sexta-feira, 29 de junho de 2018

Suicídio

Hoje testemunhei um suicídio. Horrível. 
Porque se suicidam as pessoas? Desespero? Chamada de atenção? Depressão? Doença?
Será uma forma, um tanto ou quanto inconsciente, de autopunição?
Será fruto de um quadro depressivo?
Será o resultado de pensamentos e sentimentos de uma baixa autoestima?
Será cobardia ou coragem?
Tenho para mim, que a ideia de suicídio não surge de repente, do nada, pelo contrário, essa ideia, tem um certo amadurecimento, é muito pensada, muito sentida e durante largo tempo ocupa o pensamento silenciosamente, sem palavras, solitária... 
A vida passa a ser insuportável, um fardo muito pesado e angustiante...
A tristeza que se passa a sentir é insuportável e ninguém pode compreende-la... 
A vida vai perdendo o sentido.
Várias serão as pessoas que já tenham pensado em morrer, talvez para escapar de um sentimento de impotência, de dor extrema...
Eu penso que deve ser comum ao ser humano, uma ou outra vez na vida, um pensamento desses, num momento de falta de esperança, seja lá porque motivo for. 
Contudo, aos poucos, os sentimentos e as ideias, voltam a reorganizar-se, servindo-se de uma qualquer tábua de salvação que vai surgindo e tudo se recompõe. A autoconfiança vai-se restabelecendo e aos poucos vai-se seguindo em frente, um dia de cada vez e uns a seguir aos outros.
No entanto, há sempre uns tantos que não conseguem encontrar uma saída, uma alternativa, uma tábua de salvação, uma razão... e conseguem alcançar o que eu hoje presenciei, o fim do caminho.

1 comentário:

  1. Olá amiga, é muito triste que assim aconteça :(
    sobretudo se pensarmos que essa pessoa não encontrou ajuda para dar sentido à sua vida, ou se sentiu tão abandonado(a), ou em sofrimento, físico ou moral, que decidi terminar a sua vida ?!
    abraço, bom fim de semana
    Angela

    ResponderEliminar