sexta-feira, 8 de março de 2013

Melhor virar Eremita

Estou desiludida com a Vida e com o Mundo!
Já não acredito em nada e em ninguém. Tornei-me numa pessoa como diz o povo: “Ver para crer, como S. Tome” (Quando Jesus morreu pregado na cruz, S. Tomé afastou-se desolado com a morte de Jesus. Assim, estando longe, não estava perto dos companheiros quando Jesus lhes apareceu ressuscitado, atravessando portas fechadas e paredes espessas, trazendo-lhes a esperança e a paz que os encheu de nova confiança e lhes confortou os corações. S. Tomé avisado pelos outros, deslumbrados pela descoberta de que Jesus, que haviam visto morrer, estava vivo, S. Tomé dá uma resposta que bem podia ser nossa, diante das coisas que não conseguimos esclarecer com nossa cabeça e nossa razão. S. Tomé diz que, se não tocar com suas próprias mãos as chagas que os pregos fizeram nas mãos de Jesus, se… se…, não acreditará. Precisa ver para crer.)
Estou desiludida com as pessoas e a sua maldade, a sua falsidade, a sua mesquinhez, as suas mentiras…! Vivemos num mundo de mentiras, falsos sentimentos, atitudes forçadas, hipocrisia. Sorrisos fingidos, amores traídos, gente pisando em gente, um ar contaminado pela inveja…
Estou desiludida e sem vontade de viver esta vida que a sociedade teima, a me obrigar a viver. Não gosto desta vida para mim nem para os meus familiares e amigos.
Tudo o que nos ensinaram em crianças é falso e nem se pode acreditar!
Não se pode acreditar nas pessoas, todos somos falsos, mentirosos, invejosos, e, por aí fora…
Não se pode acreditar na igreja, está tudo podre e, nem me refiro apenas a Católica, todas têm podres, todas! Em nome da Religião fizeram-se e fazem-se as maiores barbaridades.
Não se pode acreditar na política e nos políticos. Em nome da ideologia política, tanto á esquerda como á direita, praticam-se ilegalidades, torturas, assassinatos… Isto é transversal á Esquerda e á Direita. Os partidos da chamada esquerda Democrática fazem as mesmas coisas que a ditadura de Salazar fazia. Não acreditam? Acreditem que eu sei do que escrevo…. Claro, claro que não se pode afirmar que todas as pessoas de cada partido político praticam essas “maldadezinhas”. Tal como não creio que todas e quaisquer pessoas existentes neste mundo sejam como as que acima descrevi. Existem as excepções, lembram-se? São as tais que servem para confirmar as regras.
Quando crianças, levam-nos a idealizar um mundo perfeito, onde nada de mal nos acontecerá. Levam-nos a sonhar com o pai Natal e com o coelhinho da Páscoa.
Levam as meninas a sonhar com o príncipe encantado e que vão viver felizes para todo o sempre, num castelo que fica lá bem no final do arco-íris… mas, o tempo vai passando e, todos esses sonhos se vão desvanecendo pouco a pouco… começamos por descobrir que o pai Natal afinal, não existe mesmo, o coelhinho da Páscoa nada tem a ver com as amêndoas e ovos de chocolate…
Descobrimos que, todas as pessoas mentem o tempo todo e que, o príncipe encantando, montado num cavalo branco... não passa disso mesmo, figura de uma história para ouvidos e olhos de criança verem.
Os anos vão passando, as decepções vêm surgindo… só para termos certeza, só mesmo para acordarmos de uma vez por todas e aprendermos que, Felicidade, é na verdade, um estado de espírito e que, não podemos ser felizes o tempo todo!
Perante tudo isto e tantas outras coisas que aqui não foquei, apetecia-me virar eremita!
Era até bom, eu esquecia o Mundo e o mundo esquecia-se de mim. Era dada como desaparecida. Pior para o Gaspar, ficava com menos uns trocos…

3 comentários:

  1. Pode ser pouco mas eu estou aqui para te dar um abraço amigo...Com o tempo aprendi a não ter muita esperança no ser humano, espero sempre muito pouco, por isso o pouco que possa receber parece uma boa "recompensa" ou, melhor, troca de relações...Isso leva-me a estar mais calma e menos amarga do que quando acreditava que éramos todos boas pessoas e uns porreiros! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Acho que vais gostar de ler certos excertos deste texto do Miguel esteves Cardodo aqui http://www.citador.pt/pensar.php?op=10&refid=201107270614&author=1133 ...

    ResponderEliminar