Antes de mais, vamos a explicações:
- Sobre o BREXIT - é uma palavra ou um termo, resultante da "fusão" de duas palavras inglesas, BRITAIN - diminutivo para Grã-Bretanha ou Reino Unido e EXIT - que em português significa saída.
Logo Brexit é a palavra que define a saída do Reino Unido da União Europeia.
- Theresa May - É a Primeira Ministra do Reino Unido e Lidera o Partido Conservador desde 2016. Em Julho desse mesmo ano e, após David Cameron renunciar a esse cargo, Theresa May concorreu a líder desse partido e venceu com 60% dos votos, tornando-se assim na segunda mulher a ser Primeira Ministra do Reino Unido, sendo que a primeira foi Margaret Thatcher há já alguns anos atras.
Theresa May, teve a seu cargo o processo BREXIT e não foi nada fácil!
Dai resultaram: eleições gerais antecipadas, ainda nesse ano, que foram um fracasso, sem maioria para os Conservadores, o seu partido; teve de fazer coligação e formar um governo minoritário, para se manter no poder. Teve votos de Não confiança, e moções de desconfiança mas, foi sobrevivendo a ambos e mantendo-se no cargo. Tudo tentou para levar em frente as negociações do Brexit, até que em 24 deste mês, anunciou a sua renuncia como primeira ministra, após três tentativas mal sucedidas de chegar a um acordo para o Brexit.
Na verdade Theresa May defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia, mas aceitou o resultado do referendo que deu a vitoria ao Brexit.
Por tudo isto, o nosso Vasco Palmeirim dedicou-lhe uma canção, como não poderia deixar de ser.