segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Falta de cultura

Fui criada com uma grande falta de cultura.
Sem acesso a livros mas com grande vontade de ler;
Sem facilidade de meios para estudar mas com muita vontade de aprender.
Sem acesso a amor mas acreditando num mundo melhor, mais afectuoso e fraterno...
Falava-se á época que se se criassem meios de acesso, tudo ficaria mais fácil, que as gerações vindouras, tirariam proveito disso e que teriam melhores notas e seriam gerações mais cultas!
Não vou acreditar que a maioria não aproveitou. Acho até que nunca antes vimos, pessoas tão cultas como agora. Mas lamento que não sejam essas que vemos expostas.
Vem tudo isto a propósito do artigo da "Pluma Caprichosa", da revista Única do jornal Expresso, desta semana, da autoria de Clara Ferreira Alves, já anteriormente aqui falado.
Deixo aqui um pouco:
Para acabar de vez com a cultura
Clara Ferreira Alves (www.expresso.pt)
Sábado, 24 de Setembro de 2011
Eu sei que a cultura já não é o que era, deixamos que um bando de cretinos mandem em nós.
O título é de um livro do Woody Allen. Não creio que ele, ou nós, imaginássemos que quando este livro foi escrito e a palavra cultura era um bilhete de identidade, esse mundo estivesse em vias de extinção. Cresci num mundo dominado, poderia dizer, controlado pela cultura. Comíamos cinema clássico e filmes russos e alemães com sete horas (não eram uma pêra doce), papávamos Ingmar Bergman ao pequeno-almoço, e ninguém podia chegar à puberdade sem ter lido pelo menos um romance de Tolstoi e Dostoievski, de Stendhal e Flaubert.

Pois é... isto doí! Dói tomar conhecimento que mesmo, a cultura mais simples, uma parte destes jovens de hoje, não sabem e pior não querem saber...
Não há pior cego do que aquele que não pretende enxergar...
Temos hoje muitos jovens com cursos superiores, mas isso não significa que tenham cultura, muitas vezes não sabem ou já esqueceram, coisas simples como:
- Qual o ano em que se deu a revolução do 25 de Abril em Portugal;
- Qual o nome do 1º. ministro de Portugal quando se deu a revolução do 25 de Abril de 1974?
- Quem escreveu os livros "O meu pé de laranja lima", "Rosinha minha canoa", "Constantino, guardador de vacas e de sonhos"ou "Barranco de cegos"
- Quem foi António Aleixo?
-De quem é o poema:
Sei que pareço um ladrão...
Eu não tenho vistas largas

nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
Lições de Filosofia.
Uma mosca sem valor

poisa c’o a mesma alegria
na careca de um doutor
como em qualquer porcaria.
Sei que pareço um ladrão...

mas há muitos que eu conheço
que, sem parecer o que são,
são aquilo que eu pareço.
Já para não falar que Salazar foi eleito " o maior português de sempre". Bem sei, bem sei que não deverei nunca dar a minha opinião sobre programas destes, uma vez que pertenço ao grupo daqueles que nunca participam em nada. Mas que diabo, não tem nada a ver com politica, é apenas ler e saber e compreender e raciocinar e perceber e pensar!

Sem comentários:

Enviar um comentário