segunda-feira, 21 de abril de 2025

Papa Francisco

 

Papa Francisco morreu hoje, segunda-feira, dia 21 de abril de 2025, às 07H35 da manhã, 06H35 de Lisboa, aos 88 anos, anunciou o Vaticano. 

Papa Francisco nascido em Buenos Aires, na Argentina, foi o primeiro Papa natural da América Latina e o primeiro Papa não Europeu e o primeiro Jesuíta a ascender ao trono de Pedro. 

Papa Francisco foi eleito em 2013, tendo assumido o cargo durante 12 anos, marcou seu pontificado com o compromisso com os mais vulneráveis, o combate aos abusos sexuais, com a ecologia, com o diálogo inter-religioso, com as guerras e com uma pandemia

A sua morte ocorreu um dia após a sua última aparição pública, ontem, Domingo, 20 de Abril de 2025, Dia de Páscoa, na Bênção da Páscoa, onde ele apareceu enfraquecido, proferindo sua solene bênção Urbi et Orbi na sacada central da Basílica de São Pedro.

Os médicos que o acolheram no Hospital de Gemelli afirmam que o líder máximo da Igreja Católica "morreu em paz", ainda que na verdade a sua evolução clínica tivesse dado esperança aos fiéis, uma vez que há cerca de um mês havia recebido alta, após cerca de 2 meses de internamento e parecia apresentar melhoras das complicações resultantes de uma pneumonia bilateral.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Jorge Mário Bergoglio era filho de imigrantes italianos. 
Seus pais, Mário José Bergoglio e Regina Maria Sivori, deixaram Itália para irem para a Argentina na década de 1920, fugindo das dificuldades económicas de seu país natal. 
Essa dupla cultura influenciou fortemente a visão do futuro Papa, misturando tradição europeia e identidade latino-americana.

Antes de se tornar Padre, Jorge Mário Bergoglio interessava-se por Química e chegou a trabalhar num Laboratório. 
Foi somente depois de uma experiência significativa, durante a qual sentiu uma profunda vocação religiosa, que ele escolheu entrar para o seminário. 
Ingressou então na Companhia de Jesus (os Jesuítas) em 1958 e foi ordenado Padre em 1969.

Sua carreira eclesiástica foi marcada pela constante preocupação com os mais pobres. Como Arcebispo de Buenos Aires, destacou-se pela humildade e pelo compromisso com as pessoas marginalizadas, chegando a privilegiar o transporte público em detrimento dos veículos oficiais.

Fiel aos seus valores, manteve seu estilo de vida simples e continuou a afirmar a importância da humildade e da proximidade com os fiéis. 
Seu apego à família, às tradições populares e à justiça social são todos indicadores que explicam sua popularidade e influência pelo mundo.

Hoje o Mundo ficou mais pobre e o Céu mais Brilhante!!

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Descolamento de retina: sintomas, causas e cirurgia

 Descolamento de retina

O que é?

O descolamento de retina é uma situação de emergência, na qual a retina se encontra descolada da sua posição correta.
Quando isso acontece, uma parte da retina deixa de ter contato com a camada de vasos sanguíneos do fundo do olho e, por isso, a retina deixa de receber a quantidade de sangue e oxigênio necessária, podendo resultar em morte dos tecidos e cegueira.

Geralmente, o descolamento de retina é mais frequente após os 50 anos, devido ao envelhecimento, porém, também pode surgir em pacientes jovens que sofreram pancadas na cabeça ou olho, que têm diabetes ou que apresentam problemas no olho, como glaucoma.

O descolamento de retina tem cura através de cirurgia, mas o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar que a retina fique muito tempo sem oxigênio, originando complicações permanentes. Assim, sempre que existir suspeita de um descolamento de retina é muito importante ir imediatamente ao oftalmologista ou ao hospital.

Olho com descolamento da retina


Principais Sintomas

Os sintomas que podem indicar um descolamento da retina são:
* Pequenas manchas escuras, semelhantes a fios de cabelo, que surgem no campo de visão;
* Flashes de luz que surgem de forma repentina;
* Sensação de dor ou desconforto no olho;
* Visão muito embaciada;
* Sombra escura que cobre uma parte do campo de visão (este foi o meu único sintoma)

Estes sintomas, normalmente, surgem antes do descolamento de retina e, por isso, é recomendado consultar um oftalmologista imediatamente para fazer um exame completo do olho e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações graves, como cegueira.

Causas e Cirurgia

O que causa o descolamento de retina

O descolamento de retina acontece quando o vítreo, que é um tipo de gel que se encontra no interior do olho, consegue escapar devido a alguns golpes de retina que por vezes podem acontecer, e se acumula entre a retina e o fundo do olho, fazendo com que a retina se descole de seu local normal.

Isso é mais comum com o avanço da idade e, por isso, o descolamento de retina é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, mas também pode acontecer em jovens que tenham sofrido alguma lesão num olho ou com inflamações frequentes do olho.

Nestes casos, a retina pode ir se tornando cada vez mais fina e acabar por romper, deixando que o vítreo se vá acumulando atrás e cause um descolamento.

A cirurgia é a única forma de tratamento para descolamento de retina e, por isso, a cirurgia precisa ser feita sempre que se confirma o diagnóstico de deslocamento de retina.


Quando é necessário fazer cirurgia

Dependendo se já existe descolamento de retina ou se apenas existe um rompimento de retina, o tipo de cirurgia pode variar:
 
Laser: o oftalmologista aplica um laser até à retina que promove a cicatrização de pequenos rasgões que podem ter surgido;
* Criopexia: o médico aplica uma anestesia no olho e depois com a ajuda de um pequeno aparelho congela a membrana externa do olho, para fechar qualquer fissura na retina;
* Injeção de ar ou gás no olho: é feito com anestesia e, neste tipo de cirurgia, o médico retira o vítreo que está acumulado atrás da retina. Depois injeta ar ou gás no interior do olho, para ocupar o lugar do vítreo e empurrar a retina para o local correto. Ao fim de algum tempo, a retina cicatriza e o ar, ou o gás, é absorvido e substituído por uma nova quantidade de vítreo. (Este foi o meu procedimento).

No pós-operatório da cirurgia para descolamento de retina é comum sentir algum desconforto, vermelhidão e inchaço no olho, especialmente nos primeiros 7 dias. 
Dessa forma, o médico geralmente receita colírios para aliviar os sintomas até à consulta de revisão.
A recuperação do descolamento de retina depende da gravidade do descolamento, sendo que, nos casos mais graves, em que houve descolamento da parte central da retina, o tempo de recuperação pode durar várias semanas e a visão pode não ficar igual ao que era antes. 
A qualidade da visão após a cirurgia de descolamento de retina depende, em parte, do quanto da visão foi afetada. Pode levar muitos meses para melhorar após a reparação de um descolamento de retina. Algumas pessoas não se recuperam completamente.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Para mim




 

Cinema: "Vitória"



O filme "Vitória", é baseado num drama Verídico.
Digamos que o drama, o filme, "Vitória"é uma espécie de uma "janela indiscreta" efetuada por uma idosa (e que idosa, 95 anos efetuados em Outubro passado) e que esta, se vai envolvendo preocupada e assustada, com tudo o que vai observando, das janelas da sua casa que dão para uma favela...
O seu envolvimento e preocupação é tal que, acaba ajudando a desmantelar uma rede de tráfico de droga na dita favela.
O caso verídico, sucedeu em 2005.
Uma idosa negra que conseguiu denunciar uma rede de corrupção, crime e tráfico de drogas, na favela Ladeira dos Tabajaras, no Rio de Janeiro.
Fernanda Montenegro, constrói em "Vitória" uma mulher feita de fibra e luz, garra e inquietação.
Como sempre, Fernanda Montenegro é ADMIRAVEL!

O Governo AD caiu

Caiu o Governo!

E, claro que o Vasco Palmeirim iria fazer uma música.

Afinal, cada vez que um Governo cai...

Força Vasco Palmeirim! Gostamos de te ouvir!


terça-feira, 4 de março de 2025

Luís Osório - Postal do dia - "Ninguém tem coragem de dizer o que José Raposo é..."

 

Ninguém tem coragem de dizer o que José Raposo é

Muito se escreve sobre o ator José Raposo, mas poucos dizem a única coisa que verdadeiramente conta no que ele é.

Tenho ouvido e lido sobre José Raposo, mas nada do que oiço ou leio resume o que verdadeiramente conta no que ele é.

Dizem-me que é um ator generoso.

Que a sua relação com Maria João Abreu era magnífica e frutuosa.

Que é um dos mais admirados pelo povo que vai ao teatro de revista ou pelo que segue as novelas.

Que é um cidadão empenhado.

Que não há ninguém que dele não goste.

Tudo coisas excelentes, mas nenhuma delas diz o essencial.

É que José Raposo é um gigante.

Um dos melhores atores da história, mas também um dos mais esquecidos no momento em que se fazem os rankings, talvez por ter feito rir durante demasiadamente tempo, talvez por aceitar projetos populares, talvez por ser revisteiro.

Mas vê-lo a representar a figura de Rui Nabeiro.

Vê-lo no papel do produtor Mário Martins em Variações.

Vê-lo na pele de Macbeth, encenado por Mónica Calle.

Ouvi-lo em dobragens que marcam os miúdos ou observar o trabalho que tem feito na Casa do Artista.

Meu Deus…

…quando deixaremos nós de ser provincianos?

Observá-lo no seu caminho é reconhecer a sua excelência, o seu enormíssimo talento misturado com uma humildade que o faz parecer de carne e osso como a maioria dos outros.

É de carne e osso, mas de uma carne e de um osso diferentes da maioria.

Carrega uma alma luminosa que o distingue, que lhe oferece as ferramentas para ser o que poucos atores conseguem.

E há uma outra coisa.

É o mais completo – o que faz rir e chorar, o que faz pensar e indignar, o que nos faz sentir que é verdade tudo o que diz, o que é genuíno e, ainda assim, generoso com um mundo todos os dias mais egocêntrico, invejoso e intolerante.

José Raposo, já chega de calar o que entra pelos olhos dentro.

segunda-feira, 3 de março de 2025

Estamos de Parabéns!

Como nos lembramos bem... 

Hoje... hoje começou há 50 anos... estamos de PARABÉNS!!


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Cinema: "Ainda Estou Aqui"

 


"Ainda Estou Aqui" um filme que fez o Brasil falar sobre a ditadura militar brasileira, um regime autoritário que teve inicio com um golpe militar, derrubando o governo existente, eleito democraticamente, tendo durado de Abril de 1964 até Março de 1985.

O Brasil nunca julgou os crimes cometidos durante a ditadura militar, deixando para trás mortos, desaparecidos e vítimas de torturas e detenções ilegais.
Uma lei de amnistia aprovada em 1979 pelo regime militar impediu a punição dos culpados.

"Ainda Estou Aqui" um filme brasileiro, protagonizado por Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro e nomeada ao Óscar de Melhor Atriz, e por sua mãe, a conceituada atriz Fernanda Montenegro.


"Ainda Estou Aqui" está nomeado ao Óscar de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, 

Sinopse

"Ainda Estou Aqui" é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. 
A história retrata os anos 70, do século XX, em que a vida de uma mulher comum, advogada, casada com um importante político, muda drasticamente, após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar. 
Forçada a abandonar sua rotina de dona de casa, Eunice Paiva (Fernanda Torres e Fernanda Montenegro) transforma-se em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão. 
O filme explora não apenas o drama pessoal de Eunice Paiva, mas também o impacto do regime militar na vida de milhares de famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres na resistência. 
Com uma narrativa profunda e sensível, "Ainda Estou Aqui" traz à tona, um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. 
A obra é um tributo à força de Eunice Paiva que, contra todas as adversidades, se torna uma figura central na luta pelos direitos humanos no Brasil.

"Sou um deputado revendedor" - Vasco Palmeirim faz canção a Miguel Arruda



A Breve Vida das Flores - Valérie Perrin

 

Preciso de vos informar que A Breve Vida das Flores deve ser lido lentamente, para ser apreciado, lido com calma e com atenção, atenção a todos, todos os pormenores...

A Breve Vida das Flores é um livro algo mágico, pois tem a capacidade de nos prender a atenção através do coração.

A Breve Vida das Flores é um livro que nos marca, nos preenche e que nos fica na memória.

A Breve Vida das Flores é um livro muito completo. Vamos saltando pagina a pagina, entre passado e futuro.

A Breve Vida das Flores é um livro para a vida e que vou recordar e recomendar durante muitos anos.

Sinopse

Íntimo, poético e luminoso.

O romance protagonizado por uma mulher que, contra tudo e contra todos, nunca deixa de acreditar na felicidade.

Violette Toussaint é guarda de cemitério, numa pequena vila da Borgonha. 
A sua vida é preenchida pelas confidências  comoventes, trágicas, cómicas, dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. 
E os seus dias pareciam ser assim para sempre. 
Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette Toussaint, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. 
É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.

Atmosférico, tocante e  tantas vezes hilariante, este é um romance de vida dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. 
Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.

sábado, 11 de janeiro de 2025

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

"O Protocolo Caos" - José Rodrigues dos Santos


Que dizer mais? Que escrever sem correr o risco de me repetir?
A narração é, como de costume, cativante, sendo difícil parar de ler. 
Neste livro "O Protocolo Caos", José Rodrigues dos Santos, dá-nos a conhecer a manipulação da informação através das redes sociais e as consequências ao mais alto nível, com a Rússia no centro da questão para destruir o Ocidente (com foco especial no Brexit, na eleição de Trump para o seu primeiro mandato e na situação em Myanmar).
As manobras que levaram ao assalto ao Capitólio, quando Trump não foi eleito para o segundo mandato.
Nunca são demasiados os alertas sobre os perigos das redes sociais.
Vale muito a pena ler o livro, como sempre!
Ler e discutir o tema, porque as redes sociais estão a ser, cada vez mais, a única fonte de informação da maioria da população, especialmente os jovens.
Cada vez se torna mais difícil distinguir o que é notícia verdadeira e o que é noticia falsa

SINOPSE

Um homem encapuzado sai do carro e abre fogo contra a multidão. 
Morrem dezenas de pessoas, incluindo bebés. 
Depois do massacre, tira a máscara e revela a sua identidade: Tomás Noronha.

Um polícia na Rússia é alertado para atividades suspeitas na cave de um prédio. 
O que descobre irá mudar a história do país.

Uma família americana desfaz-se sem que perceba porquê. 
A tragédia arrasta-a para uma conspiração que vai dilacerar os Estados Unidos.

Uma médica brasileira é perseguida por tentar salvar vidas. 
Para a ajudar, Maria Flor tem de enfrentar a turba.

Um birmanês tem na sua posse um documento comprometedor. 
Se quiser chegar a ele, Tomás Noronha precisa de mergulhar no inferno.
A ligar todos estes episódios está uma mensagem enigmática.

Inspirado em factos reais, "O Protocolo Caos" transporta-nos ao coração da atualidade mais escaldante e mostra-nos como a Rússia e os seus cavalos de Troia no Ocidente usam as redes sociais para destruir o nosso mundo.

"A Médica" - Teatro da Trindade


"A Médica" é uma peça de teatro e apresenta-se ao público no Teatro Trindade, em Lisboa.
"A Médica"... não,  não prescreve receitas mas... faz pensar!!
"A Médica" mostra problemas, coisas complicadas... 
"A Médica" explora temas complexos e problemas éticos...
"A Médica" apresenta ao público um conflito entre medicina e religião
A atriz Custódia Gallego é a protagonista do espetáculo.
A peça conta ainda com Adriano Luz, Sandra Faleiro, Igor Regalla, Inês Castel-Branco, José Leite, Luciana Balby, Maria José Paschoal, Pedro Laginha, entre outros.


"A Médica" passa-se numa clínica privada, o Instituto ALMA, em 1912, onde uma jovem de apenas 14 anos, agoniza após um aborto incompleto e autoadministrado.
A jovem está a morrer de SÉPSIS, devido ao aborto mal feito, mas não tem consciência disso.
Piedade Lobbo, Diretora Fundadora e professora do Instituto ALMA, médica Judia, recusa a entrada de um Padre Católico, no quarto da jovem, para ministrar a extrema unção.
Piedade Lobbo, está convicta que a presença do Padre, não previamente autorizada, pela jovem ou pela família, provocará uma desnecessária ansiedade na jovem.
Após a gravação da discussão entre a médica e o Padre se tornar viral na Internet, a médica começa a ser alvo de fortes reações por parte de alguns colegas do hospital, por um crescente grupo de utilizadores das redes sociais e, por fim, por um painel televisivo constituído por Ativistas de vários Movimentos Sociais. 
Cada um questiona as intenções sobre a proibição a entrada do Padre.
Piedade Lobbo é confrontada com as suas próprias convicções morais, éticas e religiosas...
O debate mais parece ser um Julgamento Público Televisionado, acabando por conduzir mesmo a um Julgamento que culmina no seu afastamento profissional.

Por fim, se puderem, aconselho mesmo a irem ver o espetáculo!

sábado, 4 de janeiro de 2025

"O Mágico de Auschwitz" e "O Manuscrito de Birkenau" - José Rodrigues dos Santos - Duologia de Auschwitz

   
      

"O Mágico de Auschwitz"

Mais um livro fantástico de José Rodrigues dos Santos que nos prende desde o início. 
Um livro que nos faz entender melhor as razões que levaram a um dos períodos mais conturbados de toda a humanidade!
Um livro com personagens carismáticas e um enredo impressionante. 
José Rodrigues dos Santos sabe como contar histórias, especialmente as que contêm um fundo verídico. 
Mais um excelente livro para nos recordar que o mal é algo real e para que nunca nos esqueçamos dos momentos negros da história da Humanidade. 

Recomendo!

SINOPSE

A vida do Grande Nivelli, o mágico Judeu que encanta Praga, muda quando os Nazis invadem a Checoslováquia
A Segunda Guerra Mundial começa e ele é deportado com a família. 
O seu destino é o de milhões de Judeus. 
Auschwitz. 
O Português Francisco Latino sempre foi considerado um bruto na Legião Estrangeira. 
Mas o seu coração amolece durante o cerco de Leninegrado, onde integra a Divisão Azul Espanhola e se apaixona por uma Russa. 
Até que as SS o levam... 
mágico Judeu e o soldado Português unem os seus destinos em Auschwitz Birkenau
A magia do Grande Nivelli será chamada a desempenhar um papel central num evento largamente desconhecido, mas que se revelou a maior conspiração levada a cabo pelas vítimas contra o Holocausto.


"O Manuscrito de Birkenau" 

Este livro conclui a espantosa história iniciada em "O Mágico de Auschwitz" e revela-nos o horror vivido em Auschwitz talvez como ainda nunca tenha sido contado. 
Baseando-se em acontecimentos verídicos e em personagens reais, José Rodrigues dos Santos transporta-nos ao centro do grande campo da morte nazi.
Um livro extremamente duro, deveras ainda bem longe de todo o sofrimento vivido no Holocausto. Dói de ler! Sentimo-nos esmagados! 

Recomendo!

SINOPSE

Auschwitz é o ponto de encontro entre duas figuras singulares. 
Uma é o Grande Nivelli, o mágico Judeu deportado para o campo da morte. 
A outra é Francisco Latino, o legionário Português recrutado pelas SS
Os russos aproximam-se e os nazis preparam-se para o massacre final.
Com o fim à vista, o Judeu e o Português vão unir forças para sobreviver. 
Ao mesmo tempo, a magia do Grande Nivelli irá desempenhar um papel central no maior ato de resistência contra o Holocausto.
A revolta de Auschwitz.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Cancro

O que é o Cancro?

A palavra cancro usa-se para denominar um grupo muito numeroso de doenças que têm em comum o desenvolvimento de células anormais. Por causas muito diferentes, estas células começam a multiplicar-se e a crescer sem controlo, algo que normalmente não acontece num organismo, onde a maioria das células está programada para viver um período determinado e se divide de forma controlada.
As patologias que formam o grupo de males a que denominamos “cancro” são mais de 100. Apesar de serem em elevado número, todas elas têm algo em comum: a maneira como a doença começa.

Como começa o cancro?

Todos os tipos de cancro começam com o crescimento anormal e descontrolado de células que se convertem em cancerosas devido a uma anomalia no seu ADN. 
A função do ADN é dirigir todas as ações das células. 
Entre muitas coisas, determina que a célula deve morrer ao cumprir o seu ciclo vital. 
Uma célula sã é capaz de reparar uma possível anomalia no seu ADN; contudo, as células cancerosas não podem fazê-lo. 
Por conseguinte não morrem, pelo contrário, crescem e formam novas células que o corpo não necessita.
À medida que as células crescem descontroladamente, acabam por formar-se massas chamadas “tumores” ou “neoplasias”, que, à medida que se vão expandindo, podem provocar lesões ou destruir tecidos sãos. 
Estes tumores são denominados “malignos”, porque podem estender-se a outras zonas do corpo, diferentes daquela onde têm origem, produzindo as chamadas metástases.
Para que o cancro se produza, é necessário que suceda uma série de etapas que se desenvolvem com o decorrer do tempo. É um processo longo que pode durar décadas... e tal como já acima referido, o cancro começa com o crescimento anormal e descontrolado de células devido a uma anomalia no seu ADN.

Fundação Champalimaud



Cuidados clínicos
Investigação e Inovação

O Centro Clínico Champalimaud (CCC) é uma instituição médica, científica e tecnológica de última geração, onde, a par da prestação integrada e interdisciplinar de cuidados clínicos especializados, se desenvolvem atividades de investigação aplicada e programas avançados de educação médica e técnica. 
O CCC pratica uma medicina personalizada e centrada no doente que permite alcançar níveis mais elevados de eficácia no controlo da doença, o que se traduz em maior sobrevivência e melhor qualidade de vida.
O CCC está organizado em Unidades Multidisciplinares de Patologia (UMP) – que incluem, entre outros, oncologistas médicos, cirurgiões, radioncologistas, radiologistas, patologistas, geneticistas, especialistas em medicina nuclear, enfermeiros, psico-oncologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e especialistas em cuidados paliativos – que se reúnem regularmente para elaborarem, em conjunto, os planos personalizados de diagnóstico e tratamento ajustados ao caso individual do doente.
Estão em funcionamento oito unidades dedicadas ao tratamento e investigação dos cancros com maior incidência. São elas a Unidade de Mama, a Unidade do Pulmão, a Unidade de Urologia, a Unidade de Digestivo, a Unidade de Ginecologia, a Unidade de Hemato-Oncologia, a Unidade de Neuro-oncologia e a Unidade de Dermatologia.
O Centro Clínico Champalimaud inclui ainda uma Unidade de Neuropsiquiatria que presta cuidados de saúde nesta área, como braço clínico da Champalimaud Research,(pesquisa) garantindo o carácter translacional desta importante área de investigação da Fundação Champalimaud.
Os nossos cientistas e profissionais de saúde trabalham juntos para garantir que todo o conhecimento e técnicas disponíveis são colocados ao serviço da prática médica personalizada de excelência.

"Chocolate Quente às Quintas-Feiras" - Michico Aoyama



"Chocolate Quente às Quintas-Feiras" é um livro com uma história suave, um enredo e linguagem simples e extremamente reconfortante. 
Um livro doce e delicado. Apresenta diversas personagens, todas entrelaçados por um fio condutor.
"Chocolate Quente às Quintas-Feiras" é um livro que quando terminei a sua leitura, me deixou assim como com um "quentinho no coração" ou "Um Chocolate Quente".
"Chocolate Quente às Quintas-Feiras" é um livro fácil de se ler, a qualquer momento do dia, e ainda deixa uma sensação acolhedora no final.

Sinopse

Numa rua secundária de Tóquio, entre filas de cerejeiras em flor, é possível descobrir o Café Marble. Ali, todas as quintas-feiras, às três da tarde em ponto, uma misteriosa rapariga instala-se numa mesa junto à janela e pede um chocolate quente, mesmo nos dias de maior calor. Durante horas a fio, lê cartas em inglês e responde esmeradamente, com uma graciosa caligrafia, usando a sua caneta de aparo. 
Ela é a nossa primeira companhia numa viagem pelos sonhos, medos e alegrias de uma série de personagens, que aparecem e desaparecem na história, ligadas por fios invisíveis.
Encontramos uma publicitária de sucesso que se vê obrigada a cuidar do filho e a fazer-lhe uma omelete;
Uma professora primária que decide pintar as unhas de cor-de-rosa;
Uma jovem que, em vésperas de se casar, tenta encontrar uma amiga com quem já não fala há anos…
Todas elas se cruzam no universo que Michiko Aoyama vai desvendando aos poucos.
Conhecemos e apaixonamo-nos por aquelas personagens, tão próximas de nós nas suas aspirações, nos seus arrependimentos, nas decisões que tomam.
Chocolate Quente às Quintas-Feiras, fiel ao seu título, é um livro para se saborear lentamente, deixando que o tempo passe, reencontrando em cada página o calor daquele café onde todos nos sentimos em casa.

"De Amor e de Sombra" - Isabel Allende

 



Muito bom!

Uma obra emocionante da primeira à última pagina.
A história das personagens entrelaça-se com a história da Ditadura no Chile. 
Um romance Alegre e Triste, com Receio e Desejo. 
Brilhante!


Sinopse

De Amor e de Sombra, o segundo romance de Isabel Allende, relata a apaixonada relação de duas personagens dispostas a arriscar tudo em nome da justiça e da verdade, num país onde as detenções arbitrárias e execuções sumárias são uma prática constante.
A jornalista Irene Beltrán provém de uma Família Burguesa, mas isso não impede Francisco Leal, um jovem fotógrafo e membro da Resistência, de se apaixonar por ela. 
A partir de uma reportagem rotineira, um mundo estranho, oculto pelo discurso oficial, é-lhes revelado, fazendo-os sentirem-se responsáveis perante os factos cruéis que se sucedem. 
É nas sombras do poder, do abuso e das injustiças que o Amor de Irene e Francisco se aprofunda.

Isabel Allende confirma-se como uma narradora de histórias fantásticas, dando vida a personagens que quase saltam das páginas: a mãe decadente e ignorante de Irene, o impulsivo e temerário pai de Francisco e Mário, uma celebridade homossexual e um subversivo sem medo. 
Esta é uma história fascinante de tragédia e de êxtase, de valentia e de sacrífico.
Um romance comovente e estimulante.

Feliz Ano Novo!


Desejo que em 2025 sejamos Abençoados com Muita Saúde e Paz!!