segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ainda pelo meu coração

É isso aí,  já passou, mas não desejo a ninguém. Foi muito doloroso.
Mas teve um lado positivo, com tanta hidrocortisona, o meu nariz desentupiu.
Amanhã vou ter com o médico, vamos ver como estou.
Por agora, sinto-me debilitada. São dores no peito, nas costas, na nuca... tensão alta...
Não passou, mas vai passar!





segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CATETERISMO CARDÍACO - ANGIOPLASTIA CORONIANA - CORONARIOGRAFIA - COLOCAÇÃO DE STENT

Felizmente que já nasceu o meu netinho!
Tinha mesmo de nascer até amanhã.
:-D
:)

Hoje dei início à preparação para um Cateterismo cardíaco, Angioplastia...
O cateterismo cardíaco, é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, as obstruções existentes, nas artérias coronárias, que são as artérias ou vasos sanguíneos  que fornecem ou alimentam de oxigénio, nutrientes e sangue, o músculo cardíaco, coração.
Quando estas obstruções não são tratadas, resulta no infarto agudo do miocárdio. 

Tudo começou numa consulta rotineira com a minha cardiologista, cuja minha finalidade era apenas participar que em Janeiro ou Fevereiro, iria ser de novo operada aos pólipos nasais, e assim actualizar a medicação necessária para prevenção, como sempre faço em situações de operações.
A determinada altura, comentei sobre um mau estar que sinto em determinada situação, o que a levou a mandar-me fazer de urgência, uma cintigrafia de perfusão miocárdica, que acusou isquemia cardíaca ou seja, coronárias entupidas.

Pois bem, quarta feira, ser-me-à feita uma punção na artéria radial (braço), onde me será introduzido um longo cateter até ao coração e, perante o que encontrem, vão ali decidirem o que e como hão-de fazer. 
Se existirem muitas e graves lesões nas coronárias, talvez seja necessária cirurgia de bypass. Se assim for, aqui o registarei mais tarde.

Se por contrário, as lesões forem poucas, uma ou duas, será efectuada a Angioplastia das mesmas, através de um processo de extinção da obstrução e depois será implantada um stent na artéria, que consiste numa prótese metálica, com a finalidade de não permitir que volte a entupir mais tarde.

















 Na imagem acima apresentada, o cateter está introduzido pela veia femural em vez de pela artéria radial (braço), lamento o facto,  mas não encontrei uma imagem mais actual e precisa.

 A operação de novo aos pólipos nasais, terá de ficar adiada por cerca de, sensivelmente,  um ano... Não há outra hipótese...

Vai certamente correr tudo bem!
Amanhã estarei, suponho,  um pouco já ensonada.
Por tanto,  fiquem Bem!
Eu por mim, farei o que me for possível.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Salve o dia 23 de Janeiro de 2016 (Sábado)

Há quase já três anos que escrevi Isto.
Hoje, repetiu-se a FELICIDADE.
Hoje pelas 19H30, nasceu o meu neto, com 2,950 Kg.
Ao meu filho e à minha nora, o meu OBRIGADA!
Aqui ficam as primeiras imagens.
Que Deus o Abençoe!


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

05-01-2016 Descansou em Paz

Ontem, foi um dia triste!
Meu pai partiu.
Tinha 85 anos.
Amanheceu benzinho, ainda gracejou, tudo indicava melhoras, mas o seu coração, não quis mais continuar.
Foi terrível!
Doi!
Ainda vai doer mais
Assim se fica sem progenitores
Teve uma vida boa. Teve de tudo em excesso. Coisas boas e coisas más.
No fim, fica a saudade e o saber que tudo se fez.
Que o mimo e os miminhos foram uma constante.
Que o acompanhamos no último dia, que se lhe deu o jantar, que teve beijos e carinhos e aconchegos.
Não mais gritara pelo meu nome.
Não mais gritara pela Etelvina.
Descansa em Paz, pai.
E vela por nós.
Com todo o meu amor e carinho. 



quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Música no coração

É um clássico! 
Natal sem "Música no coração", não é Natal.
Acontece é que se gosta sempre, de rever.
Como o meu Natal foi muito trabalhoso, apenas hoje, o estive a rever.
Mas soube bem.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quando se invertem os papeis

Meu pai tem muita idade. 
Tem sido um homem que gosta muito dele próprio e que tem gosado bem a vida.
Tem viajado imenso.
Tem tido inúmeras mulheres, isso mesmo mulheres, não senhoras.
Mas teve três mulheres importantes na sua longa vida, por ordem: a minha mãe, de quem tem dois filhos, e que foi a única de quem teve filhos; a minha madrasta que tinha mais 11 anos do que ele e que mal ou bem, entre lágrimas e sorrisos, pancada e afectos... criou-lhe os filhos e ... Amava-o mesmo de Paixão...; actualmente e já há alguns anos atrás,  mais propriamente há 14 anos, casou na igreja com uma senhora mais nova do que ele 13 anos, e que tem por ele um Grande grande Amor, que o trata com todo o cuidado do mundo, que vela por ele como só ela e que, se ele ainda cá se encontra, não é só devido aos medicamentos e cuidados médicos, é principalmente devido aos seus cuidados e à sua persistência... Bem haja! 
Como é minha obrigação de filha,  tenho acompanhado de perto, todo este processo de falta de saúde do meu pai: pneumonias, coração fraquinho, início de demência,  dificuldade em se locomover, idas sucessivas a urgências hospitalares, internamentos, visitas hospitalares, sopinhas caseiras, fisioterapia, vestir, despir, levantar, deitar, caminhar, amparar,  colocar e mudar fralda e, e... papeis invertidos...
Acreditem... que confusão de sentimentos... meu pai não tem vergonha para comigo...  Mas tenho eu para com ele... 
O meu pai actual já não é o meu pai... 
O meu pai, não sei se por signo, por feitio ou inteligência, mas... 
Aproveitou Bem a Vida!
Ainda bem!


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Agora foi para a neta

Minha neta tem me visto a tricotar e sempre pergunta o que estou a fazer e para quem é.
Tenho-lhe respondido que é para o mano e que também fiz para ela, quando se encontrava também na barriga da mamã. Sempre responde que a mamã disse que ela cresceu muito e que não tem roupa. Depois pergunta se quando terminar o que estou a fazer para o mano se faço roupa para ela.
Quando lhe disse que estava a fazer um casaco para ela,  respondeu se depois do casaco faço a roupa. Donde se conclui que casaco não é roupa...
 BOM NATAL para TODOS!