domingo, 27 de janeiro de 2019

Portugal será um País: Injusto, Racista??

Hoje assisti com atenção, ao Programa "Eixo do Mal", da SIC Noticias, com a participação habitual de: Aurélio Gomes, como moderador, Clara Ferreira Alves (Pluma Caprichosa - Revista do Jornal Expresso), Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira.
Aconselho a quem não viu a verem com atenção. 
Os temas são os mais atuais e, como cidadãos deste país e do Mundo atual, devemos ter uma ideia formada, sobre os temas aqui em discussão.
Quanto a mim, Portugal, tal como todos os outros países do Mundo, não é exceção, é um país racista.
A diferença é a "intensidade", o "grau" da palavra "racista", se assim o posso chamar. (Empreguemos um eufemismo para suavizar o problema).
O que acontece é que somos um povo latino, um povo que gosta de conhecer "Novos Mundos" e somos acima de tudo, um povo pacifico, em todos os campos e para o bem e para o mal.
Rimo-nos da nossa desgraça, aguentamos essa mesma desgraça, contamos anedotas sobre "pretos" mas bebemos uma cerveja e vamos ao futebol com eles e, emigramos mesmo para a terra deles.
Somos um povo ambíguo.
O que nos torna, comparados com outros povos, menos "racistas" de todos os povos.
Agora outra face do mesmo problema, outra visão, o racismo faz também parte de uma educação, ainda escassa, de um civismo, ainda escasso, de um "vive e deixa viver" difícil para alguns, muitos, por inveja, maledicência, falta de instrução, falta de meios, falta de acesso a instrução, falta de Tudo… 
Urge o Governo olhar com atenção para os guetos que andaram a construir, ao longo de vários anos, em redor das cidades. 
A falta de condições habitacionais, a falta de instrução, a falta de empregos e tantas outras faltas, dão origem a adultos problemáticos. 
Tenho para mim, que a vida nestes Bairros, deve ser tudo… menos fácil!
Mas, também tenho para mim, que a vida dos Policias, hoje em dia, deve ser das profissões mais angustiantes… mas há mais outras angustiantes…
Talvez esteja na hora, de começar a pensar em soluções Reais e Saudáveis para certos problemas.
Talvez que o dinheiro desviado em corrupções, chegue para as soluções…

Sem comentários:

Enviar um comentário