e conseguimos suportar.
E há tantas doenças piores. Esta é apenas mais um pormenor que hei-de controlar!
Embora, hoje em dia, a hipertensão seja a principal causa de morte a nível mundial, uma vez que favorece uma serie de outras doenças.
A hipertensão é a doença, a inimiga, silenciosa, dado não apresentar sintomas. 
É uma doença cronica, isto é, é uma doença para a vida toda que nos resta. Não tem cura, apenas pode ser tratada e controlada.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Viva o Nosso Cristiano Ronaldo!!

Temos nós, um país tão pequenino, o melhor jogador do MUNDO, é ele CRISTIANO RONALDO!!
A Radio Comercial fez-lhe esta homenagem porque, pela terceira vez e segunda consecutiva, ganhou a bola de ouro:
Parece que desta vez quando recebeu o prémio, deu o seu grito de guerra. 
Tal não foi a sua alegria! 
Bom, depois mais tarde, esclareceu que foi o grito de guerra  dos colegas de equipa do Real Madrid: "SI" - como quem diz: CONSEGUI!

Para melhor falar sobre o nosso Cristiano Ronaldo que para lá de ser "talhado" no Céu para futebolista, é MUITO TRABALHADOR e merece ser realmente o MELHOR do MUNDO, abaixo vai um linke que encontrei na net e que o define perfeitamente.

PARABÉNS CRISTIANO RONALDO!
MUITO OBRIGADA!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Tinha razão nos meus receios...

Hoje voltei a cair. Tropecei e estatelei-me no chão. Felizmente apenas esfolei os joelhos. Doeu um pouco, ficaram apenas sem pele, desinfectei e já passou. A minha tensão também resolveu subir de novo nos últimos dias e para cumulo hoje tomei o ultimo comprimido que me tinham sido receitados no hospital e apenas tenho consulta no próximo dia 15. Hei-de-me aguentar. Como sempre aliás. Tenho de conseguir, agora não dá para ir abaixo. Preciso de trabalhar. Tenho muita despesas a fazer e ainda por fazer. Durante mais algum tempo vou ter de me aguentar e vou aguentar! Tem de ser!
Quando fiz as obras, tinha imenso medo que não conseguíssemos aproveitar e que não fossemos mais ter sossego, saúde e paz,, tal como escrevi no post do dia 09/04/2014, como podem verificar se carregarem nas palavras anteriormente sublinhadas. Agora, cada vez tenho mais presente esse meu receio. Tudo tem acontecido em catadupa: o chão, a saúde, o frigorífico que se está a avariar, a bimby que se está a avariar, faltas de paciência, cansaços... e mais outras coisas que me não apetece aqui agora mencionar. Arre!
Intuição! Experiência de vida! Sei lá que mais... 
Apenas sei que acredito (antigamente não acreditava) que existem algumas pessoas que, com a força do seu pensamento e dos seus sentimentos negativos, conseguem lançar verdadeiras "maldições", fruto da sua inveja e da má energia que transportam.
Eu acho que, quando sinto uma sensação de peso exagerado sobre os ombros, quando todos os meus objectos começam a parar de funcionar, a caírem-me das mãos, a perdê-los de vista sem quê nem porquê, quando as minhas plantas ficam, de um momento para o outro, sem vida, objectos pessoais que perco sem explicação e que passado algum tempo aparecem em locais que não tenho também explicação ou que, simplesmente não mais aparecem... algo de mal foi lançado!
Pois bem, vou ter de lutar. Para isso, vou ter mais uma vez, de transformar as minhas fraquezas em forças que não sei onde as vou buscar, mas tenho de as arrancar ao meu interior, custe-me o que me custar! 
Apenas tenho um senão. E esse é muito negativo para mim! Não sou capaz de perdoar! Assim, não consigo ficar totalmente livre dessa má energia que possam lançar. Fico sempre com um certo "cansaço"...
"Ciúme é querer manter o que se tem"
"Cobiça é querer ter o que o outro tem"
"Inveja é querer ter e que o outro não tenha"

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Há sempre uma primeira vez para tudo, infelizmente!

Pois é, domingo passado, já há noitinha e depois de tudo fazer, incluindo retirar todo o Natal de minha casa que já lá estava desde meados de Novembro, chega cedo mas também vai embora cedo, como estava contando, depois de tudo arrumado, fui tomar um merecido banho quentinho. Até aqui tudo certo. E continuaria se não fosse eu ter dado uma queda no duche que nem sei explicar.
Já estava toda ensaboada, com excepção ao meu pé esquerdo, e foi quando o pretendia ensaboar que me desequilibrei, escorreguei e como tive a exacta noção de que ia cair, tentei então por instinto natural, magoar-me o menos possível. Resultado: rodopiei no duche, mas não sei como, porque o espaço é pequeno, golpeei um cotovelo que não sei onde nem como, estando de frente para o duche, acabei no chão mas de costas para ele, bati com a cabeça no tapete de madeira do duche, o que me valeu um galo, e todos os frascos de produtos de banho que estavam no chão atrás de mim acabaram voando e caíram em cima da minha cabeça... enfim, no meio do desassossego nem me posso queixar muito. Ainda tive sorte. Podia ter sido pior. Estou um pouco amassada toda eu.
Comecei bem o ano, não há duvida!
Teoria, só teoria!

2015

2015! Já está! Já passou! Já cá estamos! Que estranho! 
Ainda há pouco estava todo o mundo a preparar-se para o ano 2000... onde isso já vai... pessoas que foram importantes nessa época... já partiram. Outras que nem existiam... já nasceram. 
Os meus filhos, o rapaz da altura de fato azul escuro e ténis cor de laranja, cresceu, tornou-se num homem com qualidades e defeitos, como todos aliás, casou, tornou-se pai e independente...
A minha menina, tornou-se numa mulher emancipada e vive sozinha em sua casa e sozinha vai levando a sua vida em frente, talvez não tão do seu agrado como gostaria, mas é como todos nós, que sempre gostaríamos de ter algo de diferente ao longo das nossas vidas, mas que nos vamos adaptando ás realidades, que nem sempre são o que desejávamos, mas o importante é saber aceitar, cair, levantar, tratar das feridas, secar as lágrimas e continuar... isto é a vida!
Sempre tive pouca aptidão para projecções de ano novo. Não me recordo de alguma vez ter realmente criado grandes expectativas sobre uma qualquer mudança ou resolução de algo da minha vida, apenas porque se vai entrar num novo ano... é que afinal, no dia seguinte depois de se almoçar, tudo retorna a sua rotina natural...
Quando se é pequeno, ou pelo menos, quando eu era pequena, tudo é ou era mais simples do que na realidade é. Todos os sonhos que construímos estão ali bem pertinho de os podermos realizar: ter o emprego de sonho, viajar pelo mundo, ter uma casa linda, ser médica, veterinária, professora, esposa, mãe, construir enfim, algo que ninguém mais conseguiu, ir tão mais além do que todos os outros que nos rodeiam... Queremos aquilo que não sabemos que, por vezes, é improvável.
É verdade! Todos e eu também incluída, desejamos realizar os nossos sonhos e desejos!
Com o passar dos anos, vamos reduzindo os sonhos e os desejos. 
Na verdade, eu apenas desejo para o novo ano e para sempre é que tenhamos todos Saúde, principalmente que a mim e ao meu marido, ela não nos falte, mesmo que seja pouca, mas que nos permita continuar a trabalhar e a tratar de tudo em geral que nos diz respeito! 
Desejo que os meus filhos, amadureçam o suficiente para enfrentarem as agruras da vida, que sejam sempre fieis aos valores que lhes passamos, que saibam sempre dar a volta por cima e que façam das desventuras forças para seguir em frente, sempre de sorriso nos lábios. Sorrir é muito importante!
Afinal, o que desejo é MUITA SAÚDE, MUITA PAZ, MUITO AMOR, tudo o resto virá por acréscimo!
Bom Ano 2015 para Todos!!