segunda-feira, 17 de março de 2014

Home sweet home

A Odisseia das obras de remodelação.
Capitulo I - A procura da actualização
Eu sabia, eu sabia o trabalho que dava fazer obras em casa.
Mas mesmo assim, de tempos a tempos, de anos a anos, lá tem de se fazer.
Porque a casa é nossa. Porque a fizemos de acordo com o que pensávamos há época, sim porque apenas tínhamos 19 anos... Como isso está longe... Hoje ninguém pensa como nós pensávamos... nem nós...
Bom, mas deixe-mo-nos de recordações.
Tem sido uma odisseia.
Ver azulejos, e mais azulejos, ver mosaicos, chão, mobílias...
Orçamentos de janelas, de portas, de demolições, de construções...Toda uma infinidade...
....
Capitulo II - Encaixotar a vida
E agora a minha parte lamechas, encaixotar 35 anos de vida naquela casa...
As forças que faltam e dão origem aos sentimentos, as recordações... as lágrimas..
São tantas as recordações que, se fechar os olhos consigo ouvir os risos, os choros, escutar as palavras que foram ditas, e até os pensamentos...
Deparar-mo-nos com as coisas a mais que possuímos...
Vivíamos igualmente bem, com metade de tudo o que vamos adquirindo ao longo dos anos.
Tanta coisa supérflua que temos...
Aguardem os novos capítulos.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mami doce, fica só com o não supérfluo, esse nunca te vai faltar! ;-)
    Na "nova" casa vai haver espaço para muito mais risos e choros e palavras e pensamentos. E também para tudo o que, de importante, vem desses 35 anos e fica. Só que com cheirinho a novo! E muita luz! :-)
    No próximo fim de semana já tratamos disso, e vou eu recordar os anos de queima de neurónios com aquela sebentada toda. Acho que vou chorar é de frustrada, por não ter deitado tudo fora mais cedo! :)

    ResponderEliminar
  3. Então vamos lá a meter o bedelho: eu tenho um largo currículo em matéria de obras em casa e, principalmente, de mudar de uma casa atafulhada até ao teto e entrar com cento e tal caixotes e 12 roupeiros numa outra casa (onde também fiz obras nos 15 primeiros dias...). Já desmanchei 3 casas e meia e sei tão bem o que é pegar em cada objecto e pensar "Guardar? Lixo?"...Ainda hoje levei parte da tarde a arrumar uma só gaveta e isso já me dá náuseas...Mas depois dessas decisões, de te desprenderes de objectos que já não usas há anos e que ninguém próximo vai querer, vai ser uma alegria entrar e viver numa casa nova! Muita força, comadre, precisares de um quartinho está aqui um à tua espera...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada, de facto vou mesmo precisar de um quartinho por algum tempo que me parece longo, mas estou contando com os filhos, talvez mais com a filha que me parece ser onde vou menos transtornar a rotina. De qualquer modo muito e muito Obrigada. Quando tudo estiver terminado: obras, limpezas e arrumações, serás convidada para a inauguração :) Lembras-te quando construímos a casa, que era ver azulejos e mosaicos até já não podermos mais? É igual, que cansaço!
      Abraços e bjs saudosos.
      PS: desapegar-mo-nos das nossas coisas é um tanto ou quanto difícil. Pelo menos a mim põe-me de rastos. Tu, melhor que ninguém, deves perceber, tudo da minha casa e da minha vida, é muito suado... Estou uma sentimental!
      bjs

      Eliminar
    2. Minha querida
      Hoje em dia uso uma táctica quando tenho que me decidir por ficar com algo ou comprar um novo item para o lar: a minha filha estará interessa nesta linda peça ou fará como eu em relação a tanto que apareceu nas casas dos meus pais, sogra ou na casa de 16 assoalhadas da A. Reis? Por vezes até lhe pergunto, principalmente no que poderia ter vindo da casa de família do João. E isso ajuda-me muito a selecionar aquando do momento da decisão...As "coisas" valem o que fica na nossa memória, depois podem ser tralha que nos enche demasiado a casa e que nunca ficarão bem nas novas casas dos nossos herdeiros. E lembra-te, há 35 anos nós comprávamos para toda a vida enquanto hoje há muito mais oferta por um preço mais razoável... E, continuo a frisar, depois de muitas dores de cabeça vai ser bom entrar com a Matilde na nova casa e (re)começarem outras memórias! E sabes, aprendo muito a ver alguns programas na TV, especialmente de decoração no estrangeiro, onde se apregoa este despojar de tralha...E não esqueças, quando a tua filha tiver a lotação esgotada, há aqui um quartinho disponível!!!

      Eliminar