sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Voltam os velhos costumes?

"... Com o objectivo de aumentar os Níveis de Segurança das nossas Instalações, quer ao nível dos
Utilizadores quer ao nível dos nossos Bens e Bens à Guarda, vimos por este meio comunicar que, à
semelhança do que já acontece actualmente em outras Instalações do Grupo, os Vigilantes da
Empresa de Segurança irão solicitar aleatoriamente às Viaturas e/ou Utilizadores, à
saída do empreendimento na Portaria, que lhes permitam vistoriar voluntariamente os interiores
das Viaturas (Ex: Bagageiras) e dos “Sacos / Mochilas” pessoais de que se façam acompanhar.
Com a implementação deste processo, estamos seguros de que conseguiremos alcançar um maior
Nível de Segurança para as nossas Instalações e para os Utilizadores do Empreendimento."

O texto acima pertence a uma circular de procedimentos e segurança, enviada a todos, na empresa onde já trabalho há vários anos.
E por diversas razões, recebi-o mal!
Lembro-me bem das "apalpadeiras", mulheres que trabalhavam em fábricas, cujo seu trabalho, era apalpar outras mulheres que trabalhavam com diversos produtos, para verificarem se levavam consigo alguns desses produtos, furtados já se vê. Não que alguma vez tenha trabalhado em empresas onde existissem essas mulheres, mas sempre ouvi falar sobre elas. 
Pessoas que se prestam a esses serviços, não me merecem qualquer consideração.
Trabalho nesta empresa há muitos anos e sempre tive cargos de responsabilidade e com alguma confidencialidade. A empresa possui inúmeras câmaras de vigilância espalhadas por todos os locais, tanto no interior como no exterior dos edificios. Há vigilância 24H00 por dia, bem como funciona igualmente a empresa, 24 sobre 24 horas. Não se conhecem muitos casos de roubos. E eu não aceito que me remexam nem no meu carro nem nas minhas coisas!
Se efectivamente a escolha é aleatória, posso até ter a sorte de nunca me vistoriarem as minhas coisas mas não me sujeito a acasos.
Pior é perceber que ninguém percebe a minha indignação.
Pior é perceber que ninguém, além de mim, sente a humilhação.
E tantos piores, tantos piores que, depois de muito matutar, encontrei a solução para o meu pesar.
O meu carro passou a ficar do lado de fora dos portões da empresa e eu, faço questão, de pouco ou nada trazer na mão para não terem a tentação de me vistoriarem. É que assim, evito indignar-me e consequentemente enervar-me e assim, poupo a minha saúde. Além de que, como o caminho é todo a subir e mesmo com alguma inclinação acentuada, e como andar faz bem á saúde, acabei por encontrar um bom exercício fisico. É, tenho mesmo de agradecer a opurtunidade que me deram de fazer um bom exercício físico logo pela manhã. Afinal, bem vistas as coisas, só estão mesmo é a vigiar e zelar pelo meu bem estar físico.
Um Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário