Mais um livro que li do autor, José Rodrigues dos Santos, e mais uma vez me prendeu desde o seu inicio e, mais uma vez GOSTEI!
José Rodrigues dos Santos em "Vaticanum", foca e mistura dois temas escaldantes, e infelizmente, muito atuais:
- Por um lado, e após a eleição do Papa Francisco, a grande visibilidade dos escândalos do banco Ambrosiano e do banco do Vaticano, como é do conhecimento geral, tendo em conta a corrupção e as suspeitas de ligações a Mafia e a lavagem de dinheiros, etc.;
- Por outro lado, o Estado Islâmico e os seus ódios de estimação ao cristianismo.
Este livro é um thriller religioso que nos prende desde o inicio, através da sua arte de suspense, o que torna muito difícil a interrupção da leitura.
Sinopse
Um comando do estado islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o Papa desaparece.
Horas depois surge na internet um vídeo em que os terroristas mostram o Sumo Pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante:
O PAPA SERÁ DECAPITADO EM DIRECTO À MEIA-NOITE.
O relógio começa a contar.
O rapto do Papa desencadeia o caos.
Milhões de pessoas saem à ruas, os atentados sucedem-se, multiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra.
Apanhado, acidentalmente, no epicentro da crise, quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha, (o habitual herói dos livros do escritor) vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do Papa e cruza-se com um nome enigmático:
OMISSIS
A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Sé.
Boas leituras!