quarta-feira, 11 de julho de 2018

38 e 35

Há 38 anos, o dia começou chuvoso, com aquela chuva miudinha e, pela manhã bem cedinho, fui para a consulta da MAC. 
Estava no fim de gestação e com já muitíssimas complicações de gravidez: albumina no máximo, hipertensão… 
Fui de autocarro, sozinha e a chorar, queria ter ido acompanhada, meu bebe estava atravessado e se assim continuasse iriam fazer cesariana… 
Assim aconteceu. Naquela época não haviam ecografias. Pelo formato da barriga o bebe continuava atravessado, a tenção arterial estava altíssima, os pés super, super inchados e eu continuava a chorar e cheia de medo, tinha então 22 anos e estava ali sozinha rodeada de médicos carrancudos e enfermeiras pouco amistosas… era a época!
Tanto chorei, certamente tanto me enervei que, já deitada na maca para seguir para a sala de operações, para a tal cesariana, senti o meu bebe de novo dar outra volta, seria pela terceira vez… 
Aflita, pedi ajuda mas nada, ninguém me dava atenção, até que muito perto, passou um médico que me tinha observado horas antes, ganhei coragem, estiquei-me na maca e consegui agarrar o seu braço, então implorei-lhe que me ajudasse que o meu bebe não estava quieto… resultou, observou novamente a barriga e perguntou-me se eu era capaz de me equilibrar nos cotovelos e nos bicos dos pés, sem deixar assentar a barriga na maca, para fazer um "raio X" para ver se de facto o bebe tinha mudado de posição e estaria em posição de nascer naturalmente. Se eu não conseguisse, se eu não aguentasse naquela posição, o tempo necessário, poria em risco a vida do meu bebe…
Claro, claro que aguentei, se custou, custou imenso mas o meu bebe tinha a sua frágil coluna dorsal bem em posição de nascer e sai daquele lugar para ir para a sala de partos para me começarem a provocar o parto… 
Nasceu as 21H55m do dia 11/07/1980, há 38 anos e era uma menina, conforme eu tinha sonhado duas semanas antes...
Depois de tanto sofrimento, colocaram-me a minha filha, ainda ligada a mim pelo cordão umbilical, no meu peito… coloquei as minhas mãos sobre o seu corpinho e ficamos um instante assim, bem juntinhas a acalmar-nos uma a outra… e calamo-nos as duas… 
PARABENS Minha Filha! Que sejas sempre Feliz e com Muita, Muita Saúde que é o Bem mais Precioso!
Dia de saída da  MAC                                                                                            3 Dias
                                                        Em casa - 1 semana

                    


Dia 11/07/1983
Terceiro aniversário da minha filha. 
Estava em fim de gestação e na época, começavam a aparecer as ecografias. 
Fiz a minha primeira ecografia já perto do final de gravidez. 

Não me disseram e nem eu perguntei, qual o sexo do bebe. 
Estava numa gravidez difícil. Pior do que a anterior. Tudo era diferente. Os 9 meses foram de cama, tive de estar sempre de repouso… 
A barriga tinha um formato diferente, os apetites eram diferentes... comi, durante quase toda a gestação, limões e sabão azul e branco... coisas de gravidas!
Como para a minha filha nascer, tive tantos problemas e nem sinal de parto tive, todo o parto foi provocado, na minha ingenuidade, própria da minha pouca idade, supus que desta vez ia ser tudo igual e assim iria ter tempo de fazer a festinha dos 3 anos da minha filha e depois, dai por alguns dias, tudo se resolveria na MAC, mais uma vez...
Pura ingenuidade! 
Pelas 6 Horas da manhã acordei um pouco indisposta, levantei-me, fui a casa de banho e... sinal de parto. Controlei as contrações e conseguia suportar as dores que ainda eram espaçosas.
Tratei então rapidamente da festinha da menina que dormia no seu quartinho.
Ainda consegui deixar tudo em ordem e telefonar a familiares a pedir ajuda para virem ficar a frente da festinha durante o dia, contando que tinha de ir para a maternidade.
Depois acordei o meu marido para irmos embora. Tinha a mala feita, beijei a filha e deixei no seu quarto as suas prendinhas.
O parto foi terrível, uma paragem cardíaca, fórceps, perdi muito sangue e para compensar recebi transfusões, mascara de oxigénio... mas nunca perdi os sentidos, lembro-me que o meu bebe, um rapaz, nasceu as 13H00 do dia 11/07/1983, o mesmo dia da irmã.
Era muito grande, eu não estava em condições de o ter perto de mim, estava muito fraca e cheia de fios e maquinas e levaram-no para o berçário...
Comecei a raciocinar pelas 0H00, procurei o bebe, o berço... e não havia nada, estava sozinha numa sala que se encontrava na penumbra.
Gritei! Chorei! Chamei por alguém!
Acenderam-se as luzes e apareceram enfermeiras, perguntei a chorar pelo meu bebe, queria vê-lo, não acreditei nelas que me diziam que ele estava bem e a dormir... tiveram pena de mim e trouxeram-mo para eu o ver, um bebe grande, gordinho, branquinho e todo picadinho de agulhas de tantos testes que lhe tinham feito, porque bebe grande pode ter problemas, mas felizmente não tinha nada, estava bem e de saúde e já lá vão 35 anos.
PARABENS Meu Filho! Que sejas sempre Feliz e com Muita, Muita Saúde que é o Bem mais Precioso!
Fica bem junto da tua mulher e dos meus netos!

 1º. mês






















Sem comentários:

Enviar um comentário