domingo, 14 de maio de 2017

Portugal e os três efes

Para quem nasceu no pós 25 de Abril,  "Portugal e os três efes" não lhes diz nada, mas os mais antigos, sabemos bem, o que isso representa: "Fátima, Futebol e Fado".

A expressão três F, é uma junção dos termos: Fátima, Futebol e Fado e referem-se aos três pilares da ditadura de António Oliveira Salazar, para manter a pacificação e alienação da população, no que se concerne à política do país.

Na verdade os três pilares do ditador fascista, pai do sistema repressivo, "Estado Novo", por ele criado, era assente em três pilares: Deus, Pátria e Família. 

Depois da "Revolução dos Cravos", em 25 de Abril de 1974, e não sabendo muito bem como... o povo passou a caracterizar assim os quase 40 anos de ditadura de Salazar.

Tudo isto vem a propósito do dia de hoje, 13 de Maio,  em que foi dia:
- De Fátima,  com a visita do Papa Francisco, Papa do povo e dos desprotegidos, com a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta; 
- De Futebol,  com a vitória do Benfica que já é TETRA Campeão; 
- De Festival Eurovisão da canção,  em que vamos ganhar pela primeira vez! De facto não é fado, mas sim Festival da canção que começou ainda em época do fascismo, mais propriamente em 1964. 

1 comentário:

  1. não podemos cair no inverso e condenar tudo o que as pessoas antes de nós fizeram, iríamos cair no obscurantismo
    e às vezes por linhas tortas se escrevem outras histórias !
    estão todos de parabéns !!!

    ResponderEliminar