quinta-feira, 13 de junho de 2019

Marchas Populares 2019 - Marchas de Lisboa

Falemos agora sobre a marcha obrigatória, a Marcha de Lisboa.
Outrora, todo o povo sabia a marcha de cor, quase sempre interpretada pelas artistas da época: Beatriz Costa, Amália Rodrigues... entre outros, com autoria, quase sempre também, de Norberto Araújo, na letra, e musica de Raul Ferrão. 
Alguns exemplos:
Amália Canta a GRANDE MARCHA DE LISBOA DE 1950 
(Noite de Stº António)
Letra de: Norberto de Araújo – Música de Raul Ferrão]
Cá vai a marcha mais o meu par
Se o não trouxesse quem o havia de aturar
Não me digas sim, não me digas não
Negócios de amor, são sempre o que são

Já não há praça dos bailaricos
Tronos de luz, num altar de manjericos
Mas sem a Praça que foi da Figueira
A gente cá vai, quer queira ou não queira

Estribilho
Ó noite de Santo António 
Ó Lisboa de encantar 
De alcachofras a florir 
De foguetes a estoirar 
Enquanto os bairros cantarem 
Enquanto houver arraias 
Enquanto houver Santo António 
Lisboa não morre mais

Lisboa é sempre namoradeira
Tantos derriços, que até já fazem fileira
Não me digas sim, não me digas não
Amar é destino, cantar é condão

Uma cantiga, uma aguarela
Um cravo aberto, debruçado da janela
Lisboa linda, do meu bairro antigo
Dá-me o teu bracinho, vem bailar comigo

Estribilho
Ó noite de Santo António 
Ó Lisboa de encantar 
De alcachofras a florir 
De foguetes a estoirar 
Enquanto os bairros cantarem 
Enquanto houver arraias 
Enquanto houver Santo António 
Lisboa não morre mais
Atualmente, com uma vida tão ocupada e tão a correr, já nem as avós e as mães estão em casa. Todas trabalham. As crianças, passam todo o dia na escola. Ninguém já sabe a marcha de Lisboa. 
Apenas os marchantes de todos os bairros têm obrigatoriamente de saber cantar e marchar as marchas do seu bairro e a de Lisboa. Cada ano a marcha de Lisboa é nova. Este ano de 2019 a marcha de Lisboa intitula-se: Lisboa Alegre e Triste
Foi escolhida entre 25 marchas candidatas, apresentadas a concurso e, foi eleita pelo maestro Carlos Alberto Moniz.

Sem comentários:

Enviar um comentário