sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ser avó

Um belo dia, sem passarmos pela gestação e pelo parto, completamente livre e, nisto é que está a maravilha, livre de qualquer dor… uma criancinha aparece na nossa vida…
A mãe, só por si, tem todas as vantagens sobre nós, dado que é uma presença constante na vida dessa criança, isto é: dorme com ela, dá-lhe de comer, dá-lhe banho, acarinha-a, veste-a, embala-a… mas, tem também, a fadiga, a rotina, os diversos afazeres sem fim, a obrigação de educar e mesmo até a necessidade de castigar… afinal é a Mãe!
Já a avó que mora em outra casa e não tem a fadiga da mãe, trará presentes, fará passeios programados, ensinará canções, fará jogos, brincadeiras... não ralhará nunca.
As coisas negativas… até se transformarão em alegrias. Haverá casos de algum bibelô que se parta porque certamente sem querer, a bola bateu nele...
Não terá qualquer importância. Comparado com o olhar arregalado, o beicinho pronto para o choro… depois… o sorriso malandreco e aliviado porque ninguém se zangou.
- Afinal a culpa foi da bola mesmo, não foi avó?          
- Era um simples bibelô que apenas custou caro, não tem importancia. 

Mãe, perdoa-me, afinal o papel de mãe é educar, já o papel de avó… Sabes, neto não é filho, neto é sangue do nosso sangue, é filho do filho ou da filha, neto é mais filho do que filho de verdade… neto a vida nos dá, para nos compensar afinal, de todas as perdas trazidas pela velhice.
Neto é emoção, alegria… neto vai ser filho de meu filho, que para mim ainda é uma criança, grande, mas a meus olhos “uma criança”, afinal os NOSSOS filhos NUNCA vão conseguir crescer…

E eu, avó de primeira viagem... inicio a caminhada por essa nova e longa etapa de minha vida. Novos sentimentos vou descobrir… Ser avó pela primeira vez é um marco definitivo na nossa vida.
O que sei, é que desde o momento que recebi essa noticia, apetece-me participá-la ao Mundo de megafone na mão… que LOUCURA!
Desde que recebi esta notícia, não paro de imaginar como será esse bebé… será meu neto ou neta, um bebé que desejo cobrir de beijos e dar muito amor!  
Saber que serei avó é ter a certeza de que o amor que eu plantei continua dando frutos. Que se reproduz para dar continuidade à vida, evoluindo e acontecendo e, esse milagre é maravilhoso!
Ser avó é simplesmente mágico!
Ser avó é ser mãe duas vezes!
Obrigada!

3 comentários:

  1. Isso faz tudo parte, muita parte mesmo e Mãe não se vai importar. Mãe sabe o quanto os avós mudam com os netos e a recompensa que é colocar um recém-nascido nos braços de uma avó ou de um avô (estes mais medrosos pelo ser minúsculo que sustentam nas mãos). E ser avó é isso mesmo. É ligar a avisar que se tem saudades e se quer almoçar e lanchar, e comprar gelados ou só ver. Ser avó é o prolongamento de tudo o que é ser Mãe mas em melhor.

    ResponderEliminar
  2. Nilzinha Vic Parabéns! !
    Arthur chegou lindo e com muita saúde
    Viva a vovó fresca
    VIVA!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito feliz em ser avó, só tenho que agradecer a Deus,por ter colocado essa bênção na minha vida....te amo LUCCA

    ResponderEliminar