terça-feira, 30 de agosto de 2016

Agora preparamos o Outono

Tudo terminado, tudo já limpo e arrumado, pois que apeteceu fugir quando se chegou e se viu como estavam o jardim e a varanda... pobres flores!
Enfim...
Agora já se fizeram umas compras e respectivas alterações ou sejam,  miminhos de Outono.






O cantinho dos netos








Uns miminhos para o escritório














Também a sala e a casa de jantar receberam miminhos.






O Verão e as férias - parte II

Passada que estava a praia, fomos até à nossa casa de campo, ali para os lados de Pombal. Foram 2 semanas espectaculares. 
Conforme já combinado previamente, com um casal nosso amigo que também lá tem casa muito perto da nossa, o casal Ferreira, a O. e o A., não só estivemos sempre juntos como também fizemos todas as refeições em conjunto e em plena harmonia. Honra lhes seja feita. 
Como todos nós gostamos de sardinhas e as ditas, este ano, estão divinais e, como diz o meu marido, fizemos o "sacrifício" de as comer dia sim, dia não, porque senão, eram todos os dias :) 
E então o melão? Que delícia! 
E a salada de aipo à O.? Divinal! Reparem só no bom aspecto... mas, desculpem, não dou a receita...
No final da primeira semana, pensamos em dar um passeio e, se bem o pensamos, melhor o fizemos e lá fomos os quatro direitos a:





 Viseu, para um segundo pequeno almoço.
Almoçámos em Vila Real, o lanche foi em Mirandela, o jantar no restaurante Abel,  em Gimonde, e a dormida em Bragança. 


No dia seguinte, o segundo pequeno almoço foi em Chaves, o almoço em Pinhão com um passeio ao longo do rio Douro. 
E o jantar foi na Bairrada...

Foram apenas dois dias pois estava demasiado calor, mas valeram bem a pena. 

Alguns dias depois,  chegou mais um outro casal, a C. e o P. 
Mas continuaram os grelhados, as sardinhas e o melão. Mas também os enchidos,  o entrecosto,  os couratos, as saladas de alfade, tomate, pimentos e aipo, os gelados, o pão com manteiga... e muitos outros acepipes...






Neste ambiente de mil e uma noites,  as férias foram bem engraçadas.















O Verão e as férias - parte I

Como estou de baixa médica, estou em casa e mais disponível, esta é a verdade. 
Então, chegaram as férias da minha filha que foi passar alguns dias a nossa casa da praia e, para lhe fazer companhia e não só, disponibilizou-se a E., viúva de meu pai. 
Passados alguns dias, minha filha resolveu ir passar uns dias com amigos e fui então eu passar esses dias, a casa da praia para ficar com o Romão que é o cãozinho da minha filha e que é doido por água do mar. Eis algumas fotos do Romão, a descansar, depois de diversas correrias na praia e de banhos no mar. Informo que eu apenas vou a praia as 8 horas da manhã e também da noite, pois que não posso com o sol devido a minha débil saúde...
Acontece que fui por três dias mas, fui ficando, ficando e, acabei por permanecer 2 semanas, tudo porque o meu marido também entrou de férias e pretendeu passar lá a primeira semana.
Foram uns dias bem passados, recebemos família e amigos, o mar estava belíssimo e o tempo, de acordo com o que se espera dele, no Verão, embora para mim, demasiado quente que me obrigava a permanecer quase todo o dia dentro de casa.

O que a minha vida mudou

O quanto a minha vida mudou! O quanto eu mudei...
Desde que há um ano atrás, precisamente em Agosto de 2015, quando estava de férias em Pombal e soube que o meu pai estava doente, de então para cá, o que a minha vida mudou...
Primeiro foi o acompanhamento da evolução da doença do meu pai, o assistir ao seu calvário de expiação de pecados para comigo, os seus chamamentos constantes por mim, as noites e os dias a sua cabeceira, os dias passados nos hospitais... as noites mal dormidas... o seu aniversário, 85 anos, a festa que a sua mulher lhe preparou, sim, há que dizer, ela foi incansável... e estávamos todos, os que importam, eu, meu marido, os meus filhos e os meus netos, a sua mulher, e amigos... não estava o filho, aquele malandro...
Depois chegou o Natal e com ele as pioras de meu pai até ao seu fim, no dia 5 de Janeiro de 2016. Ali, e porque uma desgraça nunca vem só, descobri que tinha muito pouco tempo de vida, precisava de uma intervenção cirúrgica urgente, no dia 27 do mesmo mês, assim aconteceu mas, pelo meio, a minha nora ainda me deu o meu netinho que nasceu no dia 23 de Janeiro de 2016. 
Já passaram 7 longos meses sobre o mês de Janeiro, o meu neto está lindo, ao meu pai são lhe prestadas homenagens todos os meses e eu sinto-me debilitada. Espero de novo outra intervenção ao coração... Há quase um ano que estou de baixa médica... o que a minha vida mudou!