quinta-feira, 8 de julho de 2021

As Doce


As Doce, foram uma banda que existiu em Portugal nos anos 80.
Foram uma das primeiras "girls band" da Europa.
O grupo formou-se em Setembro de 1979 e foi composto por um quarteto feminino: 
(Fátima Padinha), Teresa Miguel, Lena (Helena) Coelho e Laura Diogo.
Com exceção de Laura Diogo, modelo e Miss Fotogenia no concurso de "Miss Portugal" de 1979, o grupo era constituído por cantoras com experiência, nomeadamente: 
# Fá e Teresa Miguel, tinham pertencido a extinta banda "Gemini";
# Lena Coelho, tinha igualmente pertencido aos "Gemini" bem como feito parte das "Cocktail", banda também já extinta, juntamente com Rita Ribeiro, Maria Viana e Ágata (Fernanda de Sousa) que substituiu nas Doce, quer Lena Coelho, durante a sua gravidez (entre Maio e Outubro de 1985), quer, mais tarde, que saiu do grupo em Outubro de 1985.
A ideia de criar uma banda de quatro mulheres surge através do compositor e cantor Tó Zé Brito.
As Doce foram sinónimo de sucesso, não só em Portugal mas também no estrangeiro.
Concorreram quatro vezes ao Festival da canção, em 1980, 1981 e 1982, ano onde se consagraram vencedoras e permitiu-lhes representar Portugal no festival de Eurovisão, em Inglaterra, com a canção "Bem Bom", e, pela última vez, em 1984.


Um dos grandes contributos para a popularidade do grupo foi a sua imagem. 
O visual era totalmente arrojado com roupas extremamente sensuais, sendo da responsabilidade do estilista José Carlos.
Outra característica foi a aposta na sensualidade do corpo feminino, tendo uma postura ousada, aliada às fascinantes coreografias em palco, o que causou grande impacto mas uma importante e grande mudança de mentalidades. 
Em Março de 1981, no Festival RTP da canção, as Doce sofreram as consequências dessa ousadia onde vestidas de odaliscas e com uma coreografia sensual, interpretaram a canção "Ali-Bábá - Um Homem das Arábias"
O grupo foi desvalorizado pelo júri do concurso e foi alvo de imensas criticas nos jornais, embora tenham ficado em 4.º lugar e a edição em single ter sido um sucesso de vendas e um dos discos mais vendidos daquele ano.



Contudo, elas, as Doce, que foram a primeira "girls band" portuguesa, muito antes do conceito ter sido criado, mostraram às miúdas dos anos 80 que era possível serem: bonitas, sexys e, ao mesmo tempo, senhoras do seu destino.
Só que num país que ainda gatinhava na Democracia, depois de quase meio século de uma ditadura, em que se ceifava quaisquer sonhos femininos que ultrapassassem as competências domésticas, os conceitos das Docenão eram muito consensuais...
Contudo, muitas das canções das Doce transformaram-se em grandes sucessos sendo ainda hoje uma referência no panorama musical. 
A canção das Doce, "Amanhã de Manhã", acompanhou a minha primeira gravidez e a minha filha mal começou a se pronunciar, tentava trautear e dançar a musica, de tantas vezes a ouvir. 
Na época, onde quer que se fosse, essa musica entoava, quer fossem lojas, transportes públicos ou simplesmente na radio a tocar em casa.



"É Demais"

Em 1985, Lena Coelho engravida e é substituída por Ágata (Fernanda de Sousa) e, no ano seguinte, decide deixar de fazer parte da banda. 
Foi o inicio do fim do grupo... 
Foi num programa de "Júlio Isidro", que oficializam a extinção do grupo.

Deixaram Saudades!

2 comentários: