Hino - "Há Pressa no Ar"
As Jornadas Mundiais da Juventude - JMJ - são eventos religiosos que foram instituídos pelo Papa João Paulo II em 20/12/1985 e que reúnem milhões de católicos de todo o Mundo, sobretudo jovens, para celebrarem e aprenderem a fé e a doutrina católica, e para construírem pontes de Amizade e Esperança entre Continentes, Povos e Culturas, além de compartilharem entre si a vivência da espiritualidade.
Tem a duração de cerca de uma semana e durante a Jornada acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras e shows, tudo em diversas línguas.
Ao inicio, o Papa João Paulo II pretendeu que fosse um evento anual, mas depois passou a ser com intervalos de dois ou três anos, com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.
O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa e para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um Versículo Bíblico.
Assim, cada Jornada possui um Hino baseado no tema e um Logotipo.
Na celebração que marcou o encerramento da JMJ de 2019, na Cidade do Panamá, o Papa Francisco, anunciou que a XXXIII Jornada Mundial da Juventude iria realizar-se em 2022 e na Cidade de LISBOA, em PORTUGAL, com o tema:
"Maria levantou-se e partiu apressadamente".
Contudo, no dia 20/04/2020, o Vaticano anunciou que devido à Pandemia de COVID-19, a data inicialmente prevista, iria ser alterada para Agosto de 2023.
O local provável para o evento JMJ LISBOA 2023 será a margem do Rio Tejo, junto ao "Mar da Palha", mas não só...
O Hino Oficial da JMJ LISBOA 2023 foi apresentado hoje, “Há Pressa no Ar”, tem letra de João Paulo Vaz, Sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da Diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia.
Os Significados do Logotipo são:
Cruz - A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela Humanidade é o elemento central, onde tudo nasce.
Caminho - Tal como indica o relato da Visitação, tema da JMJ LISBOA 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem "o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade". A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espirito Santo.
Terço - A opção pelo Terço, celebra a Espiritualidade do Povo Português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.
Maria - Maria foi desenhada jovem para potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade, própria de quem ainda não foi mãe mas carrega em si a luz do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário