quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

"Vaticanum" - José Rodrigues dos Santos

Mais um livro que li do autor, José Rodrigues dos Santos, e mais uma vez me prendeu desde o seu inicio e, mais uma vez GOSTEI!
José Rodrigues dos Santos em "Vaticanum", foca e mistura dois temas escaldantes, e infelizmente, muito atuais:
- Por um lado, e após a eleição do Papa Francisco, a grande visibilidade dos escândalos do banco Ambrosiano e do banco do Vaticano, como é do conhecimento geral, tendo em conta a corrupção e as suspeitas de ligações a Mafia e a lavagem de dinheiros, etc.;
- Por outro lado, o Estado Islâmico e os seus ódios de estimação ao cristianismo. 
Este livro é um thriller religioso que nos prende desde o inicio, através da sua arte de suspense, o que torna muito difícil a interrupção da leitura.

Sinopse
Um comando do estado islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o Papa desaparece. 
Horas depois surge na internet um vídeo em que os terroristas mostram o Sumo Pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante: 
O PAPA SERÁ DECAPITADO EM DIRECTO À MEIA-NOITE.
O relógio começa a contar. 
O rapto do Papa desencadeia o caos. 
Milhões de pessoas saem à ruas, os atentados sucedem-se, multiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra. 
Apanhado, acidentalmente, no epicentro da crise, quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha, (o habitual herói dos livros do escritor) vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do Papa e cruza-se com um nome enigmático: 
OMISSIS 
A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Sé.

Boas leituras!

domingo, 15 de dezembro de 2019

O Feiticeiro de Oz no gelo

Pois que não conhecia esta historia, não senhora!
E ontem fui com a minha neta M e com a minha filha, vê-la em teatro mas no gelo. 
Um musical, em que se destacam, entre tantos atores, a Marta Andrino e o Isaac Alfaiate.
Foi mesmo muito giro! Gostamos!
Depois, para lá dos geladitos das duas meninas, a neta foi "patinar" um pouco no gelo.
Como é fácil fazer uma criança feliz, mesmo com um pouco de constipação e um bocadinho de febre a mistura... Foi uma Linda Tarde!



segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

"A Amiga Genial" - Elena Ferrante

"A Amiga Genial" é o 1º. volume de uma história que se desenrola ao longo de 4 livros, escrito por Elena Ferrante, uma escritora contemporânea.

Conta a historia de amizade de duas crianças de um bairro social dos arredores de Nápoles, Itália, e de como essa amizade se vai desenvolvendo ao longo dos anos.

Elena conhece a sua amiga Lila na primeira classe. Provêm ambas de famílias pobres. 
O pai de Elena trabalha como porteiro na Câmara Municipal e o de Lila é sapateiro.
Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas ações. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja. 
Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração. 
O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos enquanto Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. 
Mas a sua amizade prossegue. 
Quando o volume acaba, é quando estamos verdadeiramente interessados e pretende-se mais...

sábado, 30 de novembro de 2019

André Rieu

André Rieu de novo, anteontem no Altice Arena,
E tal como em Março passado, foi maravilhoso, mesmo espetacular!
Aqui ficam 2 imagens.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Natal 2019

É verdade, mais um Novo Natal, para todos os Amigos, conhecidos e familiares, desejos de um FELIZ NATAL e que o Novo Ano venha repleto de SAÚDE, PAZ E AMOR! 
Que seja um NATAL de Afetos e Esperanças, Saúde e Confiança.
FELIZ NATAL!

domingo, 3 de novembro de 2019

62 já?

62!
Já?
Puxa vida!
Como é possível?
Quem havia de dizer...
Nunca pensei...
Verdade, verdade que nunca pensei em diversas coisas que já alcancei nesta vida: casar um filho e leva-lo ao altar, euzinha, ter netos, ser sogra... chegar aos já 62... nunca pensei chegar a velhota...
Afinal, nem dou assim tanta importância a vida para que tenha alguma vez desejado ou ter parado para pensar nessa possibilidade...
Confesso, que por vezes me passa pela ideia que um dia, ao sentir a morte por perto, talvez aí me apanhe numa fase em que não vou querer partir, por alguma razão em que me esteja a saber demasiado bem viver... 
Ao longo dos 62 anos, já passei por diversas condições de saúde bastante desfavoráveis, logo mesmo desde pequenina... mas, aqui estou eu, em recuperação de mais uma intervenção, desta vez aos meus pezinhos, mas vivinha! 
É para comemorar, sim! 
Para juntar a minha família.
Para fazermos barulho, conversar e rir, pois claro!
Jamais me sentiria como me sinto, sem a Minha Família que me cerca de Amor, Carinho e Compreensão, a começar pelo meu marido que há 45 anos me atura e em que já atravessamos diversas crises, mas também onde crescemos juntos e unidos para o melhor e pior, e onde nos formamos e crescemos como pessoas. 
Pensar em nós... somos pessoas completamente diferentes, física e intelectualmente. 
Evoluímos tão rápido, como o país ou o Mundo. 
Depois veio a minha filha, "o meu passarinho"... falar ou pensar nela... é uma emoção! 
Um ser forte e cruel por vezes, mas também um doce de menina, consegue sempre ver a pessoa para lá daquilo que todos veem. Um ser super sensível! Um ser muito habilidoso.
Logo, logo veio o meu filho, e que dizer dele... para ele nascer, quase dei a vida por ele... ufa, que difícil, mas valeu a pena!
Já me deu dois netos encantadores! Ele e a minha nora.
Hoje o dia é meu e de todos vocês!
Parabéns para mim e para vocês também!
Gratidão, gratidão por tudo o que afinal a vida me tem oferecido. Do Bom e do menos bom.
É certo que já vivi a maior parte da vida, por isso, e de agora em diante, vou tentar aproveitar cada minuto desta vida que nos resta, a mim e ao meu marido, porque ninguém sabe o que existe para lá dela...
Acreditem, envelhecer nem é tão mau assim, desde que tenhamos a cabeça a funcionar e que nos possamos mexer... sinto dó de quem não sabe envelhecer...
Claro que temos mais barriga, rugas, curvatura nas costas, peito e rabo descaídos... mas em compensação, damos atenção e desfrutamos de um belo dia de sol, de uma musica que gostamos, de um filme, de um passeio, de um lanche... sem nos importar com o que os outros pensam...
Não posso, nem mais me vou permitir, perder o meu tempo com discussões, falsidades, má vizinhança, invejas... 
Mas vou perder todo o meu tempo com pessoas "Boa onda", aquelas que têm muito a contar-me sobre a Beleza da vida, com Amigos verdadeiros, que gostam de estar connosco e nós com eles, com quem nos sintamos bem, com quem nos afaguem e nos acariciem... vou dar colinho aos mais pequenos e conversa, cantorias e risos, jogos, sol e praia, sempre que possível... e Bons livros... Boa Musica... Viagens... e sempre que possível, estar com a minha Família!

domingo, 27 de outubro de 2019

Bodas de Esmeralda - 40 anos de casamento


 
Hoje estamos de Parabéns, fazemos 40 anos de casados.
O nosso casamento, tal como todos os outros, suponho, tem sido repleto de coisas boas e menos boas.
Tivemos filhos, educamo-los, rimos e choramos mas conseguimos que os nossos filhos crescessem e se formassem e que estejam ambos a fazer os seus próprios caminhos com sinceridade e honestidade...
Labutamos com a vida, vencemos diversos desafios, ultrapassamos obstáculos, doenças... e continuamos juntos!
Tem sido uma aventura Gigante a nossa vida!
Conseguimos construir uma Família Feliz e quando estamos todos juntos, temos Alegria, Felicidade, miminhos e Amor para dar a todos, para filhos e netos.
Claro que também têm existido momentos terríveis, zangas... coisas menos boas!
Mas, nem tenho como explicar... ao fim de 40 anos, depois de tanto, tanto, tanto, continuamos a gostar-nos, nesta nossa nova fase da vida de ambos.
Estamos Felizes no nosso lar, no nosso casamento, com os nossos filhos e netos...
Afinal... tínhamos mesmo sina!

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

"O tempo entre costuras"

Há alguns anos atrás vi uma série na televisão que gostei, intitulava-se qualquer coisa como "Costurar em tempo de guerra??", qualquer coisa assim , não me recordo.
Passado algum tempo, a minha filha que sabia que eu tinha gostado de ver a série, ofereceu-me um livro, que era semelhante a série que eu tinha visto, com o titulo:
 "O tempo entre costuras" de Maria Duenas.
A Netflix tem uma série com o mesmo nome.
A procura de um novo livro para ler reparei no livro que a filha me tinha dado e resolvi lê-lo.
A historia é a mesma mas tal como tinha gostado da serie também gostei do livro.
Esta serie da Netflix ainda não vi, mas muito provavelmente vou tratar disso.
Se puderem, leiam o livro ou vejam a série.
Sinopse
"O tempo entre costuras", conta a historia de Sira Quiroga, uma jovem modista que o destino ou a vida, se encarregou de a empurrar para efetuar espionagem, tendo como fachada o seu oficio de modista. 
É um romance de ritmo imparável, com encontros e desencontros, quer em Madrid ou em Marrocos, Lisboa, Tânger... durante o que já tudo indicava vir a acontecer, a segunda guerra Mundial...

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

João Tordo - "As três vidas"

               
Foi a primeira vez que li um livro de João Tordo e tinha alguma curiosidade.
Então, sinto a obrigação moral, de a todos informar que o não li... devorei-o, por assim dizer, embora com alguns instantes de paragens, a que me obrigava, para me recompor e respirar e, mentalmente definir corretamente, as datas e as personagens, no avanço e recuos do romance.
Este, é um livro que me prendeu, desde a primeira página. 
Enredou-me num misto de mistério, romance, imensas referencias históricas e reflexões sobre a complexidade da mente humana...
O livro é narrado na primeira pessoa, girando a volta de uma família central e vai incluindo outras famílias e diversas personagens, incluindo o próprio narrador, o qual nunca sabemos o seu nome...
Passo a passo, página a página, vamos como que assistindo ao decorrer de um filme, sempre atentos, com atenção aos pormenores e no final... queria mais! Afinal ficaram "pontas" por resolver...
RECOMENDO a sua leitura VIVAMENTE!

Deixo aqui a Sinopse:
História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, Três Vidas é um dos mais importantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.
António Augusto Milhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha ativa das grandes guerras do século XX. O nosso narrador, um lisboeta de origens modestas, entra na história quando Milhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida. A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, que desaparece após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três...

domingo, 6 de outubro de 2019

6 Outubro

Hoje é dia de eleições legislativas, para a Assembleia da Republica.
Mesmo sem poder andar, porque na quarta-feira passada, dia 2, fui intervencionada aos dois pés, uma vez que me apareceu um problema nos dedos dos pés, resolveram encavalitarem-se uns nos outros, embora o cirurgião indique que isto é uma doença hereditária, mas eu desconheço algum antepassado direto que sofresse deste problema... mas como acima dizia, mesmo sem poder andar, já fui cumprir o meu dever cívico, já votei.
Mas para mim, dia 6 de Outubro, é muito mais do que dia de eleições, faz hoje 2 anos que a minha Comadre M. teve um AVC.
A recuperação tem sido lenta, com muitos avanços mas também com alguns recuos. Mas tem um cuidador espetacular! 
Força M
Força J

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Mia Couto - O Bebedor de Horizontes

aqui escrevi sobre os dois livros da trilogia de Mia Couto, "As Areias do Imperador".
Agora terminei a leitura do terceiro livro: "O Bebedor de Horizontes".
Neste livro é narrada a viagem do Imperador de Gaza, Ngungunyane ou em português: Gungunhana, feita através dos Oceanos Indico e Atlântico, bem como toda a violência de que ele foi alvo.
Tudo é uma tragedia! 
A deportação e o exilio para os Açores, de um homem, de um Rei Africano, são um vexame... e as condições são do pior... hoje, nos nossos dias, não deveriam de ser muito diferentes... é a Guerra...

sábado, 21 de setembro de 2019

Depois dos 60

           As vantagens de ter mais de 60 anos
Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família, por menos cabelos brancos ou por um corpo mais liso!

Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim, e menos crítica de mim mesma!
Eu tornei-me... minha própria amiga.

Eu não me censuro por comer biscoitos extra, por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo, que eu não precisava!
Eu tenho o direito de ser desarrumada, de ser extravagante, se me apetecer!

Já vi muitos deixarem este mundo, cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Quem me vai censurar, se eu resolver ficar lendo ou jogando no computador, até às quatro horas da manhã e dormir até ao meio-dia?

Quem me irá tirar o prazer de ficar na cama ou na frente da televisão  o tempo que eu quiser?

Eu sei que por vezes estou esquecida, mas há algumas coisas na vida que devem mesmo ser esquecidas!

Eu recordo-me das coisas importantes! Claro, ao longo dos anos, do tempo, o meu coração foi-se muitas vezes partindo...
Mas corações partidos, são os que nos dão força, compreensão e compaixão...

Na verdade, eu penso que sou abençoada, por viver o suficiente, para já ter os meus cabelos grisalhos, e ter os risos dos meus filhos e netos, gravados para sempre, em meu coração.

Muitos, morreram... antes de seus cabelos virarem prata...

Conforme se vai envelhecendo... é mais fácil ser-se positivo! Preocupamo-nos menos com o que os outros pensam.

Eu nem desgosto de ser velha...




domingo, 15 de setembro de 2019

E o Mundo Nunca mais foi o mesmo...

O dia 11 de Setembro de 2001, esse dia, foi o dia em que TUDO mudou! 
O Mundo nunca mais foi o mesmo!
Já passaram 18 anos sobre esse dia, mas lembro-me muito bem desse dia e dos outros que lhe seguiram... INACREDITÁVEL!
Calculam que terão morrido mais de 3000 pessoas, com o desmoronamento das saudosas Torres Gémeas, do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova Iorque, após os propositados embates de aviões contra as torres.
Morreram todas as pessoas que se encontravam a bordo dos aviões, bem como, muitas das que trabalhavam nos edifícios.
As torres desmoronaram cerca de 2 horas após os embates, destruindo outros edifícios vizinhos e tudo em redor.
Após este atentado terrorista, este atentado violento e suicida, outros lhe têm sucedido e em outros países. 
O Mundo mudou! E para pior! 
O Mundo Nunca mais foi o mesmo!

15 anos Rock in Rio - Torre de Belém - Lisboa

1º. dia da festa dos 15 anos - Maestro Rui Massena e Orquestra - algo a não perder, Magnifico!
(Vídeo retirado do You Tube)







quarta-feira, 17 de julho de 2019

Mia Couto - A Espada e a Azagaia

Há algum tempo atrás escrevi aqui sobre "Mulheres de Cinza", o primeiro livro da trilogia de Mia Couto, com o nome "As Areias do Imperador", o qual amei.
Agora, escrevo sobre o segundo livro dessa trilogia, com o nome: "A Espada e  a Azagaia". 
Lamento, mas gostei mais do primeiro. Este livro é uma narração decadente, tanto dos Africanos como dos Portugueses... 
..."As guerras são tapetes. Por debaixo deles se ocultam as imundícies dos poderosos"
Vamos ver como será o terceiro, "O Bebedor de Horizontes".

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Pessoa conflituosa






Que gera conflitos, desentendimento ou desacatos com os outros ou entre os outros. 
Que possui inclinação para o conflito


domingo, 14 de julho de 2019

Portugal é Campeão do Mundo de Hóquei em Patins - 14 Julho, 2019

Após um jogo de nervos, Portugal tornou-se hoje Campeão Mundial de Hóquei em Patins, 16 anos depois da ultima vez, ao vencer a Argentina por 2-1, durante o desempate por grandes penalidades, na final do Campeonato do Mundo, em Barcelona.
Portugal está de Parabéns! Viva Portugal!
O meu Obrigada aos jogadores!


sexta-feira, 12 de julho de 2019

Willow Tree = Salgueiro - de Susan Lordi - Porto de Magia

Minha casa
Mi Casa

Willow Tree = Salgueiro - de Susan Lordi - Porto de Magia

Ver a imagem de origem


Home

Juntos, nossa família está em casa.

Deseja-se capturar o tempo em nossa vida, quando há muita emoção, felicidade, e se espera um grande desconhecido mas que já se ama.
Representa os conceitos de casa e família que se está criando, a própria família, a própria casa. 
Um novo ciclo de vida. 
Por vezes parece assustador, mas juntos, constrói-se algo permanente que é nossa pertença. 

Willow Tree = Salgueiro - de Susan Lordi - Porto de Magia


Ver a imagem de origem




Quietly encircled by love 
 Tranquilamente cercado por amor

Silenciosamente é uma peça muito calmante, especialmente para uma mãe ou avó.
Podem ser dois meninos, duas meninas de cabelo curto ou uma menina e um menino... o importante é a tranquilidade do Amor que os une!








Willow Tree = Salgueiro - de Susan Lordi - Porto de Magia

Ver a imagem de origem




















GERAÇÕES

Eu aprendi a costurar de minha mãe, e ela aprendeu com sua mãe.
Esta peça não só retrata o processo de aprendizagem, compartilha e criação, mas também a geração de memórias que são passadas com amor através de gerações. 
Espera-se que resuma com qualquer pessoa que tenha carinhosamente realizado qualquer tradição especial dentro de sua família. "

Willow Tree = Salgueiro - de Susan Lordi - Porto de Magia


WT Surprise

SurpreSA

"Quando as tulipas florescem, elas são uma surpresa tão deliciosa. (...)   
Esta figura segurando um buquê de tulipas roxas poderia ser dada a um amigo como um presente de parabéns, um presente de bem-estar, um símbolo de esperança e renovação. (...) 
Um buquê de tulipas também pode ser o pequeno presente surpresa que eleva o espírito de alguém sem nenhuma razão. "

Willow Tree = Salgueiro - de Susan Lordi - Porto de Magia


HAPPINESS 
FELICIDADE


Esta peça faz parte de uma linha íntima de esculturas que podem representar vários tipos de sentimentos, como o amor, a proximidade, a cura, a coragem e a esperança... 
As emoções que encontramos ao longo da nossa vida.
PARABENS!!
Assim se espera que sejas e te sintas!

quarta-feira, 10 de julho de 2019

"Dia não" - Katia Guerreiro



Acordei, era domingo
Saltei da cama contente
Nas torneiras nem um pingo
Nem nas tomadas corrente
Quis fugir à barulheira
Do vizinho c’oas mudanças
Na escada, a minha porteira
Deu-me um postal das finanças
Dia não é dia não
Tentei comer sossegada
Na tasca da minha rua
A carne vinha queimada
A batata vinha crua
Depois fui ao Corte Inglês
Para assistir à sessão
Era um filme Japonês
Legendado em Alemão
Dia não é dia não
Passeando à beira rio
Apeteceu-me ouvir fado
Fui à tasca do Vadio
O Chico tinha faltado
Era tal a ganideira
Quis fugir mas ao pagar
Dei por falta da carteira
Ainda tive de cantar
Dia não é dia não
Saí com um grão na asa
Uma nódoa no casaco
Perdi as chaves de casa
Acabou-se-me o tabaco
Deitando contas à vida
Comecei a andar a pé
Atravessei distraída
Fui parar a s. José
Dia não é dia não
Por ter uma mão dorida
Fiquei três horas na bicha
E quando fui atendida
Houve um engano na ficha
Acordei na enfermaria
Alguém disse com voz terna
Correu bem a cirurgia
Engessámos-lhe uma perna
Dia não é dia não
Em descanso finalmente
Pensei ao ver-me em pijama
Ele há dias em que a gente
Não deve sair da cama

Dia não é dia não

Dia não é dia não

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Dra. Cesina Bermudes

Cesina Borges Adães Bermudes, nasceu em Lisboa, na freguesia dos Anjos, em Maio de 1908 e veio a falecer em Dezembro de 2001, com 93 anos.
Foi a primeira mulher do país doutorada em medicina Obstetra em 1947 e obteve 19 valores.
Era filha de Cândida Bermudes e do escritor teatral e ensaísta Félix Bermudes.
Estudou no Liceu Camões, onde foi a única rapariga numa turma de 15 rapazes.
Licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa, durante os anos 30 e, também fez o Internato Geral, o Internato de Cirurgia e mais tarde a especialidade de Obstetrícia.
Ser medica foi um sonho de menina, tinha decidido sê-lo aos seus 11 anos de idade, quando um seu tio, Lacerda e Melo, lhe falou do que era ser medico de aldeia, das consultas a pessoas pobres, sem cobrar qualquer dinheiro, pois que não tinham como pagar... 
Nos anos 50 foi para Paris estudar as "Novas Técnicas do parto Psicoprofilático", mais conhecido por "Parto sem dor".
Foi precursora desse método em Portugal, divulgando-o em diversas revistas médicas.
Afirmava que "... era absolutamente inconcebível que um ato perfeitamente fisiológico e natural, fosse doloroso na mulher e o não fosse nas outras fêmeas mamíferos. É uma questão psicológica! Psicossomática!..."
Devido a diversos acontecimentos políticos, ocorridos no nosso pais, aos quais a Dra. não foi indiferente, resolveu manter-se disponível para a assistência médica a mulheres clandestinas devido a problemas políticos e também, a mulheres parturientes pobres que não podiam pagar os serviços médicos, ficando á mercê de curandeiras... 
Era uma mulher de estatura pequena mas tinha um coração sem fronteiras de tão grande ser!
Era uma mulher extraordinária, de uma energia exuberante.
Era uma mulher franzina, de rosto miúdo e olhar vivo, de passo apressado e de penteado de sempre: uma trança a emoldurar-lhe o rosto.,
Cesina Bermudes, acreditava na reencarnação. Afirmava com convicção: "... Temos tanta coisa para fazer neste Mundo que não há possibilidade de o conseguir numa única vida. É muito mais inteligente que tenhamos vidas sucessivas para irmos aprendendo a evolução dos tempos, a evolução física e psíquica, a evolução dos sentimentos, dos pensamentos, das criações. As pessoas têm de aprender a ideia da fraternidade. Temos de vir cá diversas vezes para tudo aprender e aperfeiçoar..."
Quando uma vez lhe perguntaram, em que gostaria de reencarnar a próxima geração, respondeu:
- "... Provavelmente voltava a ser medica, há ainda muito para aprender e fazer... mas precisava de uma outra reencarnação para a minha formação musical. Nesta vida, desenvolvi a capacidade de investigação cientifica, bem como a parte literária e desportiva. Mas do ponto de vista musical, foi uma desgraça..."

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Marchas Populares 2019

Aqui a pontuação dos 20 Bairros Populares a concurso:

1.º Marcha do Alto do Pina (216 pontos)
2.º Marcha de Alfama (207,5 pontos) - Além de ter ficado em 2º. lugar, também recebeu o Prémio Figurino, juntamente com a marcha vencedora e com a marcha de S. Vicente.
3.º Marcha da Penha de França (194,5 pontos)
4.º Marcha de S. Vicente (182,5 pontos) - Além do 4º. lugar, também recebeu os Prémios de Cenografia, juntamente com a marcha de Carnide, bem como o Prémio Figurino, juntamente com a marcha vencedora e com a marcha de Alfama.
5.º Marcha do Bairro Alto (171,5 pontos) - Além do 5º. lugar, também recebeu o Prémio Letra, juntamente com a marcha vencedora.
6.º Marcha de Alcântara (171 pontos)
7.º Marcha de Marvila (170,5 pontos)
8.º Marcha da Bica (170 pontos)
9.º Marcha dos Olivais (168,5 pontos)
10.º Marcha de Carnide (167 pontos) - Além do 10º. lugar, também recebeu o Prémio de Cenografia, juntamente com a marcha de S. Vicente.
11.º Marcha do Castelo (161,5 pontos)
12.º Marcha do Bairro da Boavista (155,5 pontos)
13.º Marcha da Madragoa (149,5 pontos)
14.º Marcha da Baixa (146 pontos)
15.º Marcha da Ajuda (142,5 pontos)
16.º Marcha da Mouraria (138,5 pontos) - Além do 16º. lugar, também recebeu o Prémio de Melhor Musicalidade.
17.º Marcha da Graça (135 pontos)
18.º Marcha da Bela Flor-Campolide (132 pontos)
19.º Marcha do Beato (128 pontos)
20.º Marcha do Parque das Nações (110 pontos) - Tema da marcha: Parque das Nações - Princesa dos Oceanos