quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Monsenhor/Padre Vítor Feytor Pinto

Padre Vítor Feytor Pinto 


O Padre Vítor Feytor-Pinto, antigo responsável pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, morreu hoje, aos 89 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Padre Vítor Feytor-Pinto foi responsável pela Paróquia do Campo Grande, no Patriarcado de Lisboa, e coordenou, durante vários anos, a Pastoral da Saúde em Portugal.
Foi igualmente Assistente Nacional e Diocesano da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), Assistente Diocesano dos Médicos Católicos e Assistente Diocesano da Associação Mundial da Federação dos Médicos Católicos (AMCP), para além de ter sido fundador do Movimento de Defesa da Vida, em Lisboa.


Aos 89 anos, o Padre Vítor Feytor-Pinto estava há vários meses a lidar com uma saúde cada vez mais frágil, apesar de ter conseguido ultrapassar uma infeção com Covid-19 que o tinha obrigado a internamento e, um ano antes, uma septicémia.
Ontem, depois de uma indisposição sentida, foi transportado da Casa Sacerdotal para o Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde veio a falecer durante a noite.

O Padre Vítor Feytor-Pinto nasceu a 6 de Março de 1932. 
Com apenas 10 anos disse a seus pais que queria ser padre e, nessa altura entrou no seminário, onde fez o percurso todo até à sua ordenação em 1955, na Diocese da Guarda. Foi no Patriarcado de Lisboa, contudo, que passou a maior parte da sua vida sacerdotal.

Após tanto tempo de sofrimento e dor causados pela doença, que descanse agora em Paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário