quarta-feira, 2 de maio de 2012

1º. de Maio = dia do .... Pingo Doce

Antes da revolução dos cravos, em 25 de Abril de 1974, vivia Portugal em ditadura fascista. Logo, no 1º. de Maio, não se podia festejar o "Dia do trabalhador".
Após a revolução, e logo passado uma semana, foi a maior manifestação de sempre, no primeiro 1º. de Maio, em que todos foram para a rua de mãos dadas...
Volvidos 38 anos e em plena crise económica, e não só, que se vive actualmente em Portugal, pouco peso tiveram, este ano, as manifestações do 1º. de Maio.
Pode-se mesmo afirmar que o maior acontecimento se deu nos supermercados Pingo Doce. 
As imagens transmitidas pelos vários canais de televisão, foram o retrato vivo de um país que se encontra em degradação evidente. Milhares de pessoas invadiram os supermercados e, em especial, os do Pingo Doce. A confusão, os incidentes, as cenas de pancadaria, as prateleiras vazias, os saques de produtos alimentares... tudo isto, porque a Jerónimo Martins, neste dia resolveu oferecer descontos de 50% para quem fizesse compras superiores a 100 euros.
Logo no dia feriado que, costumava ser respeitado pelas grandes superfícies, Manuel Soares dos Santos, encontrou um esquema para bem assinalar o Dia do Trabalhador
Assim, muitos portugueses dedicaram o seu dia à corrida às compras. Não os condeno. Quando não há dinheiro, um desconto destes, com venda de produtos abaixo do preço de custo, quiçá, pago pelos fornecedores, faz diferença. Certo, certo, é que enquanto as pessoas lutam para comer não lutam por direitos. 
Foram imagens degradantes! O que ficará para a historia, do 1.º de Maio de 2012, em Portugal, é um povo a esbofetear-se por um desconto em comida.
Quem escolheu através do seu voto o actual Governo e o actual poder político, é quem em conjunto com eles, nos atirou para este humilhante retrato terceiro mundista.
Ficará para sempre como sendo não o 1º. de Maio, dia do trabalhador, mas sim como:
o 1º. de Maio de 2012 = dia do Pingo Doce    

2 comentários:

  1. Talvez seja uma maneira de acompanhar a descida dos salários dos portugueses!
    um dia destes talvez aconteça com a gasolina, com as consultas ou com as portagens...

    ResponderEliminar
  2. Olá cara Ângela,
    Eu sei que ainda sou um pouco ingénua em algumas coisas, o que só por si, tendo em conta a minha idade, se torna em mais um defeito, mas não, nessa não vou, já se vê :)
    O que pode vir a acontecer é no dia de Natal e Ano Novo deixar de ser da família e passar a ser igualmente do "Pingo Doce".
    Para si, um Abraço

    ResponderEliminar