quinta-feira, 26 de abril de 2012

25 de Abril de 1974 a 2012

Lembro-me como se fosse hoje. Tinha então 16 anos. Como de costume levantei-me as 6H30 para me arranjar e ir para as aulas. Quando cheguei a escola, todos falavam do golpe de estado... naquela época não havia telemóveis... nada disso... todos estávamos, alunos, empregados e professores, um pouco confusos. Não houve aulas e mandaram todos para casa. Voltei a casa e todos estavam não só confusos como receosos. Ninguém sabia de politica.
Na altura eu morava perto do Palácio dos Condes de São Martinho ou Palácio de Santa Helena ou ainda Palácio da Cruz de Santa Helena, ali perto das Oficinas gerais de fardamento, conhecido por "Casão Militar", hoje o palácio é propriedade do Grupo Lusófona e alberga actualmente a Escola Superior de Educação Almeida Garrett, mas como ia dizendo, para ter algum dinheiro, dava explicações aos meninos que viviam nesse palácio. Esses meninos também se encontravam então, no Palácio porque, igualmente os colégios encerraram. Depois do almoço estive com eles para os acalmar... Todos davam atenção aos comunicados que se iam ouvindo na rádio e depois mais tarde na televisão, sim porque não havia, como hoje existe, televisão 24 horas sobre 24 horas. Naquela época a televisão começava ás 17 horas e terminava á meia noite.
Eu não passava duma adolescente com a cabeça cheia de sonhos e fantasias, de medos e sem qualquer noção de politica... nada que se compare com as adolescentes de hoje... eu não tinha direitos, apenas obrigações. Tudo era proibido. Tudo estava vedado, principalmente às meninas... só para dar um exemplo, era proibido beijar na rua, já pensaram? Antes da revolução, Portugal era um país muito atrasado, muito cinzento! BEM HAJA O 25 DE ABRIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  






Sem comentários:

Enviar um comentário