terça-feira, 15 de março de 2011

Sindroma de Tríade Widal

Pois bem cá estou eu após a 3ª. operação a Pólipos Nasais.

Vou então explicar rapidamente o que me tem acontecido e a descoberta de uma doença rara de nome SÍNDROMA DE TRÍADE WIDAL.
POLIPOSE NASAL
Pólipos nasais são tumores benignos, geralmente em ambas as narinas, que causam obstrução nasal e podem causar deformações externas no nariz.
Embora actualmente comece a não ser uma doença rara, principalmente após o aparecimento de equipamentos com fibra óptica, que vieram melhorar a capacidade de diagnóstico, pouco se sabe sobre as suas causas.
Trata-se de uma doença inflamatoria da mucosa nasal (tecido de revestimento interno do nariz), geralmente de rápida evolução. Durante muito tempo associava-se a rinite alérgica mas os estudos mais recentes, afirmam que é uma doença completamente independente.
Os pólipos podem crescer a partir de qualquer ponto da mucosa nasal, porém o mais comum é desenvolverem-se a partir dos seios etmoidais (parte de cima do nariz) e depois dos seios maxilares (parte de baixo do nariz).
Os sintomas são: obstrução nasal progressiva que geralmente não cede com o uso de descongestionantes. Diminuição e mais tarde perda do olfacto e depois do paladar. Sangramento nasal. Pressão e por vezes dor na face. Secreção nasal que escorre para a garganta e aumento de barulho e apneia do sono, bem como uma voz sempre anasalada.
O exame nasal no consultório medico da especialidade, já mostra os pólipos, uma vez que eles são bem visíveis, mas com ajuda de exames de diagnóstico como a TAC e endocospia rinossinusal ajudam tanto no diagnóstico como no grau da doença.
O tratamento deve ser sempre o aconselhado pelo otorrinolaringologista. De inicio são sempre com antiinflamatorios de corticosteroides, antibióticos e soluções topicas nasais... Os sprays prescritos devem ser usados de modo continuo... Quando já nada se torna eficaz, a única solução é a cirurgia(s) para remoção dos pólipos...
CUIDADO COM O ACIDO ACETIL-SALICILICO (AAS - aspirina, etc)
Os doentes com polipose nasal e asma bronquica, devem evitar os medicamentos com AAS, uma vez que correm o risco de reacção alérgica que pode até, no pior dos casos, ser fatal.
Asma + polipose nasal + intolerância a aspirina = SÍNDROMA DE WIDAL (Uma Tríade a recordar)
Vamos então falar sobre o Síndroma de Widal
Apesar de ter sido reconhecida há mais de meio século, esta tríade constituída por estas 3 doenças em simultâneo e em conjunto, continua subdiagnosticada e tratada...
Os doentes desta doença têm sempre mais de 30 anos de idade, quando aparecem os pólipos nasais que foram de certo modo uma consequencia de varias tomadas de aspirina que foi induzindo a asma, ou seja um ciclo vicioso: doenças que levam a tomas de aspirina que leva a asma e esta leva a polipose...
Como prevenção os doentes não devem tomar nem aspirinas nem medicamento que contenham na sua composição o AAS, o que nem sempre é fácil, dado que esta substancia se encontra na composição de inúmeros fármacos.
De igual modo, também o Paracetamol (ben-u-ron) pode ter influencia nestes doentes, pelo que não deverão também de ser tratados com esse fármaco.
Assim só resta que, em Hospital, seja efectuada a estes doentes, a indução de tolerância ao AAS e Paracetamol com monitorização cardio-respiratoria e possibilidade de reanimação com médicos e enfermeiros qualificados e com as veias canalizadas para tratamentos rápidos e eficazes de reacções adversas... o doente depois deverá continuar o tratamento diariamente com AAS mesmo sem necessitar, correndo o risco de se interromper isso leve novamente a intolerância do organismo...
Actualmente encontro-me nesta fase, após já 3 operações aos pólipos nasais e com diversos problemas com a AAS e Paracetamol, estou na fase da indução no Hospital de Santa Maria, mas com a nítida sensação que nem eu própria e nem os médicos, sejam eles Otorrinolaringologistas, Imunoalergologistas, Cardiologistas... sabemos bem como actuar e até como e que fazer... que Deus me proteja se for caso disso...

12 comentários:

  1. Boa tarde ! Como foi, correu bem ? Vou ter de fazer isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Claro que correu e sempre corre bem :)
      Mas porque vai ter de retirar os pólipos nasais? Tem também um quadro de Síndroma de tríade widal? É a primeira vez que vai fazer essa intervenção?
      Em que hospital vai ser intervencionada? Tem confiança no medico?
      Tem outras complicações de saúde? Se tiver duvidas por esclarecer e se eu a puder ajudar, disponha que ajudarei dentro das minhas possibilidades. A polipose nasal não tem cura e volta sempre. Os tratamentos e as intervenções vão apenas ajudando
      a manter a qualidade de vida. Mas tudo bem!
      Abraços
      MTP

      Eliminar
  2. oi tulipa estou no mesmo grau que vc , tenho todos esses sintomas e sei o quanto incomoda ,meu otorrino ja disse que no meu caso só cirurgia mesmo, ainda não fiz pois é muito cara , tenho alergia a varios tipos de remedios ,asma constante e nariz e garganta sempre ostruido ,isso me encomoda muito e me irrita , qualquer informação sempre podera nos ajudar bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,
      Para melhorar a sua qualidade de vida, terá mesmo de efectuar a cirurgia e a indução de tolerância aos medicamentos a que está a fazer alergia. Principalmente aos medicamentos que são necessários para vivermos, como a AAS, paracetamol e Unimed... que são elementos que se encontram na composição de múltiplos medicamentos que, por diversas razões, ao longo da vida, os vamos ter de ingerir. Se deixar passar muito tempo sem efectuar a cirurgia, os pólipos crescem e multiplicam-se de tal forma que acabam por sair fora das narinas e causam muito mal estar, bem como as alergias passam a ser cada vez mais frequentes e sofremos imenso. Boa Sorte!

      Eliminar
  3. Boa tarde meninas, também tenho essa síndrome e sofro demais, principalmente devido ao constante uso de corticoides, neste momento estou em tratamento com corticoide, antibióticos, nasonex, hodroxim etc... Já perdi totalmente o olfato e o paladar e estou me preparando para a 2ª cirurgia, não sabia sobre a indução a aspirina, se souberem de mais novidades postem aqui por gentileza

    ResponderEliminar
  4. Olá Poliana,
    Acabo de fazer a 4º cirurgia aos pólipos nasais. Correu bem mas as dores na cabeça são mais que muitas. Amanhã será melhor. Mas agora já consigo de novo respirar pelo nariz, o que já não acontecia há muito tempo, mesmo anos.
    De facto eu ainda nunca perdi o paladar e quanto ao olfacto, sempre que faço tratamento com cortisona, ele sempre tem voltado. Vamos ver como vai ser agora.
    Como doença rara que é, tem os seus problemas para tratar.
    Esta foi a quarta vez, vamos ver se outras virão.
    Felicidades e se puder ajudar, disponha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Tulipas, todas as dia cirurgias ocorreram bem? Teve e, ou costuma-se ter algum problema antes, durante e após a cirurgia???

      Eliminar
  5. Pra quem e alergico a Aspirina, pesquisem sobre os alimentos que contem aspirina naturalmente. Talvez vcs nao estejam ingerindo aspirina mais estao indiretamente comento alimentos com alta quantidade desse alergeno. Tambem pesquisem sobre cosmeticos pq tbm pode acontecer reacao devido a uma molecula muito usada na industria para produzir shampoo , perfumes, cremes etc que e a msm molecula da aspirina. Espero que nao seja o problema de vcs , mais se for e muito melhor ter conhecimento para que possa tratar corretamente.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho Triad de Widal e já falei com centenas de pessoas na internet.
    Em 10 anos só foi operada uma vez. Já tenho pólipos mas isso porque já descobri a causa do problema tarde.
    Por mais tratamentos que faça mesmo com indução e retirada de pólipos (sendo que a indução ainda pode fazer pior a longo prazo) estará a mexer apenas nos efeitos e não nas causas.
    Se nos já não tomamos aquilo a que somos intolerantes porque razão a intolerância ainda é visível.
    Porque o que comemos tem uma influência nesta estado de saúde.
    Eu comecei a fazer uma alimentação baixa em salicilatos evitando também glúten e lacticnios e recuperei o olfacto e sob pólipos reduziram drasticamente!
    O álcool é outro inimigo sobretudo vinho, vinagre etc todos juntos e tinha crises de meia noite.
    Depois comecei a perceber que era a ingestão alta de salicilatos presentes na comida que exacerbavam os pólipos e asma.
    Os medicamentos reduzi significativamente.
    Sim tenho pólipos porque já os tinha tão grandes que levantava a narina e via os a olho nu agora encolheram.
    O que comemos tem uma influência enorme!!!!
    Nada terá tanto impacto nesta doença como a alimentação. Eu eliminei os alimentos todos que lhe falei e depois fui reintodizindo e fazendo um diário ronque comia e como me sentia no dia seguinte.
    Comecei logo a perceber que alimentos altos em salicilatos provocavam me uma inflamação enorme.
    Os médicos são cépticos mas a maior nem percebe bem desta doença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OPhrim, muitíssimo grata por esta informação, está sendo valiosíssima para mim. Já havia sentido uma intolerância ao alcool e vinho ultimamente, já reduzi naturalmente o consumo de leite também, pois não me sentia bem, você só me confirmou o que eu já andava sentindo, vou procurar os outros alimentos que contém salicilatos para evitá-los também. Gratíssima!!

      Eliminar
    2. Rosana eu estou com outra conta mas sou a mesma pessoa. Queria dizer que já não tenho asma. Já piorei dos polipos porque já são muitos anos sem operação e já estavam grandes quando comecei a compreender como tratar esta doença. Vou operar os polipos! Mas agora já sei como prolongar o tempo entre operações com esta alimentação. A unica operação foi em 2009.

      Asma já praticamente não tenho. Comecei a tomar altas doses de Vitamina C que é um anti histaminico natutal e Omega 3 (já estudado no combate à Triade de Widal). Atenção comecei com doses altas pois não tenho problemas a nivel de rins, 10 gramas de vitamina C durante 10 dia depois diminui para 2 gramas, o mesmo com o Omega 3 comecei com 6 capsulas.
      Isto tem que ser feito com boa alimentacao baixa em salicilatos para o estomago e figado estarem bem e não sobrecarregados.
      Dantes não conseguia tomar Omega 3 (nem uma capsula conseguia pois arrrotava muito) mas com a alimentação baixa em salicilatos já consigo. Depois mantive a 2 capsulas por dia.
      A Asma passou sim passou nem eu acredito!!! Tenho muito de vez em quando mas para quem tomava Seretaide 500 3 vezes por dia e cheguei a tomar Ventilan é um milagre, agora não tomo nada. Tenho o inalador na gaveta. Não conheço nenhum caso de Triade de Widal sem asma ou com cura de asma e já falei com muitas pessoas.
      Enfim passei para dar o feedback pois o seu comentário era recente.
      Andava em buscas pela internet e este site apareceu-me novamente!
      Se tomar Vitamina C comece com doses baixas. Tudo de Bom.

      Eliminar
  7. A quem vir esta mensagem por favor NÃO TOMEM NOLOTIL BEM AINS quem tem este problema vai ter problema com estes medicamentos ia morrendo com uma crise gravíssima Julho passado débito a ter tomado NOLOTIL por indicação do médico!
    Os médicos nada sabem nem percebem desta doença, na bula do NOLOTIL está a advertência mas eles escolhem ignorar NÃO TOMEM NOLOTIL!
    Façam a dieta baixa em salicilatos retirem o glúten e lacticínios è a única maneira de viverem decentemente!
    Lavagens nasais diárias! Boa sorte todos!

    ResponderEliminar