domingo, 25 de julho de 2021

Otelo Saraiva de Carvalho - O "Homem da Revolução dos Cravos"

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho

                         


Hoje, desapareceu um dos principais rostos do "25 de Abril". 
Otelo Saraiva de Carvalho deve ser recordado como o "Homem da Revolução dos Cravos"

Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho, nasceu a 31 de Agosto de 1936, em Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique e, faleceu hoje, 25 de Julho de 2021, aos 84 anos, no Hospital Militar de Lisboa.

Otelo Saraiva de Carvalho foi responsável pelo setor operacional da Comissão Coordenadora e Executiva do Movimento dos Capitães de Abril, elaborando o plano de operações militares do 25 de Abril de 1974. Assim, durante três semanas, escreveu em 26 folhas A4 o plano de operações do golpe militar que derrubou quase meio século de ditadura fascista em Portugal.
Otelo Saraiva de Carvalho tinha 37 anos, era major quando dirigiu as operações, juntamente com outros militares, a partir do Posto da Pontinha, no Regimento de Engenharia n.º 1, hoje Museu, onde esteve em permanência desde o fim da tarde do dia 24 de Abril até ao dia 26 de Abril de 1974, com o nome de código "Óscar".
Otelo Saraiva de Carvalho foi o coordenador operacional da ação militar do MFA - Movimento das Forças Armadas ou Movimento dos Capitães de Abril que no dia 25 de Abril de 1974 derrubou o regime Fascista do Estado Novo, pondo fim à mais longa ditadura do Século XX, na Europa e, abrindo assim caminho à Democracia, sem derramamento  de sangue, coisa inédita no Mundo, acontecimento que foi apelidado de Revolução dos cravos.


Otelo Saraiva de Carvalho foi considerado um dos elementos mais carismáticos do MFA - Movimento das Forças Armadas ou Movimento dos Capitães de Abril. 
Sua casa foi um dos centros de onde fervilhou a luta contra o regime ditatorial que se vivia em Portugal. 
Foi Otelo Saraiva de Carvalho quem desenhou as operações militares que acabaram com o cerco ao Largo do Carmo, em Lisboa, e em que Marcelo Caetano se rendeu a António Spínola.
Otelo Saraiva de Carvalho integrou o Conselho da Revolução, e esteve no Processo Revolucionário em Curso (PREC)

Foi a posterior ligação de Otelo Saraiva de Carvalho às FP25 (Forças Populares do 25 Abril), organização terrorista de extrema-esquerda, responsável por mortes no país, que lhe deu uma história distinta de outros Capitães de Abril. 
Acabaria preso, mas sempre negando ser o seu líder. 
Pelos crimes imputados, que o levaram a estar detido por cinco anos (ainda que a condenação tenha sido para o triplo do tempo), acabou amnistiado por decisão da Assembleia da República.

Otelo Saraiva de Carvalho viveu uma bigamia, em que afirmava sentir-se bem em família, daí ter duas... 
Casou cedo, em 1960, com Maria Dina, uma colega de liceu, da qual tem dois filhos.
Mais tarde, na prisão, teve outro amor, Maria Filomena, com quem adotou uma filha.
Não foi capaz de abandonar nenhuma...
Otelo Saraiva de Carvalho assumia as suas duas mulheres, dizia que de segunda a quinta-feira vivia com Filomena e de sexta-feira a Domingo vivia com Dina.

Que descanse em Paz que para Todo o Sempre o seu nome estará gravado na História deste nosso Portugal, como: 
Otelo Saraiva de Carvalho O "Homem da Revolução dos Cravos" 

1 comentário:

  1. Interessante retrospetiva. Procorei, a partir dos factos conhecidos, extrair alguma conclusões, do que resultou a reflexão que publiquei em https://noparalelo23.blogspot.com/2021/07/otelo-1936-2021.html, a qual convido a visitar e, se assim entender, a lá comentar o que se lhe oferecer.

    ResponderEliminar