quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Um novo trabalho terminado



Deu-me muito gosto em fazê-lo, contudo, assim  pronto, não demonstra os pontos que são tão bonitos... também as fotos não ajudam... vale o que vale...



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Ontem, foi Domingo Gordo

Foto de Marta Rodrigues da Ponte.
Ontem, foi Domingo Gordo, e diz a tradição que se deve comer carne de porco.
Pensei em fazer para o almoço, "Cozido a Portuguesa" mas, de repente, pensei em "pernil no forno com batatinhas", valeu a pena o trabalho, todos gostaram.
Posso até ter ficado muito cansada, ter ficado com a casa um pouco desarrumada, não ter tido um pouco de descanso, ter cozinhado um pouco mais, mas que importância tem tudo isso, comparado com a alegria de ver os meus filhos e netos. 
Vejam que coisa mais linda, estes meus netos, são umas "coisinhas lindas"!
Amo mesmo de Paixão a minha família! 
Tenho a certeza que se cada um amasse os seus, tudo na vida seria melhor...

Parabéns !


                                                                     

Minha neta, faz hoje, 5 aninhos.
Para ela tudo de Bom!
Quase está uma mulherzinha.






sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Jogos Olimpicos de Inverno 2018, na Coreia do Sul

Coreia do Sul - Pyeong Chang - Jogos Olímpicos de Inverno 2018 - Cidade Olímpica - União, luz e cor na cerimónia de abertura - Discursos Muito Bonitos e de Muito Bom Senso.

Estão oficialmente lançados os Jogos Olímpicos de Inverno 2018.
A cerimónia, em Pyeong Chang, na Coreia do Sul, celebrou a cultura coreana como um todo — Norte e Sul.
Os dois atletas portugueses em competição desfilaram momentos antes da aguardada comitiva conjunta de atletas das duas metades da península coreana.
Pouco passava das 13:00, hora de Lisboa, quando a chama olímpica acendeu a lua que encima o Estádio Olímpico de Pyeong Chang, abrindo os Jogos Olímpicos de Inverno 2018.
A cerimónia começou às 20:00 (11:00 em Lisboa).
A Coreia do Sul inaugurou os Jogos Olímpicos de Inverno 2018 com um espetáculo multimédia que caminha pela história e pela cultura do território a sul.
Cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018 de PyeongChang, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira, 9 de fevereiro.
Olimpíadas de Inverno Pyeongchang 2018
A península da Coreia está dividida pela zona desmilitarizada desde 1953, data da assinatura de um armistício, que determinou um cessar-fogo.
Não tendo sido assinado um acordo de paz, os dois países continuam tecnicamente em guerra. Todavia, para estes jogos, houve uma abertura.
Debaixo de uma mesma bandeira, atletas do Norte e atletas do Sul desfilaram na cerimónia de abertura e vão competir com uma equipa conjunta no torneio feminino de hóquei no gelo.
A delegação norte-coreana que visita o sul, num novo sinal da reaproximação entre as duas Coreias, integra a irmã do dirigente norte-coreano Kim Jong-un, que é a primeira representante da família a deslocar-se ao sul.
E é de união que fala a cerimónia.
Realizada por Song Seung-whan, um ator e encenador sul-coreano, que procurou projetar uma visão de unificação e paz na península.
É certo que a união entre as duas metades do território peninsular surge numa altura em que do Norte surgem ameaças a vários países.
Todavia, esta não é a primeira vez que as Coreias marcham sobre a mesma bandeira.
Aconteceu em Sydney, na Austrália, em 2000.
Também em Atenas, na Grécia, em 2004, e em Turim, em Itália.
Assim, depois de boicotar os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, realizados em Seul, a Coreia do Norte vai participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 com 22 atletas, nas modalidades de esqui alpino, esqui nórdico, patinagem artística, velocidade e hóquei no gelo feminino.
No final da passagem das 91 comitivas, chegou, então, o momento mais aguardado da cerimónia de abertura, com as delegações da Coreia do Sul e da Coreia do Norte a desfilarem em conjunto, sob uma bandeira branca com o mapa da península coreana desenhado a azul.
Tal como havia acontecido aquando da entrada do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e do presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, a irmã mais nova de Kim Jong-un, líder norte-coreano, cumprimentou os responsáveis sul-coreanos presentes no Estádio Olímpico de Pyeong Chang.
De forma simbólica, os discursos inaugurais dos responsáveis da Coreia do Sul e do COI foram feitos com a comitiva coreana por trás.
Foram extraordinários!
No ano passado, os sucessivos ensaios nucleares de Pyongyang e a retórica beligerante do Presidente norte-americano, Donald Trump, elevaram a tensão para níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia.
A China, que é o principal aliado diplomático e maior parceiro comercial do regime norte-coreano, defende o regresso ao diálogo e propõe que Pyongyang suspenda o programa nuclear em troca do fim dos exercícios militares conjuntos entre Washington e Seul, que Pyongyang considera um treino para uma invasão.
A comitiva portuguesa, liderada por Kequyen Lam, um dos dois atletas lusos em prova – juntamente com Arthur Hanse –, foi a 82.ª a entrar no Estádio Olímpico.
Quem roubou todas as atenções foi a comitiva do Tonga — mais uma vez. Pita Taufatofua, o porta-bandeira daquele país na cerimónia inaugural dos Jogos de Inverno 2018 desafiou as temperaturas glaciares da Coreia do Sul ao desfilar em tronco nu e coberto de óleo.
Taufatofua foi um dos destaques na cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos de Verão em 2016 no Rio de Janeiro, com o seu traje tradicional de Tonga e exibindo o tórax musculoso, uma imagem que deu a volta ao mundo.
Olimpíadas de Inverno Pyeongchang 2018
Mas, ao contrário do clima quente da festa no Maracanã, o atleta de 34 anos, que disputa no taekwondo, enfrentou esta sexta-feira uma temperatura de -5 graus e uma sensação térmica de -10 graus.
Destaque também para o desfile da comitiva russa, que conta apenas com atletas convidados pelo Comité Olímpico Internacional, que entrou sob bandeira neutra, depois de o país ter sido proibido de participar devido a um caso de doping sistemático apoiado pelo governo.
Mais de 2.900 atletas disputarão os 102 títulos em jogo correspondentes a sete desportos e 15 categorias, até 25 de fevereiro.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Brasil - Michael Jackson

Vejam, oiçam, vale mesmo a pena!

Inicio de treinos ao ar livre

Pois é, tal como tinha avisado, na segunda feira passada dei inicio as aulas de treinos ao ar livre, a que chamo a nossa "Turminha". O ambiente é bom, as pessoas apesar das idades, são muito agradáveis e bem dispostas e o professor é muito generoso.
Acima, eu a caminho para o treino. O dia estava muito bonito, apesar do frio. Têm sido manhãs muito agradáveis. E não é brincadeira, o corpinho já dói, principalmente as pernas. Mas como diz o meu marido, são dores agradáveis... eu não concordo, para mim dor é sempre dor... mas faz bem e principalmente bem dispõe ver o verde e o sol pela manhã, bem como o rio Tejo.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

PERIGO: Lagartas do Pinheiro

Muito Cuidado, pode causar Graves Complicações de Saúde Publica!
Leiam com atenção!
http://rr.sapo.pt/noticia/104825/parecem-fofinhas-mas-sao-perigosas-atencao-a-lagarta-do-pinheiro

Parecem fofinhas, mas são perigosas: atenção à lagarta do pinheiro

05 fev, 2018 - 10:12

Se mexer numa lagarta com pelos, ligue logo para a Linha Saúde 24 ou dirija-se a uma unidade de saúde. Nos animais, deve contactar logo o veterinário.
                              
Lagarta do pinheiro representa perigo para a saúde pública

Lagarta do pinheiro representa perigo para a saúde pública

São perigosas e o tempo quente deste outono favoreceu o seu crescimento. As lagartas do pinheiro causam urticária e problemas respiratórios e podem mesmo ser fatais no caso dos cães, por exemplo.
Este ano, tem havido vários relatos de lagartas do pinheiro em muitos jardins e matas de Lisboa. A Câmara Municipal diz que monitoriza a evolução destes insetos durante todo o ano e que, como sempre, tomou medidas de prevenção, mas as condições climatéricas não ajudaram.
“Nos espaços municipais, vamos fazendo a remoção dos ninhos, mas vão sempre aparecendo mais”, afirma à Renascença a bióloga do gabinete do vereador do ambiente, Sofia Ribeiro.
A especialista confirma que estas lagartas representam um perigo para a saúde pública e diz que “os ninhos são queimados para evitar o contacto com os pelos urticantes da lagarta”.
Manuela Branco, do Instituto Superior de Agronomia, confirma que “anos secos são favoráveis para o crescimento desta população”, porque “a precipitação cria condições para se desenvolverem fungos que matam as larvas, quer quando estão nos ninhos quer quando se enterram no solo”.
“Este ano, houve um outono muito quente, o que permitiu que as larvas crescessem mais rapidamente e, provavelmente, os ninhos também se desenvolveram mais cedo”, acrescenta.
Por onde andam as lagartas?
“Entre janeiro e fevereiro, as larvas descem das árvores e vão enterrar-se no chão” e “é nesta fase que há mais risco de entrar em contacto com pessoas, crianças e animais, quer por curiosidade quer por ignorância – não percebem o risco que correm”, explica a especialista do Instituto de Agronomia (ISA).
A prevenção deve ser feita “em setembro/outubro”, que é quando estes insetos estão nos ninhos. Nesta fase, há que cortá-los e queimá-los, “de modo a evitar que [as larvas] desçam e entrem em contacto com as pessoas”.
O que fazer se se tocar numa lagarta do pinheiro?
“As lagartas têm uns pelos que têm uma proteína que causa alergia”, diz Manuela Branco, que tem em desenvolvimento um projeto para solucionar o problema da lagarta do pinheiro.
Por isso, os pelos destes insetos chamam-se “urticantes” – podem causar urticária, prurido, comichão e outras reações alérgicas na pele, incluindo erupção. Pode ainda provocar dificuldades respiratórias e irritações nos olhos. Náuseas e vómitos são também sintomas a que deve estar atento.
“No caso dos animais, se as abocanharem pode provocar necroses na boca. Em última instância pode levar à morte dos animais”, refere a especialista.
Por isso, assim que se perceba que houve contacto com a lagarta, as crianças “devem ser conduzidas a um hospital e ter um tratamento adequado”. É imprescindível que seja observado por um médico para ter o tratamento adequado.
No caso dos animais, devem ser conduzidos de imediato ao veterinário. 

Rita Dias

Rita Dias vive em Lisboa, nasceu em Coimbra e já morou no Brasil.
Canta desde que possa e fala do país, das cidades, das aldeias, das pessoas, do fado, das ideias e das memórias. Mistura Brasil e Portugal, usa e abusa da língua portuguesa.
Apresenta música original, cantada em português, e juntou-se a quatro músicos a quem dá o nome de Os Malabaristas. 
Oiçam, vale a pena, bem dispões e é mesmo bom!

Hino RTP memoria - Homenagem

😉😊

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Ontem foi um Bom Dia!

Já decorreram dois dias da minha nova vida.
O primeiro, durante a manhã, foi uma correria, na rua a tratar de coisas chatas mas que têm de se tratar e resolver. Menos mau, consegui ultrapassar as dificuldades e lá se trataram. Mas compensou com a tarde, fui dedica-la a mim própria. Tratei do cabelo, mudei um pouco o visual, caminhei, fiz compras num novo talho e gostei.
Ontem, segundo dia, foi um Bom Dia! Há dias assim, parece que tudo encaixa, como num puzzle!
Caminhei, fiz Yoga ao ar livre, com um grupo de idosos bem engraçados e bem dispostos, adoro pessoas bem dispostas, alegres, carinhosas, boa onda... tornei-me colega deles, segundas, quartas e sextas-feiras, durante toda a manhã, vou praticar desporto ao ar livre na companhia deles. Ainda não sei os seus nomes, mas em breve hei-de decora-los todos. Fiquei animada, é o bem de praticar Yoga, bem dispõe! Depois vim almoçar e a minha querida empregada fez um almoço delicioso, arroz de pimentos com pescadinhas de "cauda nos lábios" que é como quem diz de "rabo na boca", fritas. Souberam-me muito bem. Já há muuuuuuuuuuuuuito tempo que não comia pescadinhas nem arroz de pimentos.
Á tarde, enchi-me de brio e enviei uns mails bem sérios e bem pensados. Vamos ver como vai resultar.
E resumindo o dia, foi um Bom Dia!


Felicidade

Não me acho uma pessoa ambiciosa, fico Feliz com pouco, umas plantas novas, um corte as pontas do cabelo, uma canção que gosto de ouvir e cantarolar, um lindo dia de sol, ver o mar, ver os meus netos crescer, ver os nossos cães brincar, adoro vê-los brincar tanto em conjunto como individualmente, ver um filme e ter um final feliz, ver as flores do nosso jardim e canteiros a nascer, ouvir pela manhã os passarinhos cantarolar nas arvores de fruto, estar, ouvir e rir com os amigos, ver os meus filhos conversarem, rirem e divertirem-se quando estão juntos e na nossa presença, como fico feliz quando eles estão felizes... afinal, há muita, muita coisa que me põe Feliz e não é preciso nada de especial... só deixar correr a vida... sentir-me Feliz, é quando sinto assim uma sensação de bem estar e contentamento, onde não sinto nenhum tipo de sofrimento...