segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eleições Legislativais - 05/06/2011

Desculpem, desculpem a minha falta de tempo para aqui vir mais amiúde, contar alguns momentos desta nossa vidinha que levamos...
Mas vou tentar resumir as "passagens", mais importantes, deste meu quotidianozinho...
Pois bem, depois da campanha para novamente o povo eleger um 1º. ministro e respectivo governo, mais assembleia de deputados com assento no Parlamento, digamos que, suponho ter sido a mais vergonhosa campanha de todo o sempre, em que o que foi ficando nos ouvidos, foi mesmo e só, o dizerem mal uns dos outros... mas enfim... é o que se tem...
Lá fui novamente para Presidente de mesa de voto... Vá confesso! confesso que gosto da adrenalina para que tudo corra bem, que nada "descambe"... e devo aqui registar que por vezes é difícil!
Alguns eleitores que sem nenhuma , repito, sem nenhuma razão, estão prontos a "disparar" em todos os sentidos! E alguns dos delegados e dos outros membros da mesa, encontram-se também eles, igualmente prontos a esquecer o lugar que estão a desempenhar e entrar em "conflito" não só entre eles, como com esses mesmos eleitores e, já se vê, que tenho de procurar em mim a minha melhor diplomacia para controlar o melhor possível, quer uns quer outros... uff ... desgastante!
Tão desgastante que dormi todo o dia seguinte!
E lá ganhou o PSD mas também sem maioria absoluta, tendo necessidade de efectuar coligação com o CDS para ter maioria no Parlamento... vai-se ver... mas não me parece... Vão vir tempos bem difíceis... e parece-me que daqui por cerca de 2 anos, iremos ter novamente eleições legislativas... quem sabe...
Aqui ficam os resultados eleitorais, referentes apenas aos principais partidos, já que os restantes, não elegeram qualquer deputado...

Eleições Legislativas - 2011 (05/06/2011)
(Eleições de 2009 = PS - 36,55%)

PSD = 38,63% (% votos); votantes = 2,145,452; Deputados eleitos = 105
PS = 28,05% (% votos); votantes = 1,557,864; Deputados eleitos = 73
CDS = 11,74% (% votos); votantes = 652,194; Deputados eleitos = 24
CDU = 7,94% 440 (% votos); votantes = 850; Deputados eleitos = 16
BE = 5,19% (% votos); votantes = 288,076; Deputados eleitos = 8

Abstenção = 41,10% (% votos, correspondente a 3,875,022 votantes)
Nulos = 1,36% (% votos correspondente a 75,280 votantes)
Brancos = 2,67% (% votos correspondente a 148,058 votantes)

Total eleitores = 9,429,024

Total deputados eleitos = 226

Sem comentários:

Enviar um comentário