segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Romance "Novembro"


Certamente que já muito se deve ter dito e escrito sobre o romance “Novembro” de Jaime Nogueira Pinto. O viúvo da deputada do CDS, Maria José Nogueira Pinto. Viúvo, professor universitário, escritor, investigador e muitas outras coisas, com toda a certeza.
O que dizer sobre o livro?
Tenho uma tal paixão que se torna difícil escrever sobre este romance.
São 634 páginas de um romance em que todas as páginas me prenderam e que dei comigo a lê-las devagar, bem devagar, para poder prolongar, o mais possível o seu final.
Lembro-me muito bem do PREC.
Lembro-me bem das nacionalizações, saneamentos, prisões, ocupações, reforma agrária, alfabetização…
Éramos muito atrasados. Em tudo.
Os que nasceram depois da revolução dos cravos, nem percebem.




Também me lembro bem da contra revolução. Das secções de alguns partidos que ardiam, das diversas bombas que eram postas, do 11 de Março, do 28 de Setembro, do 25 de Novembro de 1975… Enfim…
Este romance tem o poder de nos dar a conhecer o lado da contra revolução, mas duma maneira apaixonada como bem compete a um romance.
Não compartilho dos mesmos ideais. Mas isso, não invalida que tenha gostado deste romance que conta a história do PREC. Mas atenção, vista do outro lado da revolução que, felizmente para todos nós, não passou, e deixou instalar a Democracia. Mesmo com todos os seus defeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário