sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais do mesmo ... e depois?

Já há algum tempo que não visitava este meu cantinho de eleição.

Acontece que tenho 2 boas razões para isso.

A primeira deve-se ao facto de ter dado inicio ao que, tão bem me faz, a minha nova vida de "desportista", com umas dores na coluna que nem posso :).

A segunda tem a ver com a tristeza dos tempos que vivemos...

E é a propósito disso que surge o tema de hoje, "mais do mesmo ... e depois?".

Ontem o nosso PM, Dr. Pedro Passos Coelho, anunciou as novas medidas de austeridade para o próximo ano, 2012.

Já aqui falei que gosto de ler o que Clara Ferreira Alves - Pluma Caprichosa, escreve no jornal expresso.

No Sábado passado, dia 08/10/2011, o título era:


Estamos num comboio descontrolado. A Grécia era a última estação. Já passámos ... Em Atenas a tristeza é uma coisa espessa, uma escuridão que não levanta. As famílias zangam-se, os casais separam-se, os amigos desconversam, a existência torna-se impossível quando nada funciona, quando não há dinheiro ...


O que tem uma coisa a ver com a outra? - perguntam vocês

- Tudo? Nada?

Não sei, mas eu associei... as medidas anunciadas... são tão pesadas...


"... Toda a gente tem uma teoria sobre a Grécia... Toda a gente tem uma teoria de génio, menos os gregos... Os gregos sem trabalho, sem casa, sem esperança, sem dinheiro... Agora estamos a enlouquecer..."


E nós? Como vamos estar no final de 2012? Não estaremos também todos a enlouquecer?


"... O empobrecimento dos gregos ... advém da desordem que caiu sobre o quotidiano...Toda a gente está zangada com toda a gente, toda a gente protesta, se insurge, insulta, opina..."


E nós? Também serve para nós, a desordem em que vai cair o nosso quotidiano, também nós vamos protestar... insultar... insurgir... Opinar!... E as culpas? De quem são? E o dinheiro? Onde está o dinheiro dos "ricos"?... Já cá não mora!


"... Quando nos emprestaram dinheiro ninguém quis saber se o íamos pagar. Toda a gente fingiu que não viu o que se estava a passar... a corrupção... as contas aldrabadas... toda a gente sabia..."


E nós? Todos sabiam sobre "os meninos da casa pia" (assobiamos para o lado e... óculos escuros), e o caso BPN? "... Tribunal absolve Oliveira e Loureiro no caso BPN ... Juíza considera tribunal comum incompetente para apreciar acção do BPN contra Oliveira e Costa, Dias Loureiro e outros antigos responsáveis do Grupo BPN/SLN..."


"... O pior é a tristeza. Depois da indignação e da raiva ... desce a tristeza! As famílias zangam-se, os casais separam-se, os amigos desconversam, a existência torna-se impossível quando nada funciona, quando não há dinheiro... Pessoas que viviam bem agora contam os tostões para comerem amanhã... As pessoas estão a perder as casas, a comida, as escolas dos filhos. o trabalho..."


Depois do "mais do mesmo"... depois de 2012... virá o ....

E agora?


Um Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário