Parabéns e Viva Portugal!
O nosso ex-primeiro ministro, António Guterres, foi eleito Secretário Geral da ONU - Organização das Nações Unidas.
Anteriormente exerceu o cargo de ACNUR - Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, uma das principais Agências Humanitárias do Mundo, fornecendo proteção e assistência a cerca de 34 Milhões de refugiados.
Esta Agência, recebeu por duas vezes, o Prémio Nobel da Paz (1954 e 1981).
A eleição de António Guterres para Secretário-Geral da ONU, promoveu não só o seu próprio mérito, mas também a Diplomacia Portuguesa.
António Guterres é a pessoa certa no lugar certo.
Guterres vai liderar, a partir de Janeiro de 2017, uma Organização com cerca de 10.000 funcionários em 125 países.
Terá de enfrentar diversos problemas Mundiais e tentar encontrar as melhores soluções para as grandes crises das últimas décadas, nomeadamente a crise dos refugiados/deslocados, provenientes dos conflitos em países como a Síria, o Iraque, o Sudão, o Iémene e outros mais.
Irá ter Urgentemente de mobilizar e sensibilizar o Mundo em prol da Paz, Segurança, Direitos Humanos e o tão Urgente Desenvolvimento Sustentável, para Bem do nosso Planeta.
António Manuel de Oliveira Guterres, 67 anos, lisboeta mas também Beirão, por afinidade e coração, de Dornes, na Beira Baixa, terra natal de sua mãe.
Guterres sempre foi um aluno brilhante, tendo-se licenciado no Instituto Superior Técnico, com a classificação final de 19 valores.
Profundamente católico, em 1970, juntamente com Helena Roseta, Marcelo Rebelo de Sousa e Padre Vítor Melissias, cria um grupo de reflexão católica, denominado Grupo de Luz.
Em 1972 filia-se no Partido Socialista, dando assim início a uma longa carreira política que abraça com muita seriedade.
Em 1995 consegue a sua grande vitória eleitoral, pondo fim a 10 anos de governação de Cavaco Silva e, desempenhando o cargo de Primeiro Ministro de Portugal, durante 6 anos.
Demite-se, após a derrota eleitoral do PS, nas eleições Autárquicas de Dezembro de 2001.Toda a sua vida está recheada de solidariedade, tendo fundado o Conselho Português para os Refugiados e a Associação para a Defesa dos Consumidores, DECO.
Nunca poderei esquecer o esforço internacional que Guterres liderou para solucionar a crise em Timor Leste ou mais propriamente, República Democrática de Timor Leste ou na linguagem Tétum, Timor Lorosa'e, aquando da invasão e massacre do povo timorense, pela Indonésia.
Parabéns e Obrigada!!
Sim, parabéns a António Guterres !!! é um cargo de muito prestígio:)))
ResponderEliminarbom fim de semana
Angela