sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quase Avó

Teoricamente falta 1 mês para ser avó.
Só modernices, o quanto tudo mudou... agora já se não conta a gestação por meses mas sim por semanas, deve-se comer de 2 em 2 horas para evitar a azia, enfim uma infinidade de coisas diferentes, já para não enumerar as mudanças relativas a banheira, as roupas, ao quarto...
Mas voltando ao tema principal, falta um mês para ver a minha primeira neta, isso, até se tem a previsão do dia, 11 de Fevereiro. Tenho comigo que, pelo tamanho da barriga, não sei não, se será assim... Depois se vê :)
Mas a verdade, é que estou curiosa para saber como vou reagir, como vou sentir, como vou agir... é tudo novo para mim. Nunca tinha pensado que iria algum dia ser avó. Pura e simplesmente NUNCA TINHA PENSADO NISSO! Do mesmo modo que fui apanhada de surpresa quando na igreja, no dia do casamento do meu filho, ele me disse para eu o acompanhar ao altar. NUNCA TINHA PENSADO NISSO! No meu tempo entrava-se na igreja de braço dado com os padrinhos, saiamos de casa de braço dado com os pais mas entravamos na igreja com os padrinhos. Estou habituada a ser tia. Mas avó... estou curiosa!!
A arte de ser avó, avosar, espero que esteja a altura para desempenhá-la condignamente. Espero que seja uma experiência MARAVILHOSA, não só para mim como também para o avô e principalmente para a minha neta. Apercebo-me também que vai ser uma arte DELICADA. Tão delicada como o é ser sogra. É que tenho sempre muito presente a preocupação em que nora não é filha, nora é a mulher que o meu filho escolheu para partilhar a vida e os filhos. Como tal, merece-me o maior dos respeitos e cuidado para nunca existirem mal entendidos nem situações dúbias. Nem tanto por mim, mas sobretudo, com a relação do casal. Filha é outra coisa, filha e filho cresceram dentro de mim e, como tal, tudo é esquecido e desculpado de parte a parte. Apenas conta o AMOR e o respeito dos dois lados. Nora e genro, são segundos filhos que amamos igualmente mas a quem tratamos com cuidado.
Voltemos novamente ao tema neta que está quase chegando.
Assim avosar ou a arte de ser avó, envolve profundamente emoções, sentimentos e valores, o que de mais intimo e vulnerável existe em nós. Complexo, não é? E nunca poderemos esquecer que quem dita as regras não somos nós, os avós, mas sim os nossos filhos, que são os pais, complicado? Espero que não! Bem hajam todos!



Sem comentários:

Enviar um comentário