quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Ontem foi dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, 
de todos os povos de língua portuguesa.

Ontem foi dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.
Outrora, em Portugal, o Dia da Mãe comemorava-se a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição.
Anos mais tarde, já na década de 70, o Dia da Mãe foi alterado, passando para o primeiro Domingo de Maio, mês de Maria.
Contudo, ainda há quem prefira celebra-lo no dia de ontem, dia 8 de Dezembro.
Foi em 1950, ainda eu não tinha nascido, que a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, fixando-o a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.
Notem que o Dia da Mãe em Portugal, celebra-se apenas há 70 anos.
Porém, dado ser uma data de feriado religioso e devido ao aproveitamento comercial da data, a Conferência Episcopal Portuguesa pediu à Mocidade Portuguesa Feminina que o Dia da Mãe fosse deslocado para data diferente, a fim de permitir que o dia 8 de Dezembro ficasse exclusivamente ligado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal”.
Depois de algum tempo, o pedido foi aceite e o Dia da Mãe foi, num primeiro momento, marcado para o último Domingo de Maio, uma vez que na tradição católica, Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus. 
Mas o Apostolado ainda não ficou confortado, dado que no último Domingo de Maio ocorrem com frequência,  as solenidades de Ascensão e Pentecostes.
A Ascensão marca o término da missão de Jesus Cristo na Terra, a sua saída, depois da sua Ressurreição na Páscoa, Jesus ainda ficou na terra com seus discípulos por 40 dias, findo os quais desapareceu por entre as nuvens. Subiu aos céus.
Pentecostes significa "quinquagésimo" em grego, ou seja, é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espirito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois do Domingo de Páscoa e 1o dias após a celebração da Ascensão de Jesus.
Só por curiosidade, a Ascensão comemora-se 40 dias depois da Páscoa, o Pentecostes 50 dias depois e o Corpo de Deus que comemora  o mistério da Eucaristia, ou a comunhão do corpo e sangue de Cristo, comemora-se 60 dias após.
Mas continuando, então uma vez que Apostolado não concordava com o último Domingo de Maio, sugeriu que o Dia da Mãe se fixasse no primeiro Domingo de Maio. E assim permanece até hoje.




Sem comentários:

Enviar um comentário