sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

2021 - Carlos do Carmo

O novo ano começa mal... 
A manhã clareou tímida, chuvosa... 
Talvez lágrimas do céu anunciando que Portugal e os portugueses estão mais pobres, partiu cedo, pela manhã, já no novo ano, morreu Carlos do Carmo.
A alguns será indiferente mas a outros, como eu, será tristeza e ainda a outros, como a família e amigos chegados, será dor e angustia...

Carlos do Carmo nasceu em Lisboa, a 21 de Dezembro de 1939. 
Era filho duma fadista que eu (e muitos outros) também gostava, a fadista Lucília do Carmo. Grande intérprete do fado e dona de uma casa de fados em Lisboa que Carlos do Carmo passaria a gerir.  
De entre os numerosos sucessos destaca-se o álbum “Um Homem na Cidade”, de 1977, tendo a colaboração do poeta José Carlos Ary dos Santos. 
Ao longo da sua tão longa carreira, Carlos do Carmo foi distinguido com vários galardões, entre os quais o Grammy latino de carreira (2014) e o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito (2015), concedido pela Presidência da República.
No dia em que recebeu o Grammy "Lifetime Achievement Award", Carlos do Carmo recebeu também uma homenagem da Rádio Comercial, onde 35 artistas cantam “Lisboa Menina e Moça”, conforme aqui mencionei.  
O fadista Carlos do Carmo, de 81 anos, morreu esta madrugada no hospital de Santa Maria, Paz a sua alma e que descanse em Paz.



Sem comentários:

Enviar um comentário