terça-feira, 27 de julho de 2021

Cantora Pink abraça a igualdade de géneros

Pink oferece-se para pagar multa de atletas Norueguesas


A cantora americana Pink ofereceu-se no passado Domingo para pagar as multas aplicadas às atletas da equipa feminina de andebol de praia da Noruega
As atletas foram sancionadas depois de terem optado por jogar com calções como os homens, em vez de biquínis.



Este acontecimento ocorreu no passado dia 17 de Julho do corrente ano, no jogo com a Espanha, em Varna, Bulgária.
A recusa de usar biquíni surgiu depois de a Noruega ter pedido autorização à Federação Europeia de Andebol para a troca de "equipamentos". No entanto, recebeu uma resposta negativa e o aviso de que qualquer quebra das regras seria punida.

As regras do andebol de praia obrigam as mulheres a usar biquínis, enquanto os homens têm de usar camisolas sem mangas e calções. O regulamento defende que os equipamentos e acessórios dos atletas: "contribuem para melhorar a sua performance, assim como mantêm coerente a imagem desportiva e atrativa do desporto."

A multa de 1.500 euros, que equivale a 150 euros por jogadora, mereceu críticas não só da Federação Norueguesa de Andebol, como também do atual ministro do desporto da Noruega, Abid Raja, que considerou  a coima aplicada, "completamente ridícula" e defendeu que as atitudes devem mudar.

Pink ofereceu-se para pagar a multa por "roupa imprópria" através de um tweet publicado este fim de semana:

"Estou muito orgulhosa da seleção feminina norueguesa de andebol de praia por protestar contra as regras sexistas em relação ao seu uniforme. (...) Ficarei feliz em pagar a multa.", escreveu a estrela pop.

No Twitter, a NHF - Federação Norueguesa de Andebol mostrou-se orgulhosa pela atitude das jogadoras e anunciou que pagará a multa: 
“... Nós, da NHF, apoiamos as nossas jogadoras. Juntos, continuaremos lutando para mudar as regras dos equipamentos, para que as jogadoras possam jogar com as roupas com as quais se sentem confortáveis...”

A equipa utilizou o Instagram para expressar a gratidão pelo apoio que tem recebido desde então.


2 comentários: