quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Para interiorizares!

Na 2ª. Feira passada, dia 16/01/2012, morreu com apenas 51 anos, João Teotónio Pereira, chefe de gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, vítima de paragem cardíaca. Há já algum tempo que andava cansado e stressado.
António Horta Osório está de volta ao Lloyds. Reiniciou funções no dia 09/01/2012. O presidente executivo do banco inglês já recuperou do esgotamento nervoso. Devido ao stress não conseguia dormir o que o levou a pedir dois meses de baixa médica.
NADA mas NADA é mais importante do que a saúde e a vida. Uma conduz a outra!
O que hoje é importante, amanhã não tem qualquer importância.
Poderia dar-te muitos outros exemplos para lá dos acima referidos, mas apenas citei os mais recentes.
Agora entrará outra pessoa para substituir João Teotónio e, daqui a pouco tempo, tudo vai continuar, e dele, só a família o chorará que é onde ele faz realmente falta.
Agora dou-te o meu próprio exemplo: já quase vivi no escritório, como bem sabes. Quase descurei a família que há época, ainda estava toda em casa. Trabalhava no escritório até tarde e depois, também já tarde, ainda continuava o trabalho em casa. O telemóvel não parava. Os mail's eram mais que muitos. Já fui responsável por um gabinete. Já fui como que “imprescindível” para o “bom funcionamento” de toda uma “área comercial”… até ao dia em que o administrador, a quem eu reportava, foi embora… tudo mudou, devagarinho, devagarinho, mas tudo mudou, e o gabinete fechou e a maneira de trabalhar também mudou. O que era importante deixou de o ser, o que não tinha interesse, até então, passou a ter… Hoje, sou apenas uma simples “assistente de direcção” e até posso afirmar que de todas as tarefas que executo, as de competência de assistente, são as que faço em menor número. Mas estou VIVA e mais disponível!
Contudo isto, quero que tenhas sempre presente na tua memória que “o que hoje está certo e é importante, amanhã está errado e nem tem importância nenhuma”!Tão importante como o ser “bom profissional” é saber dizer: NÃO! Basta! Chega! E não estou a “falar de cor”, vem nos livros. Ensinasse na “formação” que se dá aos “consultores”. Há que dizer NÃO! E esse “Não” é para ser dado a todos, independente de “galões ou patentes”. O dia tem 24 horas, mas não são todas para trabalhar! ” não existem “Urgências” que não possam esperar!Acredita, não deixam de contar contigo! Não deixam de respeitar o teu trabalho! Antes pelo contrário, aprendem a te respeitar!
E não esqueças: os outros só nos fazem aquilo que deixamos que nos façam.
BOA SORTE!
Aquele ABRAÇO!

1 comentário:

  1. :) Mami...
    E se for preciso um chapadão na cara, que venha ele! Sim?
    Abraço fooooorte!

    ResponderEliminar