terça-feira, 1 de setembro de 2020

40ª Crónica: "Lá me aventurei a ir para a Ericeira"

PÓ DE ARROZ E JANELINHA

Crónicas de Alice Vieira e Manuela Niza
durante a quarentena da Pandemia da Covid-19

21-08-2020


E pronto, cheio de máscaras, de frascos de gel, casacos, camisolas e mantas, lá me aventurei a ir para a Ericeira. 
Depois do confinamento, depois de semanas e semanas à janela, a olhar para a rua deserta, nada melhor que ir ver o mar.
As pessoas, às vezes, dizem-me que não entendem por que gosto tanto da Ericeira, com um clima terrível, em vez de, por exemplo, gostar do sol e do mar quentinho das praias do Algarve.
Eu respondo-lhes sempre que, se quisesse água quentinha, não saía de casa e metia-me na banheira.
Mas a Ericeira e o meu amor por ela, não tem só a ver com a praia em si, mas com toda a história que ela tem. 
E jornalista é sempre jornalista, não é?

A primeira vez que aqui cheguei, foi em reportagem, em Maio de 1995. 
O meu jornal, como todos os outros, quis mandar alguém fazer uma reportagem sobre os 50 anos do fim da Grande Guerra. E já se sabe, para assuntos históricos, cá o Matias está sempre à mão.

Lembro-me que reuni com o chefe de redação e o diretor (um assunto destes era de responsabilidade…) para ver o que iríamos fazer, já que todos os jornais iam pegar no assunto.

Foi então que o meu chefe de redação murmurou :

- “Se calhar pegar na história dos judeus talvez não fosse má ideia…"

O diretor disse logo que não, agora os judeus:

- “Dos judeus vão todos falar, caramba...”

- “Mas se calhar, a história dos meus judeus ninguém conhece…” - atalhou logo o chefe.

Ficámos ambos a olhar para ele, até que ele disse que tinha nascido numa aldeia chamada Santo Isidoro, mesmo ao pé da Ericeira. E que na Ericeira havia histórias de judeus que a maior parte das pessoas não conhecia.

E pronto, lá fui eu para a Ericeira, sem saber absolutamente nada do que ia fazer. Apesar de não estarmos em tempo de praia, só tropeçava em turistas e esses abanavam a cabeça como eu.

Mas o primeiro jagoz que encontrei, (não, não estou a chamar nomes feios às pessoas, é assim que se chamam os nascidos na Ericeira, assim como os lisboetas são alfacinhas, por exemplo) esse, mal abriu a boca, contou-me logo tudo.

Assim.

A seguir ao fim da guerra, muitos países acolheram refugiados. Portugal também. Lembrava-me de ouvir a Patrícia dizer que tinha conhecido uma miúda refugiada, que vivia no Tortosendo, onde ela ia às vezes com os pais. E sabia que tinham ido para Cascais e para o Estoril.

Mas a pequena vila da Ericeira tinha acolhido não um, não cinco ou dez, ou cem, mas três mil.

Três mil judeus alemães que vieram e se instalaram nas casas das pessoas e conviveram com toda a gente.

E antes dessa vinda, já em 1940, o Cônsul Geral da Polónia em Lyon, tinha conseguido fugir e chegar à Ericeira e por cá ficar.

Os antigos donos de cafés onde eu vou agora, ainda se lembravam deles e contavam-me tudo. 

Claro que a PIDE (PVIDE nessa altura), estava de olho em todos, não podiam sair para mais longe de 8 km da Ericeira.

E uma dessas senhoras com quem então falei, contava-me que era ela que ia ter com a polícia e lhes pedia para levar alguns a Lisboa, ao cinema:

- “ Mas o que é que estas pobres almas podem fazer de mal ?” 

E às vezes lá iam.

Ao princípio a população estranhou, mulheres que entravam em cafés? Namorados que se beijavam em público e viviam juntos? Mulheres a fumar e sem meias?

Mas isso, contribuiu muito para abrir os olhos a esta população dos anos 40… 
E o convívio foi sempre bom. 
E segundo todos afirmaram, nunca nenhum deles ficou a dever nada, mesmo quando o Comité de Acolhimento tardava a dar-lhes as poucas moedas para a sua sobrevivência.

E quando finalmente puderam regressar ao seu país, um ou outro ficou por cá. 
E os que foram, convidavam as pessoas com quem tinham estado, para irem vê-los à Alemanha. 

Nunca se esqueceram.

Agora há poucos vestígios, claro. 
Uma casa com um nome alemão. 
Uma placa de azulejo com uma casa e uma rua alemã. 
A placa na Pensão Morais (que hoje já não é pensão, mas continua a chamar-se assim…) a lembrar a sua vinda.

Depois de tudo isto, digam-me lá se eu podia escolher outra praia?

Dras. Alice Vieira e Manuela Niza, Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário