quinta-feira, 1 de abril de 2021



Bem-vindos à página do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

Partilhe connosco a informação e as formas de apoio a esta Instituição Particular Cristã de Solidariedade onde nasceu, em 1985 a Emergência Infantil de Portugal e por onde já passaram muitas centenas de crianças com menos de 6 anos, em perigo ou já vitimadas.

Veja o nosso vídeo

Connosco viveram dias, meses ou anos, até partirem para a sua, ou outra família...De mãos dadas com Tribunais e Segurança Social.


O trabalho do Refúgio Aboim Ascensão chama-se Emergência Infantil - designação correspondente ao modelo técnico (parâmetros, metodologia e objectivos) aqui mesmo nascido e desenvolvido a partir de 5 de Agosto de 1985, para Acolher, Enquadrar e Reencaminhar crianças.
Exerce-se com forte componente de Voluntariado Técnico Organizado, interagindo com Tribunais e departamentos Governamentais da Segurança Social, Educação e Saúde, deles recebendo apoio que é complementado pelo das Autarquias e dos Cidadãos.
O Seu Fim Último é reencaminhar a Criança para a sua Família Biológica ou quando tal não for possível, promover a sua Adopção, após competente decisão dos Tribunais.Aqui surge a 1ª formulação de centro de acolhimento técnico e temporário que se conhece em portugal.


O Refúgio Aboim Ascensão demonstra a capacidade de criar modelos inovadores e replicáveis em toda a Europa comunitária e não só, no domínio do pesadelo que é para todos os estados - o apoio à criança em risco, sobretudo de muito baixa idade. Neste milénio, entre a disponibilidade humana e cristã dos Portugueses e a hoje universalmente aceite concepção de que a Criança é um Cidadão de Direito e, como tal, com direitos o que, por sua vez, implica uma envolvência sócio-juridica e clínico-pedagógica da criança em risco... “Pelo direito ao colo”.

- Luis Villas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário