sexta-feira, 15 de março de 2013

O gosto da Vida

Eu NUNCA trocaria a minha vida, a minha amada família, por menos cabelos brancos ou por uma barriga mais lisa!
Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim e menos crítica de mim mesma. E com mais duvidas também! Tornei-me na minha própria amiga... 
Eu não me censuro por comer bolo e doces a mais, ou até pela compra de algo que não precisava... 
Eu tenho o direito de, por vezes, parecer ser desarrumada, se isso me apetecer e, de ser extravagante de quando em vez.
Sei de algumas pessoas que deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.
Quem me vai censurar se resolvo ficar a ler ou a jogar no computador, até tarde ou se pretendo dormir até tarde?  
Eu quero aproveitar a vida, quero dançar ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70, quando me apetecer e as minhas pernas permitirem…
Eu sei que por vezes, esqueço algumas coisas. Mas, há muitas coisas na vida que devem ser esquecidas…
Eu recordo-me das coisas importantes da vida. Coisas que não devem ser esquecidas!
Claro, ao longo dos anos, o coração vai enfraquecendo. Mas como não enfraquecer se, ao longo da vida, vão-se perdendo tantos sonhos, tantas certezas, tantas pessoas, tantos, tantos, tantos... Como não enfraquecer quando uma criança sofre ou mesmo quando um animal de estimação morre ou desaparece ou, ou, ou… Mas, corações partidos, são os que nos dão força e alento para continuar. Um coração que nunca sofreu é um coração estéril e nunca conhecerá a alegria de se ser imperfeito. A Alegria e o Bem que é saber envelhecer, saber aceitar os cabelos brancos, aceitar o aparecer das rugas...
Eu sou abençoada por viver o suficiente, para ter os meus cabelos grisalhos e, ter os risos da minha juventude e, os risos dos meus filhos, gravados para sempre, em meu coração. Sou abençoada por viver o suficiente para ter conhecido o sentimento que é ser avó, assistir ao prolongamento dos meus filhos. E espero ainda ser abençoada para poder ver a minha neta crescer e poder ver mais netos nascerem.  
Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos ficarem brancos.
Conforme se envelhece, é mais fácil ser positivo. Preocupamo-nos menos com o que os outros pensam.
Eu gosto de ser idosa! A idade libertou-me. Eu gosto mais da pessoa em que me tornei. Eu estou muito mais segura do que antes. Embora, com muito mais duvidas do que antes, também.
Eu não vou viver para sempre. Mas, enquanto eu ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido ou me preocupar com o que será. Eu vou tentar fazer tudo o que me apetecer. Vou comer sobremesa todos os dias, se me apetecer. Não vou fazer mais fretes. Vou estar apenas em locais e ambientes em que me sinta bem e estar com quem eu gosto e que gosta de mim também!
Eu gosto de ser idosa!

1 comentário: